fbpx

Certificações de green building e zero resíduo transformam comunidades

Publicado em 02 . 03 . 2021

Eu era fascinada por estratégias de resíduo zero antes mesmo de estar familiarizada com o conceito, começando por volta dos 9 anos de idade, crescendo em São Paulo, Brasil. Essa paixão acabou me levando a abrir minha própria empresa de consultoria relacionada a resíduos, a All About Waste. Eu compartilhei esta história com o projeto Living Standard, onde também falei sobre um projeto verdadeiramente inovador em que trabalhei e que me inspira até hoje:

Quando fundei a All About Waste, nossa atividade principal era conduzir auditoria de resíduos para grandes empresas imobiliárias comerciais, como Kilroy, Tishman Speyer, JLL, Cushman & Wakefield e assim por diante. Em um certo ponto tive a sorte de trabalhar com o GBCI para obter a certificação TRUE Zero Waste para o maior arranha-céu de São Francisco. Desse ponto em diante, começamos a receber mais e mais projetos e me tornei fascinada pelo TRUE.

Entrei em contato com o GBC Brasil em 2019, com a missão de divulgar a certificação. Viajei para o Brasil e fiquei quase dois meses. Enquanto estava lá, pude me encontrar com vários líderes no campo da construção sustentável e, finalmente, o país está começando a ver algum progresso em projetos TRUE. Estou orgulhosa por ter desempenhado um pequeno papel na introdução de TRUE ao meu país natal.

Um dos desenvolvimentos recentes mais atraentes do TRUE é o programa de pré-certificação. A pré-certificação do TRUE é o que gosto de chamar de “caminho zero resíduos para todos”. É muito democrático no sentido de que qualquer instalação pode ser pré-certificada. Contanto que você possa mostrar que um projeto implementou as melhores práticas de zero resíduo, e que as bases para o zero resíduos foram estabelecidas, o projeto não terá que atender o requisito de desviar 90% dos resíduos do aterro sanitário e incineração, conforme exigido para a certificação TRUE. É um ótimo caminho porque realmente ajuda você a dar o primeiro passo ao olhar para as operações de suas instalações e permite que você identifique as estratégias que ajudarão a aumentar a taxa de desvio e, eventualmente, atingir o status de resíduo zero.

Acredito totalmente no impacto positivo do TRUE e do LEED para construir um futuro mais sustentável e circular, e adoro o que o Living Standard está fazendo porque acho importante ser muito direto na forma como falamos sobre nosso trabalho para ter o melhor impacto. O primeiro volume da publicação do Living Standard mergulha profundamente na pesquisa por trás disso.

É um grande desafio comunicar com eficácia nossos objetivos finais, especialmente quando falamos de resíduos. Acredito que a indústria da sustentabilidade sofre com a falta de investimento em marketing, educação e conscientização.

Enquanto estava na faculdade no Brasil, me formei em pedagogia e estudos sociais. Uma das minhas maiores influências foi um famoso educador brasileiro chamado Paulo Freire. A sua principal filosofia centra-se em educar as pessoas a partir da sua própria realidade, utilizando essencialmente a sua realidade como ferramenta educacional.

Descobri que é benéfico adotar essa filosofia em minha vida profissional. Por exemplo, se estou apresentando algo na UCLA, vou usar exemplos que os alunos da UCLA veem em suas próprias vidas para que entendam sua própria relação com o desperdício, ou o que é uma economia circular, e como eles podem ter um impacto positivo. Se estou conversando com uma equipe de facilities quando estou fazendo uma auditoria de resíduos, preciso usar sua realidade: que tipo de coisas afetam sua rotina diária, quais são as coisas que eles querem saber ou como meu serviço afetará seu trabalho. O segredo é entender o público e nos colocar no lugar dele e nos comunicar a partir de sua realidade. A ideia é trabalhar para tornar os pilares de uma economia circular e conceitos de desperdício zero tão essenciais em nossa vida cotidiana que nem mesmo precisamos pensar sobre eles – apenas fazemos.

É por isso que fiquei muito feliz em ver que o Living Standard lançou recentemente uma página em seu site dedicada ao TRUE para ajudar a preencher essa lacuna. Qualquer pessoa – seja você novo no conceito de zero resíduos ou um profissional experiente – pode usar as ferramentas e o guia de mensagens dessa página para ajudar a alavancar a mudança.

Eu queria compartilhar minha história com Living Standard porque acredito no incrível poder do movimento de green buildings que tenho testemunhado nos últimos 20 anos da minha vida. Como têm mudado a indústria, trazendo mais consciência para as pessoas, aumentando a transparência entre os setores – desde como extraímos matérias-primas, fabricamos, consumimos e até o fim da vida e suas oportunidades de se tornar parte de um processo circular e economia.

É tão inspirador ver como o poder de um projeto sustentável pode mudar a percepção, o comportamento e a vida das pessoas. Pode transformar uma comunidade e pode impactar muitos setores.

Muitas vezes existem externalidades que nem vemos e não medimos. Tenho tantos clientes que, por causa de sua experiência em trabalhar com uma certificação LEED, TRUE ou WELL, mudam a maneira como fazem compras, como projetam suas próprias casas e quais carros acabam comprando. Esse é o poder que às vezes é imensurável.

Tive muitos clientes que me enviaram mensagens dizendo coisas como: “Decidi mudar o projeto da minha casa de praia para ser mais sustentável”. Ou “Estou comprando brinquedos de madeira FSC para meus filhos porque não quero que brinquem com plástico”. É tão inspirador ver como o poder de um projeto sustentável pode mudar a percepção, o comportamento e a vida das pessoas. Pode transformar uma comunidade e pode impactar muitos setores. É como um efeito borboleta de coisas positivas que tenho visto com mais frequência em minha carreira na indústria de construção sustentável. Essas são coisas que me mantêm inspirada e me motivam a trabalhar todos os dias, apesar dos desafios que enfrentamos.

Como diz Paulo Freire: “Ninguém nasce totalmente formado: é através da experiência de si no mundo que nos tornamos o que somos”. O movimento de construção verde está trazendo uma nova identidade para as vidas e carreiras das pessoas. É lindo, inspirador e transformador!

A Denise foi uma das palestrantes da Greenbuilding Brasil 2019, onde apresentou a ferramenta de certificação para projetos zero resíduos e trouxe estudos de caso para ilustrar o uso da ferramenta!

_
por Denise Braun, All About Waste via Living Standard

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.