fbpx

7 vantagens dos prédios verdes para a sociedade e meio ambiente

Publicado em 28 . 01 . 2021

De forma geral, o setor da construção civil impacta o meio ambiente tanto no consumo de recursos naturais e na modificação da paisagem como na geração de resíduos. Por essa razão, são diversas as vantagens dos prédios verdes, não só para a sustentabilidade, mas também para a sociedade.

Estudos acadêmicos estimam que a cadeia produtiva da construção civil seja responsável pelo consumo de cerca de 50% de todos os recursos naturais disponíveis, renováveis e não renováveis. No Brasil, os resíduos deste ramo são responsáveis por mais da metade do volume de resíduos sólidos gerados em meio urbano.

Para diminuir a criação de resíduos, assim como o consumo de recursos naturais, foram criadas estratégias para desenvolver o mercado da construção em direção à sustentabilidade. O GBC Brasil, por exemplo, tem suas atividades focadas no desenvolvimento e na promoção de diferentes sistemas de certificações ambientais, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de green buildings focadas no trinômio da sustentabilidade: ambiental, econômico e social.

 

Quais as vantagens dos prédios verdes?

Com o conhecimento e o direcionamento das certificações ambientais para embasar os projetos, as construções têm uma redução do consumo e dos custos de matérias-primas. Isso porque, dentre diversas estratégias, sugere um melhor aproveitamento dos recursos, prevenindo o desperdício e incentivando o reuso e utilização de materiais que se preocupem com a sustentabilidade desde sua extração até seu descarte.

As vantagens dos prédios verdes não se encerram por aí. Por terem regras bastante claras a serem seguidas, as obras também são mais ágeis, com o atendimento de todos os prazos e recursos, e há uma redução na produção de resíduos sólidos e seu descarte correto, não só na construção, mas ao longo de sua existência.

Há também a necessidade de reduzir os gastos energéticos com iluminação e climatização. Projetos apropriados permitem que os ambientes sejam mais agradáveis e atraentes, além de serem sustentáveis. Além disso, também se preocupam com a redução e facilidade da operação e manutenção do empreendimento considerando todo seu ciclo de vida.

E para quem ainda duvida do impacto econômico destes empreendimentos, o estudo HEALTHfx, feito por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, aponta que os prédios verdes geraram US$ 6 bilhões em benefícios combinados para a saúde e o clima ao longo de 16 anos.

Considerando aspectos econômicos, há estudos que mostram (como este da FGV) a valorização deste tipo de empreendimentos em comparação com empreendimentos padrão e taxas de vacância até 7% menores.

 

Como ter uma construção comprovadamente sustentável?

Atualmente existem diversas ferramentas para medir o desempenho ambiental de uma edificação. Dentre as principais estão o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), GBC Casa, GBC Condomínio, GBC Zero Energy, além do selo Procel PBE Edifica e do Selo Casa Azul da Caixa.

Caso a sua empresa tenha interesse em se engajar neste mercado, pode obter uma certificação ambiental para sua sede, apoiar a causa tornando-se Membro do GBC Brasil ou capacitar seus profissionais para criar e planejar edifícios com essas características.

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.