• Membros
  • Cursos
  • Sobre Certificado
  • Expo-Gbc

Primeira loja da Volvo Certificada LEED.

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email

Publicada em: 19/06/2018

Em Florianópolis, Santa Catarina, o grupo Dimas decidiu buscar a certificação LEED para a uma de suas Lojas da Volvo, com a finalidade de buscar alto desempenho em atributos relacionados à saúde humana,  preservação ambiental e uso racional dos recursos, dando conforto e qualidade para os clientes e funcionários, preservando o meio ambiente e reduzindo o custo operacional da Loja.

Sendo assim, "Implantamos diversas práticas na loja, atendendo a diversos quesitos, obrigatórios e recomendados pela Certificadora, para a busca da Certificação LEED." Comentam os empresários Ricardo e Daniel Dimas, diretores da Dimas Automóveis e Dimas Construções, respectivamente. 

"Instalamos placas fotovoltaicas que captam a energia solar, dispositivos para a captação de águas pluviais que possibilita a redução do uso de água potável na lavagem dos carros, louças e metais economizadores de consumo de água, vagas de estacionamento reservadas a veículos verdes, e também pontos de abastecimento para veículos elétricos. Contamos ainda com bicicletários para funcionários e clientes, e vestiários." 

"Mais ainda, o sistema de ar condicionado é de alta performance, com sistema automatizado, garantindo qualidade do ar e a redução de consumo de energia. O sistema de iluminação apresenta controle que permite acionamento parcial do sistema, e para os espaços de pouca permanência (banheiros, vestiários, depósitos) e escritórios foram instalados sensores de presença. As luminárias são de baixo consumo de energia."

Neste contexto, o projeto também previu um plano de gerenciamento de resíduos da construção, em que foram destinados ao reuso ou reciclagem mais de 75% do volume de resíduos produzidos.

Nesta loja Volvo Dimas também há áreas dedicadas para coleta e armazenamento de resíduos recicláveis (papelão, papel, plástico, vidro e metais) e medidas de coleta segura.

Em resumo, o projeto todo foi pensado de uma forma sustentável, balanceando fatores econômicos, ambientais e sociais resultando na primeira cerificação LEED da América Latina para uma loja automotiva.