Referencial Casa

Com o intuito de abordar e avaliar diferentes questões de eficiência e sustentabilidade em projetos residenciais foi criado o Referencial GBC Brasil Casa.

O Referencial GBC Brasil Casa foi desenvolvido pelo Comitê Técnico do Green Building Council Brasil formado por profissionais das nossas empresas associadas, professores universitários e gestores públicos convidados, totalizando cerca de 200 voluntários. O Referencial fornece as ferramentas e conhecimento necessário para projetar, construir e operar residências e edifícios residenciais que possuem alto desempenho econômico, social e ambiental. Buscamos fomentar a transformação do setor da construção residencial em direção à sustentabilidade através da educação e disseminação das práticas de construção sustentável.   


Objetivos

Capacitação e qualificação profissional por meio da retomada de conceitos de arquitetura sustentável, facilmente aplicada a projetos e obras.

Disseminar os conceitos de sustentabilidade para o mercado da construção civil residencial e para toda a população brasileira, para que possuam posicionamento e visões mais críticas e objetivas sobre o tema.

Construir casas com melhor desempenho energético, consumos eficientes, maior conforto térmico, ambientes internos saudáveis, que reduzem o impacto no meio ambiente utilizando menos recursos naturais e evitando o desperdício, acabar com a ineficiência de sistemas obsoletos e melhorar o planejamento das construções de forma a reduzir a perda financeira.

Fomentar incentivos fiscais e políticas públicas para a construção de residenciais sustentáveis, que atendam a todos os padrões de construção, incluindo politicas nos diversos âmbitos de governo.

Elevar o padrão técnico do mercado residencial, tanto para profissionais, quanto para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias sustentáveis, incentivando a pesquisa nesta área.

Combater a informalidade do mercado da construção civil sustentável Brasileira, formalizando contratações de operários, garantindo obras de melhor qualidade e com menor risco.



Dimensões Avaliadas:

 

Implantação
25



Uso Racional da Água
12



Energia e Atmosfera
28



Materiais e Recursos
15



Qualidade Ambiental Interna
15



Requisitos Sociais
3



Inovação e Projeto
10



Créditos Regionais
2







Conheça aqui os projetos pilotos