fbpx

A Indústria 4.0 na Sustentabilidade Ambiental de Edificações

Publicado em 16 . 01 . 2019

Natalia Nakamura Barros |  UNICAMP

 

Resumo da Palestra

 

O Relatório Global de Riscos colocou os problemas ambientais no topo da lista dos problemas que a humanidade terá que enfrentar nos próximos 10 anos. É necessário que nos conscientizemos do nosso papel em relação à redução dos impactos ambientais de edificações.

Entretanto, existem diversos problemas neste processo, como: dificuldade na escolha de materiais sustentáveis, dificuldade e demora na coleta e análise de dados. As novas tecnologias da Indústria 4.0, como o BIM, Internet das Coisas e Aprendizado de Máquinas, podem auxiliar neste processo.

A Modelagem de Informação da Construção (BIM) é a expressão atual da inovação da indústria de construção. Mas não é apenas um software, é um conjunto de tecnologia, processo e política.

Em um processo tradicional, a equipe de projeto desenvolve todo o projeto e só depois encaminha para a análise ambiental. Neste processo tradicional, temos dois problemas: primeiro a equipe de projeto demora para receber um feedback da avaliação ambiental, e segundo, é que nem sempre o projeto enviado para o especialista contém todas as informações necessárias para fazer a análise ambiental. Deste modo, BIM pode auxiliar tanto na coleta de dados para a análise ambiental, quanto, incentivar a colaboração entre todos os agentes envolvidos no projeto, desde as etapas iniciais, facilitando assim a tomada de decisão dos projetistas.

A Internet das Coisas consiste em uma plataforma global no qual entidades físicas e digitais são vinculadas. Ou seja, é um ambiente onde todas as “coisas” são interconectadas. A Internet das Coisas pode auxiliar na coleta de dados precisa e em tempo-real. Isso pode auxiliar, por exemplo, o gerente de facilities da edificação, que precise fazer uma análise energética do uso da edificação. Sensores podem ser instalados e os dados podem ser transmitidos em tempo-real. Isto pode auxiliar também o analista, que necessita de dados precisos para fazer a avaliação ambiental da edificação.

O objetivo da inteligência artificial é resolver problemas do mundo real. Para atingir este objetivo, técnicas de análise de Aprendizado de Máquinas são utilizadas nos dados coletados por IoT, para descobrir padrões latentes e derivar insights úteis a partir deles.

Com isso, é possível analisar uma grande quantidade de dados (Big Data), como os dados ambientais coletados, de forma rápida e eficiente, auxiliando na tomada de decisão.

Deste modo, as novas tecnologias da Indústria 4.0 podem auxiliar a tomada de decisão, a coleta e cálculo dos impactos ambientais de edificações de forma precisa e rápida.

 

GARANTA SUA VAGA

 

 

 

O que procura?

Seja um membro