fbpx

Benefícios financeiros de imóveis comerciais certificados em Joinville/SC

Publicado em 11 . 01 . 2020

O presente estudo investiga o valor de locação de salas comerciais em Joinville/SC e o compara, na estimativa média, aos imóveis certificados com selo de sustentabilidade e os não certificados.

O desenvolvimento sustentável é assunto atual e extremamente importante no fomento de construções inovadoras, tornando-se relevante conhecer como o mercado imobiliário está a regular os preços de acordo com essa nova demanda juntamente às suas características e fatores intrínsecos conhecidos. Através de uma pesquisa de mercado em anúncios de imobiliárias da cidade e contato com corretores de imóveis, foram utilizados 36 dados de locação de salas comerciais. Utilizou-se o programa de avaliação imobiliária TS-Sisreg para simular o melhor modelo de regressão múltipla linear e verificar quanto aos limites definidos pela norma da ABNT NBR 14.653-2 – Avaliação de bens. Parte 2: Imóveis urbanos. As variáveis analisadas no modelo foram: (1) Área privativa coberta, (2) Elevador, (3) Certificado Sustentável, (4) Localização e (5) Idade. Assim foi possível encontrar um modelo estatístico adequado com informações relevantes para análise.

Conclui-se que, dentro da atual amostra, as salas comerciais para locação em Joinville/SC que contém certificação sustentável apresentam, em média, o incremento de 19,59% na formação de valor em comparação aos imóveis convencionais.

 

Baixe o estudo completo aqui.

 


SAKATA, Thiago G.

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.