fbpx

Campanha global para monitoramento da qualidade do ar

Publicado em 03 . 03 . 2020

Com o objetivo de incentivar a coleta de dados da qualidade do ar, o World Green Building Council, em parceria com a organização independente de pesquisa Wilson Center, a rede mundial do Dia da Terra e o GBC Brasil, lança o Plant a Sensor, uma campanha para implantar dispositivos de monitoramento da qualidade do ar dentro e fora de edifícios.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 91% da população mundial vive em locais onde a qualidade do ar excede suas diretrizes. A qualidade do ar é uma crise ambiental e de saúde crescente, com a qual o ambiente construído pode contribuir consideravelmente.

A campanha Plant a Sensor promoverá ações para reduzir a poluição do ar em edifícios, aumentando a conscientização sobre a qualidade do ar, e assim, conscientizando sobre a importância de um ambiente construído saudável. Uma plataforma de dados on-line exibirá dados da qualidade do ar interno e externo de prédios ao redor do mundo, tudo em tempo real, com o objetivo de aumentar a acessibilidade dos dados relativos a qualidade do ar dentro e fora do ambiente construído para os milhares de participantes que esperamos ao longo de 2020. Seguramente, nos tornaremos um hub de dados relevante e preciso, dedicado à conscientização sobre os níveis de poluição dentro e fora das edificações.

Em sua fase piloto, dez Green Building Councils participam da campanha, comprometendo-se a monitorar e compartilhar dados sobre a qualidade do ar em seus escritórios e de parceiros locais. A nível global, membros do GBC Brasil apoiam o Programa de modo a garantir a disseminação de métodos inovadores de melhoria da qualidade do ar no ambiente construído, como por exemplo a Saint-Gobain e a UL. Outras empresas que apoiam o WorldGBC nos outros países também participam como a Siemens e WeWork.

 

“Estamos empolgados com o lançamento da campanha Plant a Sensor junto a nossa rede global de membros (GBCs) e parceiros. Sabemos que os dados coletados e consolidados por esta campanha facilitarão o aumento na conscientização sobre a gravidade da poluição do ar e o papel que o ambiente construído deve desempenhar para melhorar nossa saúde e qualidade de vida. Também esperamos desencadear uma resposta rápida dos cidadãos, do setor privado e de nossos políticos para acelerar ações que visam eliminar a poluição que está causando mudanças climáticas e impactando a saúde de milhões de pessoas. ” – Cristina Gamboa, CEO do World Green Building Council.

 

Manoel Gameiro, board member do GBC Brasil e diretor da empresa membro Ecoquest ressalta:

 

  • Passamos mais de 90% do tempo em ambientes internos;
  • Ar interno é de 2-10x mais poluído que ar externo;
  • EUA: US$60 bi perdas anuais por queda produtividade como consequência da baixa qualidade do ar;
  • A tecnologia atual já permite que as pessoas tenham acesso no seu celular do nível da qualidade do ar interior dos escritórios que trabalhamos (Temperatura / Umidade relativa / TVOC / CO2 / Material particulado PM1.0, PM2.5 e PM10);
  • Quando as empresas começarem a entender que a maior despesa um edifício comercial são os salários de seus ocupantes, elas deixaram de considerar o investimento na melhora da qualidade do ar interior como uma despesa e passaram a analisar como um investimento de excelente retorno.

 

A poluição do ar é altamente perigosa para a saúde humana e responsável por aproximadamente sete milhões de mortes anualmente. Os edifícios são responsáveis por 39% das emissões de carbono relacionadas à energia, além de uma série de outros gases. Ademais, o impacto da qualidade do ar no ambiente interno é de suma relevância e as vezes não nos atentamos as medidas que garantem sua qualidade, mesmo sabendo que passamos cerca de 90% do nosso tempo em um ambiente construído.

Hoje a ONU classifica a poluição do ar como a maior ameaça ambiental à saúde humana. A campanha Plant a Sensor faz parte do programa global Better Places for People do WorldGBC, que apoia os GBCs e seus membros a lidarem com as crises de saúde e bem-estar diretamente ligadas ao setor de construção civil, com a missão de melhorar a saúde humana como parte de um ambiente construído sustentável.

 

Como participar?

Nosso objetivo é a cobertura global – em todas as regiões do planeta, dentro e fora dos edifícios, e estamos em busca de apoiadores e participantes, que podem ser qualquer entusiasta sobre o assunto que esteja equipado com um sensor, que possa instalar um ou mais monitores de qualidade do ar.

Se você estiver interessado em se envolver como participante da campanha, consulte o Manual do Participante (inglês), onde você encontrará informações detalhadas sobre como implantar monitores de qualidade do ar, seguir os padrões de monitoramento das melhores práticas e onde enviar os dados para contribuir com a campanha.

 

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.