fbpx

A importância da água nas edificações de assistência à saúde

Publicado em 08 . 06 . 2015

por Eleonora Zioni, LEED AP BD+C, DGNB Consultant, Consultoria do GBC Brasil Casa, Professora de LEED for Healthcare no GBC Brasil e Diretora Executiva da Asclépio Consultoria, empresa Membro do GBC Brasil
Hospitais
 
A crise hídrica que está ocorrendo no Brasil tem sido amplamente comentada no último ano, mas não se iniciou há pouco tempo. Vários fatores colaboraram para agravar a situação como a urbanização acelerada, o desperdício, as ligações clandestinas, a falta de planejamento e festão consciente, além do fator ambiental principal da escassez no volume de chuvas e os efeitos do Aquecimento global.
Há décadas estudos comprovam que o Aquecimento global afeta irregularmente o regime de chuvas produzindo secas e enchentes mais graves e frequentes, tende a aumentar a frequência e a intensidade de ciclones tropicais e outros eventos meteorológicos extremos como as ondas de calor e de frio que nós temos vivenciado.
Água é um elemento básico para a nossa vida e nossa saúde. A preocupação de todos os Edifícios de Assistência à Saúde, EAS, como hospitais, clínicas e postos de saúde envolve as condições sanitárias de atendimento dos pacientes, higienização das instalações e essencialmente a não contaminação através da água. Afinal, Hipócrates, já dizia no século V a.C que o atendimento aos pacientes deve “primeiro não causar dano”. Os efeitos da crise repercutem não apenas na esfera econômica, mas inclusive na ambiental e social, por consequência exigem superação das diversas instituições de saúde.
Os hospitais são grandes consumidores de água e energia já que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias no ano! Inserido dentro de um contexto de otimização na utilização destes recursos essenciais, a ferramenta de certificação LEED for Healthcare, específica para a área da Saúde, torna-se um grande aliado.
A utilização de louças e metais economizadores de água e reaproveitamento de água de chuva são algumas possibilidades a serem implantadas em edificações que almejam a certificação e diminuem a demanda total de consumo hídrico. Entrentando existem opções de sinergias entre os sistemas de infraestrutura hispitalar que nons profissionais qualificados podem colaborar durante um processo de planejamento integrado dos recursos físicos.
Alinhado com estes conceitos, o Hospital Israelita Albert Einstein recebeu a certificação LEED em 2010 para a unidade Morumbi e em 2012 para a unidade Perdizes.
Em momentos de crise, devemos pensar além de soluções para os problemas imediatos. Um bom planejamento requer implantação de medidas permanentes e que tenham longa duração, compatível com a tecnologia ou material utilizado.
Conheça mais sobre o LEED Healthcare, para a Saúde, os benefícios são maiores ainda!
 
Saiba mais sobre o LEED Healtchare, clicando aqui.
 
Botão-Blog

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.