fbpx

15 Sessões Educacionais com Apresentação de Cases Imperdíveis

Publicado em 27 . 07 . 2016

Apresentação-de-Cases
A 7° edição do Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo esta chegando! O evento é um excelente local para compartilhar experiências, aumentar o benchmarking e conectar-se com influentes personalidades do setor de construção sustentável mundial.
Por meio da plataforma de transformação de mercado, “Call for Proposal”, compartilhada com a Greenbuild – maior evento do mundo em construção sustentável – profissionais renomados se candidataram à palestrar na Conferência do GBC Brasil. Após a inscrição, cada Sessão foi revisada 6 vezes além de ser submetida à duas fases de Revisão, por cerca de 80 profissionais – 62 na primeira fase e 20 na segunda fase – que aprovam “apenas” 48 Sessões Educacionais que serão apresentadas durante os dias 09 a 11 de agosto.
Com tantas palestras interessantes para você ver, separamos 17 que apresentarão cases certificados:
 
1: Eficiência Energética nas Novas Edificações do Grupo Saint-Gobain
Sessão-1---A04
O objetivo da apresentação da Andressa Silveira Baldi, R&D Lab Coordinator at Saint-Gobain, do Marcelo Martins Meira, R&D Engineer at Saint-Gobain, e do Rodrigo Luis Campanhã, Engenheiro Mecânico do grupo Saint-Gobain, é de explicar as diretrizes do Programa CARE4 e do Programa Multi-Comfort. Em seguida, serão dados como exemplos dois projetos recentes no Brasil: o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Saint Gobain em Capivari, São Paulo, que, além de seguir as diretrizes do CARE4 e do Multi-Comfort, também será um empreendimento com certificação LEED; e os prédios administrativos da mais nova planta da Brasilit, em Seropédica, no Rio de Janeiro.
 
2: WOOD SEMINAR: Aplicações de Madeira na Arquitetura e no Design
Sessão-2---B01
Hélio Olga de Souza Jr, fundador da Ita Construtora, Paula SertórioVictor Paixão, da PAX.ARQ, mostrarão aos profissionais da construção civil como a madeira pode ser um excelente material de construção, pois além de ser versátil e possuir diversas aplicações, promove a exploração de nossas florestas de forma sustentável, em prol de sua conservação.
 
3: Caso de sucesso do Grupo Pão de Açúcar: Eficiência energética em Hipermercado
Sessão-3---B04
Cintia Sanches, Sales Manager at Honeywell, e Pierre-Yves Mourgue, General Manager at GreenYellow Brasil, apresentarão a solução de automação para Hipermercado que resultou em uma mensurável e rápida redução no custo de energia elétrica, mantendo o conforto e experiência do consumidor.
 
4: Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono no Brasil
Sessão-4---D02
Na apresentação de Maria Carolina Fujihara, coordenadora Técnica do GBC Brasil, Igor Albuquerque, Climate Change Manager at ICLEI, Maurício Guerra, secretário executivo de Sustentabilidade, e Roberto Strumpf, Founding Partner at PangeaCapital, será apresentado sobre o projeto URBAN LEDS, o caso de Recife e o caso do Parque da Cidade, um bairro em São Paulo que utilizou a metodologia GPC – Global Protocol for Community – Scale Greenhouse Gas Emission Inventories, que foi desenvolvida pelo GHG Protocol (maior ferramenta internacional de avaliação de emissões), criada para medir, reduzir e controlar as emissões de GEE de cidades no mundo todo.
 
5: Redução do consumo de água em hospital e Logística Reversa de louça sanitária
Sessão-5---E03
O foco da apresentação do Osvaldo Oliveira Junior, Coordenador da Engenharia de Aplicação da Deca, será a implementação do Programa para Conservação da Água, Deca|PROÁGUA, em um bloco do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo a redução do consumo de água deste edifício, através da troca de produtos hidráulicos antigos por outros novos economizadores, assim como pela adequação de sistemas hidráulicos e de serviços associados ao tema. Como complemento à ação, as louças sanitárias (especificamente as bacias sanitárias antigas) retiradas do edifício foram separadas, desmontadas e encaminhadas a uma unidade fabril da Deca em Jundiaí, para que passagem por processo de moagem, possibilitando a reutilização deste material no próprio processo produtivo da unidade, como a venda para outras empresas que possam também utilizar este material em sua produção.
 
6: Planejamento Urbano integrado no Nordeste – Case LEED ND Reserva Camará
Sessão-6---F04
Felipe Coelho, Gestor de Sustentabilidade da Reserva Camará e Serapião B. Neto, Diretor do SINDUSCON/PE, Diretor-presidente da Incorporadora Reserva Camará, irão apresentar a Reserva Camará – Complexo Multiuso, que é um projeto inovador, associado a 48 conceitos de sustentabilidade, que prioriza a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas, concebido para ser um exemplo de empreendimento integralmente sustentável em todas as suas etapas: Desmonte das atuais edificações; Construções dos novos projetos; e Operação dos equipamentos.
 
7: Retorno Financeiro Vs. Produtividade – Primeiro Case WELL do Brasil
Sessão-7---G01
Luiza Junqueira, Founding Partner at StraubJunqueira, Eduardo Straub, Diretor da StraubJunqueira, Marcos Bensousan, Presidente na SETRI Consultoria em Sustentabilidade, e Megan Sparks, Program Manager at U.S. Green Building Council, farão a apresentação do primeiro case de Certificação WELL no Brasil. Um escritório existente de 50m2 que passou por profundas adequações físicas e comportamentais, visando elevar o bem-estar, produtividade, qualidade de vida e saúde dos usuários através de melhorias no ambiente de trabalho. Além disso, serão apresentados o valor do investimento vs. retorno financeiro, as facilidades, dificuldades e barreiras encontradas na aplicação do processo bem como lições aprendidas e visão da aderência da Certificação ao mercado nacional. Contaremos com a participação do proprietário expondo suas opiniões a respeito dos temas abordados.
 
8: Primeiros resultados da pesquisa: saúde e bem-estar em edifícios e espaços corporativos
Sessão-8---I03
Maíra Macedo, Coordenadora de relações institucionais e governamentais no Green Building Council Brasil, José Modica, Manager at Transpetro, e Eleonora Zioni, Owner at Asclepio Consultoria, apresentarão a métrica física realizada através de medições “in loco” dos sistemas e equipamentos, dentre eles: conforto térmico, qualidade do ar-condicionado, taxa de ventilação, umidade relativa, temperatura e velocidade do ar, iluminação, ruídos odor. Dentro de cada uma das categorias foram realizadas perguntas aos ocupantes com a finalidade de averiguar o seu grau de satisfação com a categoria em questão. Na apresentação dos resultados, os autores comprovarão a relação do ambiente do escritório com as métricas físicas através de análises e comparações dos aspectos citados orientados ao conceito de bem-estar pessoal e psicológico.
 
9: O primeiro Edifício certificado na Construção, Ocupação e Operação
Sessão-9---I04
Wagner Oliveira, Gerente de Sistemas Prediais, Uso e Operação Sustentável e Eficiência Energética da unidade de sustentabilidade do CTE, Leandro Alves, Coordenador de Engenharia e Manutenção na Qualicorp, e Omar Maksoud Filho, proprietário da Omar Maksoud, apresentarão o estudo de custos da implementação das estratégias de sustentabilidade realizado com a expertise da construtora em parceria com consultoria do CTE, que auxiliou na tomada de decisão e definição pela certificação. Através de um case real como este, pretende-se trazer ao espectador mais de 6 anos de experiência na implementação de estratégias de sustentabilidade em um único edifício, apresentando desde a visão do cliente final, do construtor e da consultoria de sustentabilidade.
 
12: ACV para Edificação – Estudo de Caso Loja Riachuelo Ipanema
Sessão-11---J04
Cinthia Kawano, Coordenadora de Projetos Sustentáveis na empresa Sustentech, Pamella Kahn, Coordenadora de projetos sustentáveis na empresa Sustentech, e Karine Ferro, Arquiteta Sênior na Lojas Riachuelo S/A, apresentarão a ACV da edificação, que consiste no estudo completo dos impactos gerados em todo o ciclo de vida de uma edificação. A análise engloba desde a extração dos materiais que serão utilizados no edifício até o fim da vida útil do mesmo (demolição). Foi desenvolvido um estudo de caso com o edifício da loja Riachuelo Ipanema, primeira loja a buscar a certificação LEED da rede. Para tal, foi utilizada a ferramenta eTool (software de uma empresa australiana utilizado em projetos de diversos países). Serão destacados os benefícios da ACV em edifícios e a importância da análise durante a fase de projeto.
 
13: Interface e Diretrizes Projetuais do LEED ND
Sessão-12---K01
Renato Conde, Diretor da Perkins+Will, apresentará exemplos práticos de razões de sustentabilidade em construções de alto nível e espaços abertos ao longo de estratégias definidas durante a fase de planejamento mestre para esforços de desenvolvimento e retrofit. Os exemplos incluem os Planos Mestre QSTP e QRDC, em Doha, Badrah Community e City Walk, em Dubai, entre outros, EUA e Brasil.
 
15: Primeiras lojas certificadas LEED PLATINUM no Brasil
Sessão-13---K02
O objetivo da palestra de André Belloni, Diretor técnico e sócio da Petinelli, e Leandro Fischer, Engenheiro na Petinelli, é desafiar o statu quo demonstrando que não só é possível construir uma loja sustentável, como pode-se alcançar o máximo desempenho medido por um sistema de certificação internacional como o LEED. Para isso, serão apresentados dois estudos de caso de lojas no Brasil que obtiveram a certificação LEED Platinum, sendo uma delas detentora da maior pontuação no país.
 
16: Museu do Amanhã – desafios da sustentabilidade em um projeto de alta complexidade
Sessão-14---K04
Através da sessão de Rosana Correa, Sócia diretora da Casa do Futuro, o público poderá identificar os pontos de atenção, as estratégias de gerenciamento de um processo tão complexo, as soluções encontradas aos mais diversos problemas e os riscos do pioneirismo de algumas soluções implementadas. Agora que o Museu entra no momento de operação, serão expostos os maiores riscos e cuidados para que não haja comprometimento dos resultados de performance planejados.
 
17: Planetário Sustentável: Estratégia de Baixo Carbono e o PBE Edifica
Sessão-15---L02
Na palestra de Myrthes Marcele Santos, Arquiteta e Urbanista na Equalize Consultoria Técnica, Carlos Augusto Góes, Arquiteto da Fundação Planetário, e Antonio Raad, Engenheiro na Light Sesa, será apresentada a estratégia de baixo carbono incluída no Plano Estratégico 2013-2022 da Fundação Planetário (RJ). Em seguida, irá se mostrar os passos dados pela administração para implementar as ações de eficiência energética, que contou com o apoio financeiro do PEE da Aneel/Light e os trabalhos da Cooperação Brasil-Alemanha, por meio da GIZ, e descrever em detalhes como foi efetuada a significativa modernização do sistema de ar condicionado e a implementação de ações educacionais, tendo como fatores chaves a implementação de um sistema fotovoltaico inovador e a exposição “Sala do Sol”. Para finalizar, também será mostrado o significado da classificação Nível A obtido na Etiqueta PBE 50 Edifica Inmetro-Procel para o Planetário, apresentando a expertise que foi utilizada para ajustar as características de uma edificação existente e seu sistema de iluminação à necessidade de se tomar medidas viáveis técnica e economicamente para se atingir a máxima eficiência energética almejada.
 
casaUma das novidades do Greenbuilding Brasil 2016 será o Espaço Conceito GBC Brasil Casa, que consiste em uma exposição demonstrativa e educacional dos conceitos de sustentabilidade presentes nas certificações Referencial GBC Brasil Casa e LEED. Trata-se de um showroom de inovação à disposição de todos os visitantes.
Saiba mais clicando aqui
 
 
 
 
 
Inscreva-se-Evento
 
Sessões-Edu---Botão-BlogVisitação---botão-blog

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.