certificação leed    quadrado     home
 

CERTIFICAÇÃO LEED

 
 

Comitê Temático Uso Racional da Água (WE)

voltar

Comitê LEED_EB-OM 2009 Uso Racional da Água (WE)
Reunião Regionalização LEED


Data: 02/02/09
Horário: 15:00 as 17:30hs
Local: CTE


1) Abertura da Reunião

 

O Marcos Casado abriu a reunião apresentando os novos participantes do comitê (Fabio Soares da Alpina, Eduardo Lacerda da Techem, Cristiane Borges da Mizumo, Celso Bergamasco, Diretor da ANP, Maria Helena, Diretora de Maio Ambiente da ANP, Alfredo Luis da Acqua Systems ).

 

Foi passada no início da reunião uma apresentação com um resumo do trabalho do ano anterior, as metodologias aplicadas e a estrutura dos comitês, que foi concluído com a aprovação pelo USGBC da proposta brasileira de adaptação do LEED-NC v.3.0, que ocorreu após a reunião realizada em Melbourne/Austrália em Setembro/08, juntamente com outros países que também estão efetuando suas adaptações, conforme abaixo:

 

Também explicou que esta adaptação entrará em vigor no decorrer deste ano, junto com versão do LEED_NC v3.0, que esta sendo incorporada a nova plataforma de trabalho internacional, prevista para término até setembro/09 pelo USGBC.

 

Foi apresentado também os números finais de processos em certificação e profissionais LEED-AP no Brasil em 2008, com aumento de mais de 100% nos registros de projetos, chegando a 102 empreendimentos e quase o triplo do número de LEEP-AP, que passou para 36 profissionais no Brasil.

 

Apresentou a atual estrutura de trabalho dos comitê de ACV e Ponderação, com os trabalhos em desenvolvimento e o convidou aos participantes a também participarem deste comitê.

 

Também foi apresentada a atual estrutura do comitê técnico do LEED Brasil, que recebeu a solicitação de inúmeros novos participantes, que gostariam de participar das discussões de adaptação desta ferramenta ao Brasil.


No início dos trabalhos em Janeiro 2008 tínhamos aproximadamente 70 pessoas e iniciaremos o trabalho deste ano com mais de 160 participantes.

 

2) Plano Trabalho

 

Conforme relatado acima houve um aumento substancial do número de participantes nos comitês e portanto foi sugerido o plano de trabalho abaixo:

 

- Foi apresentado como foram conduzidos os trabalhos do comitê no ano passado, para continuidade neste ano.


- Foi proposta de divisão dos grupos para adaptação das categorias LEED-EB_OM v.3.0 e LEED for Home simultaneamente, devido a aumento do número de participantes já mencionados acima.


- Apresentado o cronograma de trabalho deste ano iniciando em março com previsão de término para junho, conforme apresentação anexa.


- Apresentado o check list do LEED-EB_OM versão 2009

 

3) Decisões

 

Devido as negociações que ainda não foram concluídas com o USGBC com relação a certificação LEED for Home no Brasil, inicialmente faremos a adaptação apenas da ferramenta de certificação LEED-EB_OM v.2009, neste primeiro momento.


Será adotada a mesma metodologia de trabalho do ano anterior, com a divisão dos comitês e a subdivisão dos créditos, desta forma não haverá o sobre carregamento de trabalho aos participantes.


O cronograma de trabalho também foi aceito com a realização de uma reunião final com todos os comitês para aprovação da proposta final de adaptação.

 

Também foram apontados os seguintes itens pelos vários comitês:

 

- Devido a certificação LEED ED-OM focar muito na operação e manutenção dos edifícios, foi solicitado ao coordenador do comitê convidar mais profissionais da área de facilites, que convive o dia a dia destes empreendimentos, a fazerem parte dos comitês. Portanto este convite foi efetuado e a Cushman esta indicando um participante para cada comitê, assim como também estamos convidando representantes do Santander a participarem, devido à certificação em andamento na qual estão efetuando para a nova sede.


- Foi solicitado que na certificação LEED for Home, haja o convite de empresas e profissionais focadas neste tipo de construção, para participarem desta discussão. Este convite será realizado assim que iniciarmos esta adaptação.


- Foi sugerido pelo comitê de energia, para mantermos os 6 créditos regionais propostos no ano passado, deixando ao empreendedor a possibilidade de escolha dos que melhor lhe convier para serem aplicados. Esta proposta estará sendo encaminhada ao USGBC para aprovação.

 

4) Próximos passos

 

Cada participante dos comitês técnicos deverão ler e entender o capítulo referente ao seu comitê do material anexo sobre a Certificação LEED-EB_OM v.2009, para que sejam discutidos os créditos e pré-requisitos que cada participante trabalhará na próxima reunião.

Data da próxima reunião: 24/03/09 ás 15:00hs no CTE


5) Lista de Presença

 

Marcos Casado – GBC Brasil
Danusa Nascimento – CTE
Sybille Muller – Acquabrasilis
Miguel Azevedo - Deca
Adriana Hansen – CTE
Fabio Soares – Alpina
Eduardo Lacerda – Techem
Cristiane Borges – Mizumo
Celso Bergamasco – ANP / Calux
Maria Helena – HL Paisagismo
Alfredo Luis – Acqua Systems

   REDE SOCIAL

icon-facebook - http://www.gbc.org.brcom.br icon-twitter - http://www.gbcbrasil.org.br icon-in - http://www.gbcbrasil.org.br icon-youtube - http://www.gbcbrasil.org.br

 

 
 
 
© 2014 Green Building Council Brasil. All Rights Reserved. Futon
Agência Web