• Membros
  • Cursos
  • Sobre Certificado
  • Expo-Gbc
Produtores e Distribuidores de Materiais
Santa Luzia
Contato: Vitor Favro
Site: www.industriasantaluzia.com.br
FALE COM ESTE MEMBRO GBC
DADOS DE CONTATO
* Campos de preenchimento obrigatório

*Nome:


*Email:


Telefone:


*Mensagem:


Descritivo Institucional

Com mais de 70 anos de história no mercado de molduras para decoração, a Indústria Santa Luzia é a única empresa do Brasil com capacidade de transformar grandes quantidades de resíduos plásticos em várias linhas de produtos, como rodapés, rodatetos, guarnições, rodameios, revestimentos (Ecobrick) e decks (Ecodeck), além de espelhos, molduras e porta-retratos.
Durante mais de 60 anos a empresa utilizou só madeira como matéria prima. Os últimos 13 anos foram marcados pela reciclagem. Além de conseguir mudar radicalmente as fontes de matérias primas, a Santa Luzia ampliou a linha de produtos e hoje tem um portfólio bem mais diversificado. A Santa Luzia já reciclou toneladas de resíduos de poliestireno expandido ? EPS (mais conhecido como isopor) e de poliuretano (espumas usadas em equipamentos de refrigeração).
Os rodapés passaram a ser marca registrada da Santa Luzia em grande parte porque os materiais reciclados permitem diferenciais: podem ser usados em áreas molhadas, facilitam a limpeza, são resistentes, não mofam e são imunes a cupim. Os Ecobricks, revestimentos inspirados em tijolinhos, têm propriedades térmicas e acústicas.

Certificação e EPD

Desde fevereiro de 2016, os perfis Santa Luzia feitos de EPS reciclado (conhecido como isopor) têm o selo RGMat*, a primeira certificação de sustentabilidade de materiais de construção do Brasil - criada em 2012 pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, ligada ao Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
Utilizados como rodapés, rodameios, rodatetos e guarnições, os perfis podem por isso ser contabilizados pelas construtoras na pontuação de projetos LEED, do Green Building, ou AQUA, da própria Fundação Vanzolini. O RGMat tem validade de três anos e só não cobre ainda uma pequena parte dos perfis com acabamento em ?hot stamping?.
A certificação permite que construtoras, distribuidores e consumidores em geral possam escolher os materiais mais sustentáveis com mais segurança. É uma certificação que engloba também o conceito de Selo e de Declaração Ambiental (EPD), porque traz informações importantes sobre o desempenho ambiental de materiais para edificações verdes.

Documentos Compartilhados