• Membros
  • Cursos
  • Sobre Certificado
  • Expo-Gbc

Começa terça-feira (22) o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, em Fortaleza

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email

Publicada em: 16/04/2014

Terá início na próxima terça-feira (22), o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, em Fortaleza. Serão mais de 80 conferencistas, discutindo a prática da arquitetura e urbanismo na contemporaneidade  

Após o feriado da Semana Santa, de 22 a 25 de abril, acontece o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos (XX CBA), no Centro de Eventos do Ceará. O principal evento da arquitetura e urbanismo do Brasil propõe discutir os desafios e possibilidades no exercício da profissão, com realização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Dialogando com o tema ?Identidade e diversidade profissional?, o XX CBA homenageará o arquiteto carioca Oscar Niemeyer. O público esperado é de aproximadamente dois mil congressistas de todo o País. 

Entre as atividades que compõem a programação, haverá palestras, minicursos, exposições, feira de produtos e serviços, atração cultural e lançamentos de livros. Diariamente, seis grupos temáticos contemplarão as palestras, além de cerca de cinco temas livres e palestras magnas. Tudo isso acontecerá simultaneamente em seis salões do Centro de Eventos do Ceará. 

Paralelamente ao XX CBA, ocorrerão encontros de entidades representativas da categoria, como a I Conferência do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). Também se reúnem o Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP) e a Federação Nacional de Arquitetos (FNA), além de todas as delegações do IAB. 
A pauta do XX CBA contempla, em especial, os conceitos explorados pelas atuais demandas urbanas, reivindicadas pelas mobilizações populares em redor do mundo. O Congresso abordará ainda aspectos da formação e da prática profissional, relativas ao mercado de trabalho e aos instrumentos que possam trazer mais eficácia ao desempenho da profissão. 

A solenidade de abertura será às 19h da terça-feira (22), no Salão Icapuí, localizado na ala leste do Centro de Eventos do Ceará. A mesa será composta por autoridades das entidades representativas e líderes do governo. Em seguida, haverá Palestra Magna com o presidente nacional do IAB, Sérgio Magalhães. O momento será aberto ao público.

?A expectativa é que haja uma grande interação entre arquitetos, estudantes, organizações e lideranças da sociedade. Será um momento histórico e produtivo em troca de experiências e em formulação de estratégias políticas e institucionais para a arquitetura brasileira?, fala Odilo Almeida, Presidente da Comissão Organizadora do XX CBA.


?Quem virá

Entre os conferencistas, haverá mais de 80 figuras destacadas do Brasil e do exterior. As Palestras Magnas receberão o arquiteto português Gonçalo Byrne, o chileno Germán del Sol, o arquiteto paulista Marcos Acayaba e o presidente do IAB, Sérgio Magalhães.  

Já nos grupos temáticos, serão seis eixos com palestras envolvendo assuntos específicos, a exemplo de mobilidade, espaço urbano, habitação, ética, diversidade de atuação, patrimônio cultural, projeto, dentre outros temas livres. Essas palestras contarão com figuras da arquitetura e do urbanismo que trazem experiências consolidadas e inovadoras em suas atuações pelo globo. 

Podemos destacar nomes como o de Angelo Bucci (SP), arquiteto aclamado pelas novas gerações; o colombiano Carlos Medellín, do escritório Giancarlo Mazzanti, especialistas em obras de impacto social; a professora e arquiteta Elisabete França, ex-secretária de Habitação de São Paulo; o autor do projeto da Arena Castelão (em Fortaleza), uruguaio Hector Vigliecca; Jorge Mario Jáuregui, defensor do ?urbanismo social?; o urbanista Ricardo Correa (SP), especialista em mobilidade; Otávio Zarvos (SP), que é dono de uma incorporadora Idea!Zarvos; o cearense Fausto Nilo, autor de projetos de importantes equipamentos públicos; a paisagista Rosa Kliass (SP), considerada uma das mais importantes paisagistas em atividade; e muitos outros profissionais. 

Uma mesa específica, intitulada por ?Desafios das Cidades Contemporâneas?, receberá representantes de Estado, abrindo um diálogo entre aqueles que desenham as cidades e aqueles que as administram. O grupo contará com a participação do Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; Deputado Federal Zezéu Ribeiro; o Presidente da Comissão de Urbanismo do Senado, Senador Inácio Arruda e do Líder do Governo Federal no Congresso, Senador José Pimentel. 

Minicursos

Ao todo, cinco minicursos serão ministrados ao longo dos quatro dias, sempre no horário de 12 à s 14h, iniciando as atividades diárias do XX CBA. Eles avançam em conhecimentos práticos da arquitetura e urbanismo, abordando instrumentos que tornam os projetos mais eficazes. Essas atividades terão inscrição e custo diferenciados. 

Entre eles, ?Tabela de Honorários?, orientando a precificação profissional; ?BIM - Building Information Modeling?, que aborda um modelo de software de arquitetura; ?Arquitetura sustentável?, ministrado por profissionais do Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC); ?Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade?, apresentado por representantes da Prefeitura de São Paulo e o minicurso "Simulador Eficiência Energética em Edificações - S3E", que apresenta um dispositivo capaz de apontar o grau de eficiência energética de edificações.  



ServiçoXX Congresso Brasileiro de ArquitetosQuando: De 22 a 25 de abril de 2014Onde: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 1117, Edson Queiroz, Fortaleza, CE).Informações: Preços, programação, feira e palestrantes convidados no site www.xxcba.com.brDúvidas: contato@xxcba.com.brAssessoria e credenciamento de imprensa: imprensaxxcba@gmail.com