fbpx

LEED para Novas Construções e Grandes Reformas

O LEED para Novas Construções e Grandes Reformas (LEED BD+C) fornece parâmetros para a construção ou grande reforma de um edifício sustentável, avaliando o projeto e a obra, para enfrentar desafios ambientais enquanto responde às necessidades de um mercado competitivo.
A certificação demonstra liderança, inovação, responsabilidade ambiental e responsabilidade social.

Um LEED para cada projeto

O LEED pode ser aplicado a quase todos os tipos de projeto, desde hospitais até fábricas, showrooms e prédios de escritórios. O LEED BD+C possui adaptações específicas para se adequar às diversas tipologias de projeto.

Envoltória e Núcleo Central: Para projetos em que o desenvolvedor controla o projeto e a construção de todo o sistema mecâico, h idráulico e de proteção contra incêndio – chamado de núcleo e envoltória -, mas não o projeto e a construção da instalação do locatário. Use essa opção para projetos com menos de 60% de conclusão no momento da certificação. (LEED v4 e LEED v4.1)

Data Centers: Especificamente projetado e equipado para atender às necessidades de equipamentos de computação de alta densidade, como racks de servidores, usados para armazenamento e processamento de dados. (LEED v4 e LEED v4.1)

Unidades de Saúde: Para hospitais que operam vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana e fornecem tratamento médico para pacientes internados, incluindo cuidados agudos e de longa duração. (LEED v4 e LEED v4.1)

Hospedagem: Dedicado a hotéis, motéis, pousadas ou outros negócios dentro da indústria de serviços que fornecem hospedagem de transição ou de curto prazo com ou sem comida. (LEED v4 e LEED v4.1)

Varejo: Aborda as necessidades exclusivas dos varejistas – de bancos, restaurantes, vestuário, eletrônicos, lojas de departamento e outros. (LEED v4 e LEED v4.1)

Escolas: Para edifícios constituídos por espaços de aprendizagem principais e auxiliares em áreas escolares de ensino fundamental. Também pode ser usado para o ensino superior e edifícios não acadêmicos nos campi escolares. (LEED v4 e LEED v4.1)

Galpões e Centros de Distribuição: Para edifícios usados para armazenar mercadorias, produtos manufaturados, matérias-primas ou pertences pessoais. (LEED v4 e LEED v4.1)

Novas Construções e Grandes Reformas: Para edifícios novos ou grandes reformas cujo uso não se adeque aos especificados acima (envoltória e núcleo central, data center, unidas des de saúde, hospedagem, varejo, escolas, galpões e centros de distribuição, ou usos residenciais).

LEED v4.1

O LEED v4.1 é a atualização do LEED v4 e a plataforma mais inclusiva e transparente. Líderes do setor privado, bem como governos estaduais e municipais estão intensificando iniciativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, expandindo atividades que impactam a saúde e o bem-estar e elaborando soluções eficientes para os desafios que ameaçam a qualidade de vida no mundo.

O LEED v4.1 BD+C atualiza os padrões referenciados para incentivar a liderança, responde ao feedback do mercado e torna o sistema de classificação mais acessível do que nunca.

Para abordar diretamente o impacto de carbono de um edifício, pela primeira vez, a métrica de energia passa a incluir tanto o custo quanto as emissões de gases de efeito estufa.

Para garantir a liderança na eficiência da construção, o padrão referenciado para desempenho de energia passa a ser o ASHRAE 90.1-2016.

Os créditos de Materiais e Recursos foram reestruturados para incluir opções que reconhecem os esforços em níveis variados, preenchendo a lacuna de onde o mercado está atualmente para as metas identificadas no LEED v4 e transportadas para o LEED v4.1.

Outros créditos foram ajustados com base no feedback do mercado, como os requisitos de gerenciamento de águas pluviais, que agora incluem um percentil mínimo reduzido para eventos de chuva e maior orientação para projetos de ocupação máxima do lote.

A metodologia de conformidade no crédito de materiais de baixa emissão passa a ser mais direta, ao mesmo tempo em que promove a consideração holística da ampla gama de produtos instalados no prédio e como eles afetam a qualidade do ar interno.

Os créditos de Iluminação Natural e Desempenho Acústico foram reestruturados para dar mais flexibilidade ao projetista para tratar apropriadamente considerações importantes de design, incluindo: luz solar excessiva (para luz do dia) e transmissão de som entre espaços (para acústica).

Um novo crédito, Energia Renovável, aborda diversos métodos de aquisição de energias renováveis e a evolução dos mercados globais de energias renováveis

Para novos projetos as etapas para certificação são:

Escolha o seu sistema de certificação. Busque entender qual a tipologia do sistema LEED BD+C melhor se adapta ao seu projeto. Veja a lista completa dos sistemas de classificação LEED v4.1 ou veja a lista completa dos sistemas de classificação LEED v4. Existem também modelos de certificação para empreendimentos com vários edifícios.

Verifique os requisitos mínimos da certificação: Os Requisitos Mínimos do Programa (MPRs) são os requisitos básicos que permitem saber se o seu projeto pode buscar o LEED. Todos os projetos que buscam certificação são obrigados a cumprir os requisitos mínimos do programa (MPRs). Estes requisitos são os mesmos para o LEED v4 e LEED v4.1.

Estabeleça as metas e escopo do projeto: Priorize as estratégias de certificação alinhadas ao contexto e aos valores do projeto. Uma vez que esses valores sejam articulados, as equipes de projeto poderão selecionar as estratégias apropriadas e créditos da Certificação LEED associados para atingir as metas.

O método recomendado para estabelecer as metas do projeto é realizar um workshop de processo integrativo com o objetivo de definir as metas com os membros da equipe de projeto e o proprietário, alinhando os objetivos, orçamento, cronograma, requisitos programáticos funcionais, escopo, metas de desempenho e as expectativas.

Os pré-requisitos da certificação são itens de atendimento obrigatório e os créditos são estratégias que garantem pontos que,uma vez somados, determinam o nível de certificação de um projeto. Saiba mais sobre os pré-requisitos e créditos LEED ou acesse a biblioteca de créditos LEED.

Prazos. Os sistemas de classificação LEED podem estar abertos para registro e certificação, fechados para registro mas abertos para certificação ou “expirados” (fechados para registro e certificação). Veja os prazos para se certificar de que você sabe o status do sistema de classificação escolhido.

Taxas. Veja a tabela de taxas para encontrar os custos de registro e certificação LEED BD+C.

Construa sua equipe. Objetivos e funções são elementos-chave a serem considerados ao iniciar qualquer projeto, e não são diferentes no LEED. Sua equipe de projetos pode ser composta por vários profissionais. Saiba mais no Guia de Certificação para o tipo de projeto selecionado.

Registre seu projeto no LEED Online e siga as etapas no Guia de Certificação para seu tipo de projeto.

Pós-certificação

Uma vez que seu projeto tenha obtido a certificação LEED, você pode seguir alguns passos para promover ou manter sua certificação.

Compartilhe! Você pode começar atualizando o perfil do seu projeto no diretório de projetos do USGBC.

Com um projeto certificado pelo LEED, você tem acesso ao Arc, uma plataforma que permite atender aos requisitos de monitoramento de dados de energia e água LEED (pós-certificação) e gerenciar o desempenho em cinco áreas: energia, água, resíduos, transporte e experiência humana. Saiba mais sobre o Arc.

Proteja seu investimento com a re-certificação LEED. Essa nova orientação apresenta um caminho simples e orientado por dados, garantindo aos projetos que estão atingindo metas em constante mudança e permanecendo na vanguarda. Saiba mais sobre a re-certificação LEED.

O que procura?

Seja um membro