fbpx

Certificação GBC Brasil Zero Energy é recebida em Salvador

Publicado em 25 . 06 . 2019


A primeira certificação GBC Brasil Zero Energy do Estado da Bahia acaba de ser recebida pela sede da indústria Camisas Polo Salvador, na cidade de Salvador, com apoio da consultoria Green Edifica, comprovando ser um edifício com o consumo autossuficiente energeticamente por uma combinação de alta eficiência energética e geração de energia por fontes renováveis. A edificação possui 104 placas fotovoltaicas instaladas em sua cobertura e gerou 108% do seu consumo energético dos últimos 12 meses.
“A sustentabilidade é o pilar mais importante da Camisas Polo Salvador e, por isso, a visibilidade no mercado enquanto ‘Empresa Verde’ é fundamental. Mostrando como a organização funciona e vem em crescimento gradativo a partir das práticas socioambientais implantadas, atesta-se, que é possível progredir sendo aliado do meio ambiente, fato que influencia outras empresas a seguir o mesmo curso (…)”, reforça Hari Hartmann, diretor da Camisas Polo Salvador.
A certificação GBC Brasil Zero Energy colabora para acelerar a transformação do mercado nacional de eficiência energética e a geração de fontes de energia renováveis e no desenvolvimento de novas tecnologias. Foi desenvolvida dentro do Programa Global “Advancing Net Zero”, concebido para o cumprimento das metas do acordo da COP 21 (Paris), visando zerar as emissões de carbono na atmosfera oriundas do setor da construção civil até 2050.
As certificações green building conquistaram um peso maior após a criação dos benefícios IPTU Verde e IPTU Amarelo pela sua Prefeitura, concedendo desconto de 5% a 10% no valor do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e até 40% no valor da outorga onerosa para novas construções. “Incentivar uma cadeia de serviços da economia verde, com empregos e mão de obra em temas como reaproveitamento de água, energias renováveis é o grande foco dos programas IPTU Verde e IPTU Amarelo”, afirma André Fraga, Secretário na Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador.
O IPTU Verde de Salvador possui um sistema de certificação próprio, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Salvador para incentivar edificações novas ou existentes a contemplarem a sustentabilidade, e também possui correlação direta com Certificações de construções sustentáveis existentes como LEED, EDGE, AQUA-HQE, Procel, GBC Brasil Casa e Condomínio e também a Certificação GBC Brasil Zero Energy, que garante o nível bronze, com redução de 5% no valor do tributo. Exclusivo para residências unifamiliares ou condomínios de casas, o IPTU Amarelo, lançado em dezembro de 2018 pela Prefeitura Municipal de Salvador, incentiva a implantação de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica por esses proprietários.
Segundo o Secretário André Fraga, “Acreditamos que incentivos como esses potencializam esse ambiente de negócios focado na economia de baixo carbono além de contribuir com uma cidade mais sustentável.”
Espera-se um engajando cada vez forte na busca por edifícios sustentáveis impulsionado pelo incentivo que Salvador tem proporcionando à população. Uma edificação ‘verde’ visa o menor impacto possível avaliando todas as fases desde a concepção do projeto, período de obra, e uso final, buscando conforto dos usuários, redução dos custos operacionais e consequente valorização do imóvel, com redução de valores do condomínio, por exemplo. Assim, todos têm a ganhar.
 

Saiba mais sobre os empreendimentos autossuficientes em energia!

 
por Diana Paes e Tatiana Tostes da empresa GREEN EDIFICA, membro do GBC Brasil

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.