fbpx

Barigui Business Center conquista certificação LEED Platinum em Curitiba

Publicado em 11 . 09 . 2019

Exemplo máximo de construção sustentável, empreendimento corporativo tem telhado verde, painéis fotovoltaicos e estima economizar 73,15% de água potável.

 

Idealizado para ser reconhecido como um dos empreendimentos corporativos mais promissores de Curitiba, o Barigui Business Center (BBC), assinado pela Invescon, acaba de concluir o processo de certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), com reconhecimento na categoria máxima, a Platinum, que certifica a sustentabilidade do edifício e propaga a visão sobre o desempenho ao longo do ciclo de vida do mesmo.

Localizado na Rua Mário Tourinho, 1.746, o empreendimento construído pela TEICH, construtora do Grupo Laguna – que já conta com vasta experiência nesse tipo de empreendimento – foi desenvolvido para locação e conta com 16 pavimentos com infraestrutura de piso elevado, a maior laje da região, 600 metros quadrados e 115 vagas de estacionamento rotativas. De acordo com Luís Napoleão, CEO da Invescon, o BBC foi pensando para ter um baixo custo condominial e de manutenção, agregando assim maior retorno aos investidores e inquilinos.

Entre as características visíveis de sustentabilidade, destaque para a instalação de um telhado verde, o bicicletário para os ocupantes, vagas preferenciais para veículos eficientes e aproveitamento da iluminação natural. “Suas especificações foram projetadas para um desempenho energético superior, especialmente no tocante ao uso de ar condicionado, mas também desde a proteção de fachadas críticas até a área de vidro”, detalha o empresário. Para se ter uma ideia sobre a eficiência energética do empreendimento, a economia de energia do BBC, comparada ao padrão de referência do LEED é de 34,4%. Já os painéis fotovoltaicos geram 10307,22 kw.h/ano, número que representa 5% do consumo de energia das áreas comuns do edifício.

 

Materiais empregados no BBC

Segundo o engenheiro ambiental João Vitor Gallo, do escritório Petinelli, validado pelo Green Building Council (GBC) – organização não governamental com sede nos Estados Unidos – para acreditar empreendimentos ambientalmente corretos, o Barigui Business Center implementou ao longo da obra planos de controle da poluição, erosão, sedimentação de corpos hídricos e gerenciamento dos resíduos. “Todos os resíduos gerados durante a obra foram separados e alocados na central de resíduos e destinados à reciclagem e reuso. Cerca de 98% dos materiais foram desviados de aterros sanitários”, destaca Gallo. Ainda neste quesito, 11,53% dos materiais incorporados no edifício possuem conteúdo reciclado e 21,11% possuem conteúdo regional extraídos e manufaturados dentro de um raio de 800km da obra. Além desse cuidado, 63,57% de toda madeira permanentemente instalada no BBC possui certificado Forest Stewardship Council (FSC), que garante o corte correto e o manejo florestal. Por fim, todas as tintas e adesivos utilizados possuem baixo Composto Orgânico Volátil (COV).

 

Eficiência no uso de água

Escolhidos além da estética, priorizando a funcionalidade e a sustentabilidade, todos os metais e louças instalados nos banheiros do BBC possuem baixa vazão de água e fechamento automático. “Taticamente, água de chuva e águas cinzas (provenientes das torneiras e chuveiros) são tratadas e reutilizadas para as descargas dos vasos sanitários e mictórios”, explica o engenheiro ambiental. Por fim, a economia global de água potável do BBC, quando comparado ao padrão de referência do LEED, é de 73.15%.

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.