fbpx

Dia do Meio Ambiente: setor da construção demanda redução de emissões e resíduos

Publicado em 30 . 05 . 2018


Além de ser um dos setores que mais consomem recursos, a construção civil é também campeã em geração de resíduos. É um tema que deve chamar a atenção porque, só no Brasil, estima-se que, até 2022, serão necessárias 23 milhões de novas moradias, conforme estudo publicado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção.
Tecnologias que permitem a industrialização da construção trazem como grande contribuição, além da produtividade, a redução significativa dos resíduos no canteiro de obras. É o caso dos sistemas construtivos isotérmicos em painéis sanduíche de poliuretano. É um sistema que se adequa a vários tipos de projetos com as peças encomendadas nas medidas exatas, garantindo baixa geração de resíduos. A taxa de desperdício do material é de apenas 0,5%, o que representa oito vezes menos perdas do que o sistema tradicional. O material é utilizado em grandes empreendimentos, como galpões industriais e alojamentos de grandes obras, mas pode ser aplicado também em construções de conjuntos habitacionais. A economia de recursos também é relevante, já que não é necessária água em nenhuma etapa do processo produtivo, desde a fábrica até a instalação no local da obra.
Além das novas construções, os projetos de restaurações e reparos também demandam por produtos modernos e sustentáveis. Espumas expansivas aplicadas in loco em forma de spray, que oferecem isolamento térmico superior, também garantem proteção ambiental, atendendo a demanda por métodos de construção rápidos, simples, econômicos e sustentáveis. A inovação da indústria nesse sentido está na substituição de hidrofluorcarbonetos (HFCs), que são convencionalmente utilizados como agentes de expansão em espumas, por alternativas mais ecológicas. Elas atendem à regulamentação da União Européia, que busca um corte de dois terços nas emissões dos gases fluorados, que apresentam alto potencial para aquecimento global, até 2030.
A indústria tem a demanda de desenvolver continuamente novos produtos que reduzam os resíduos, permitam diminuição nas emissões de gases de efeito estufa e o uso sustentável dos recursos.

Eliandro Barbosa Felipe, engenheiro e gerente de Materiais de Performance para os segmentos de Construção Civil e Industrial da BASF América do Sul.

 

Quer saber mais sobre tecnologias para Construção Sustentável, visite a CasaE da BASF

 

Conheça a BASF

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.