fbpx

Avaliação do Ciclo de Vida no Ambiente Construído

Publicado em 16 . 01 . 2019

Joana Giugliani, Gaius | Arquitetura Viva e Life

 

Resumo da Palestra 

Em meio a um contexto em que políticas globais incentivam metas para a redução de impactos ambientais, empresas e profissionais são impulsionados a buscarem um novo posicionamento rumo ao desenvolvimento sustentável. Neste cenário, o setor das edificações tem enfrentado grandes desafios com relação à sua massiva emissão de poluentes atmosféricos e grande consumo de recursos naturais e energéticos. Assim, imerge uma necessidade de ferramentas de apoio a tomada de decisão por sistemas menos impactantes. Neste contexto, a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV),destaca-se como uma ferramenta aliada na construção de edifícios sustentáveis. A partirde uma abordagem que considera todos os impactos ambientais potenciais, o que inclui aentrada de recursos e a saída de resíduos e emissões ao longo ao longo das fases do ciclode vida do edifício, a ACV fornece uma avaliação ambiental precisa à projetistas etomadores de decisão.
Atualmente, certificações ambientais para edifícios, como o sistema LEED, a certificação AQUA-HQE, entre outras, incentivam o uso da ACV como apoio de projeto para a redução dos impactos da construção. Além disso, as mesmas certificações valorizam o uso de produtos com Declaração Ambiental de Produto (DAP), as quais atestam o desempenho ambiental de um material a partir da ACV. A associação da ACV com as certificaçõesapresenta-se como uma oportunidade, pois consumidores valorizam produtos, incluindo os edifícios, que declarem responsabilidade ambiental e social.
Logo, arquitetos, engenheiros e outros especialistas envolvidos em projetos necessitam conhecer o método, visualizando os benefícios atrelados à elaboração de um estudo de ACV. Desta forma, conseguirão, ainda na fase conceitual, utilizar a ACV como ferramenta de projeto, com vistas a incorporar práticas mais sustentáveis à construção civil. Recentemente, iniciativas vem demostrando que a ACV é fundamental em processos de inovação, mais precisamente nos de ecoinovação. Ainda, diretamente associada ao conceito de ACV, a Economia Circular (EC) sugere manter os materiais disponíveis em vez de descartá-los, fechando, assim, o seu ciclo dentro do ciclo de vida do produto, a fim de reduzir o consumo de recursos e a demanda de energia.
Portanto, nesta palestra, os conceito da ACV serão abordados, do amplo ao específico, no contexto do ambiente construído a partir de exemplos práticos. Ainda, será comunicado como incluir estudos de ACV em processos de certificação, como o LEED e o AQUA-HQE.
Por fim, abordará a relação da ACV com os princípios da Economia Circular e apresentará Estudos de Caso.

 

GARANTA SUA VAGA

 

 

 

O que procura?

Seja um membro