fbpx

Cidades são centrais para o movimento climático: uma perspectiva da COP26

Publicado em 22 . 02 . 2022

Os GBCs marcaram presença na COP26, em Glasgow, Escócia. O tema desta COP é “Net Zero até 2050”, e os objetivos da conferência incluem países apresentando metas ambiciosas para 2030, permitindo adaptação para ecossistemas e para pessoas, mobilizando financiamento de países desenvolvidos, finalizando o Livro de Regras de Paris que torna o acordo operacional e responsável e aumentar a colaboração público-privada.

Como escrevemos alguns meses atrás, as Nações Unidas definiram 2030 como o ano para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Relatório Especial do IPCC sobre Aquecimento Global de 1,5°C identifica 2030 como uma meta provisória para reduções de emissões de gases de efeito estufa (GEE). O que será necessário para atingir esses objetivos e metas?

 

As cidades devem catalisadoras para a mudança nesta década de ação.

O LEED for Cities ajuda líderes regionais a criar planos responsáveis, sustentáveis ​​e específicos para sistemas naturais, energia, água, resíduos, transporte, uso do solo e muitos outros fatores que contribuem para a qualidade de vida.

Os desafios ambientais enfrentados por cidades grandes e pequenas em todo o mundo são complexos e multifacetados, e não reconhecem fronteiras políticas. Os líderes regionais e stakeholders precisam de nosso apoio para assumir os compromissos e investimentos necessários e alcançar os resultados que precisamos para tornar nossas cidades lugares mais resilientes e saudáveis ​​para todos nós.

Assim, estamos implantando o LEED for Cities para ajudar os líderes a rastrear com credibilidade o progresso em direção aos objetivos gerais de sustentabilidade e permitir a comparação com outros ao redor do mundo.

O LEED for Cities é uma estrutura abrangente e um programa de certificação para sustentabilidade que leva em consideração a extensa experiência do governo local e o envolvimento com diversos stakeholders. O programa é globalmente aplicável, mas localmente relevante, e está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Quase 160 cidades e comunidades de todas as formas e tamanhos em todo o mundo estão usando o LEED for Cities para se comprometer com a melhoria contínua, e mais de 115 deles são certificados.

 

Por que se certificar no LEED for Cities?

A certificação LEED for Cities funciona como um acelerador de sustentabilidade. A certificação ajuda cidades, comunidades e bairros a usar dados e evidências para melhorar programas e serviços, informar a tomada de decisões e engajar melhor as comunidades que atendem. Os resultados tornam-se investimentos tangíveis, financiáveis ​​e priorizados.

  • Santa Fé (Novo México) produziu um relatório de resultados e um painel para demonstrar o compromisso da cidade com a melhoria contínua.
  • Las Vegas (Nevada) integrou as lacunas identificadas por meio da certificação em seu Plano Diretor 2050.
  • Orlando (Flórida) fez parceria com o programa Thrive CFL da Central Florida Foundation em ações alinhadas ao LEED for Cities e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
  • Cleveland (Ohio) engajou a comunidade em um diálogo virtual “Plano para Platina” para coletar feedback das partes interessadas sobre como priorizar o investimento nas próximas etapas.
  • Tampa (Flórida) conectou a certificação LEED com um compromisso com a liderança climática bipartidária e a neutralidade de carbono em sua proclamação para a Florida Climate Week.

Os líderes não podem fazer esse trabalho sozinhos – eles devem ter o apoio de parceiros do setor privado, serviços públicos, governos estaduais e regionais e instituições filantrópicas e acadêmicas.

O condado de Miami-Dade, na Flórida, que visa reduzir as emissões em toda a comunidade em 50% até 2030 e planeja lançar sua Estratégia de Ação Climática em Glasgow, diz isso na página 19 do relatório: “Mesmo que todas as metas … [sejam] alcançadas, uma lacuna de emissões permanecerá… Fechar a lacuna exigirá uma colaboração transformadora com os governos estadual e federal e o setor privado. Nenhum setor ou governo tem todas as soluções hoje. Devemos descobri-los e criá-los juntos.”

O condado faz parte do nosso Programa de Liderança de Governos Regionais LEED for Cities, uma parceria com o Bank of America que apoiou 56 cidades e condados dos EUA comprometidos em reduzir emissões e melhorar as condições de sustentabilidade e resiliência em suas comunidades por meio da certificação LEED. O programa envolve coortes de governos regionais em redes peer-to-peer e um processo que ajuda a institucionalizar a sustentabilidade, promover a colaboração e promover o progresso em todo o país.

Outras organizações alavancaram com sucesso parcerias amplas para promover o progresso em escala de cidade. O American Cities Climate Challenge da Bloomberg informou recentemente que as 25 cidades dos EUA em seu programa superarão as metas de Paris até 2025. Destaca-se que 17 das 25 cidades também possuem certificação LEED for Cities. A campanha Cities Race to Zero concentra as cidades na definição de metas baseadas na ciência e na implementação de ações climáticas inclusivas e resilientes. No final de outubro, 65 cidades e comunidades engajados com o USGBC e o LEED for Cities haviam assinado.

 

As cidades são os epicentros do nosso movimento.

Daqui para frente, vamos trabalhar juntos para tornar as cidades os epicentros do nosso movimento. Precisamos começar a trabalhar agora. Precisamos trabalhar em escala. Precisamos construir uma cultura de sustentabilidade entre equipes, redes e setores.

Serão necessários pioneiros da sustentabilidade trabalhando na escala da cidade para catalisar uma nova geração de cidades de alto desempenho capazes de alcançar essas metas e objetivos globais.

Seja você um líder regional, um fabricante de produtos de construção, um fornecedor de serviços públicos, um arquiteto ou engenheiro ou um consultor, este é o nosso momento. Nossas cidades precisam de nossa ajuda. Este é o nosso chamado à ação. Vamos encontrar uma maneira de trazer nossa experiência, energia e apoio para nossas cidades para torná-las catalisadoras da mudança hoje.

 

Por onde começar?

  • Torne-se um membro do GBC Brasil e saiba mais sobre o LEED.
  • Baixe o guia ajudando as cidades a envolver moradores e empresas no desenvolvimento sustentável
  • Comprometa-se com a campanha Race to Zero. Race to Zero é uma campanha global para reunir liderança e apoio de empresas, cidades, regiões e investidores para uma recuperação saudável, resiliente e com zero carbono que evite ameaças futuras, crie empregos decentes e desbloqueie um crescimento inclusivo e sustentável.
  • Entre em contato com a equipe do LEED for Cities. Adoraríamos saber mais sobre você e os interesses e necessidades de sua organização.

 

Mais sobre o papel dos GBCs na COP26

Como a principal fonte de informações, educação e certificação de edifícios verdes, a presença dos GBCs na COP26 se concentrará no desenvolvimento de políticas e parcerias, ao mesmo tempo em que posiciona o LEED como o padrão de liderança global para edifícios verdes e de carbono zero e apresenta aos participantes atualizações para o LEED. Isso inclui a versão mais recente da certificação, o LEED v4.1, LEED Zero, LEED para Cidades, Arc e o conjunto completo de programas do GBCI relacionados a oportunidades de negócios verdes em locais sustentáveis, desperdício zero, financiamento verde e muito mais.

_
por Hilari Varnadore, via USGBC

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.