fbpx

Conheça as vantagens que a Certificação LEED proporciona às construções

Publicado em 22 . 10 . 2020

A preocupação ambiental exige que a sociedade repense antigos hábitos e adote medidas para reduzir o consumo e a exploração de recursos naturais. É um assunto comum a diferentes setores, inclusive o da construção civil. Nesse sentido, a Certificação LEED surge como a opção mais interessante para edifícios que desejam se adequar aos novos tempos.

Desde a virada do século 21, a sustentabilidade surge como grande desafio para a construção civil. Dados da Fundação Dom Cabral em 2013 já mostravam que o setor consumia 75% de todos os recursos naturais e 44% da energia produzida no Brasil. Números elevados e que reforçam a necessidade de práticas preventivas.

Não à toa, os últimos anos também ficaram conhecidos pelo avanço dos green buildings, isto é, construções consideradas sustentáveis. Este modelo coloca a preocupação ambiental em todas as fases, desde o projeto até a manutenção e acompanhamento do prédio, garantindo a certificação verde.

Para isso, entidades da sociedade civil capacitam profissionais para atuar em diversas áreas dos projetos de edificações que buscam esse reconhecimento. É de extrema importância considerar profissionais com diferentes expertises para que o proejto seja um sucesso. Projeto Integrado é inclusive uma ação sugerida na certificação LEED. 

Atender todas as características e propósitos desta certificação é o principal ponto a ser considerado pelas construções, do projeto à manutenção, passando pela construção em si e operação da estrutura.

Do que se trata?

A certificação LEED é a principal certificação de sustentabilidade para empreendimentos de diversas tipologias como comerciais, estádios, interior de escritórios, escolas, shoppings, entre outros. A sigla significa Leadership in Energy and Environmental Design (Liderança em Energia e Design Ambiental, na tradução livre) e suas orientações estão mudando a forma como as pessoas pensam seus edifícios e casas.

Ela funciona para todas as construções e pode ser aplicada a qualquer momento no empreendimento. Os projetos que buscam esse reconhecimento são analisados por oito dimensões, cada uma com pré-requisitos e recomendações. Quando atendidos, garantem pontos que orientam o nível da certificação: “certified”, “silver”, “gold” e “platinum”.

A avaliação leva em conta diferentes categorias, como localização e transporte, eficiência hídrica, energia e atmosfera, qualidade do ambiente interno, inovação, entre outros. De acordo com a GBC Brasil, responsável pelo LEED no país, a média de reduções é de 40% no consumo de água, 30% no de energia e de 65% em resíduos.

Quais são as vantagens da Certificação LEED para as construções?

Economia: as contas de energia e água são expressivamente menores quando falamos de um empreendimento LEED. São projetos que possuem estrutura adequada para o consumo consciente destes recursos naturais, além do monitoramento diário por uma equipe capacitada para garantir o máximo desempenho destes sistemas.

Satisfação: com ambientes pensados de forma sustentável, preocupando-se com os materiais usados, biofilia, iluminação correta e troca com o ambiente externo, os ocupantes deste tipo de empreendimento são mais saudáveis e mais produtivos. Além disso, o trabalho de conscientização incentiva a adoção de hábitos mais saudáveis à vida das pessoas, como adoção de bicicleta como meio de transporte.

Qualificação: existe uma demanda maior no escopo da administração de um prédio certificado em relação à demanda de um convencional. Mas isso está longe de ser um problema: essa preocupação com o operacional traz ações mais rápidas aos problemas que podem surgir. 

Praticidade: isso não significa mais complexidade. Pelo contrário, alguns procedimentos são mais práticos, como jardinagem e paisagismo. Afinal, a certificação LEED prevê o uso de espécies nativas, que demandam menor manutenção e irrigação por ser vegetação mais adequada ao clima local.

 

Conheça mais sobre o LEED!

A qualidade na administração de edifícios e construções é fundamental para uma maior eficiência ao longo do tempo. Prédios verdes saem na frente porque apresentam características e estratégias únicas em relação à sustentabilidade e buscam reconhecimento de organizações que analisam rigorosamente cada ponto da estrutura e operação.

Agora que você já sabe quais são as vantagens da certificação LEED, uma boa dica é se aprofundar neste tema e conhecer os princípios, conceitos e normas que norteiam os pré-requisitos e créditos de todas as certificações para Green Buildings. O GBC Brasil possui um curso on-line para quem deseja ser um profissional LEED GA.

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.