Consolidação, Aperfeiçoamento e Expansão

Publicado em 19 . 01 . 2015

Por Felipe Faria – Diretor Gerente do Greenbuilding Council Brasil
gbc
O título acima resume com exatidão os resultados a serem alcançados pelo Green Building Council Brasil em 2015.
Em muitos setores da construção civil a presença do movimento de construção sustentável e certificação de edificações tornou-se premissa unanime nos novos empreendimentos e grandes reformas. Tratando-se de edificações comerciais corporativas, temos que esta tipologia desponta como a principal demanda pela certificação internacional LEED. Hoje a certificação LEED já acompanha o fluxo de lançamento de edificações comerciais corporativos, ou seja, havendo lançamento teremos projeto registrado.
Dentre as principais razões econômicas temos o aumento da velocidade de ocupação, aumento da retenção, diminuição de eventuais riscos jurídicos e mercadológicos, além da diminuição dos custos operacionais.
Todavia, a certificação LEED há tempos não se restringe as edificações comerciais. Temos uma grande diversidade de edificações registradas e certificadas e esta multiplicidade de tipologias vem aumentando rapidamente. Destaca-se as plantas industriais, centro de logística, data centers, lojas de varejo e instalações esportivas tendo em vista o envolvimento do GBC Brasil com Copa do Mundo e Jogos Olímpicos no que tange a certificação LEED de todas as instalações esportivas permanentes.
Museus, instituições de ensino, bibliotecas, agências bancárias e planejamento urbano integrado também foram empreendimentos certificados recentemente e que comprovam a expansão da conscientização do mercado e busca pelo aperfeiçoamento com foco em eficiência.
O GBC Brasil fechou 2014 com 135 empreendimentos registrados e 82 certificados. Foram 6,8 certificações por mês e um projeto registrado a cada dois dias úteis do ano. As tipologias estão assim divididas:

Tipologia: Registrados: Certificados:
Comercial 370 88
Centro Distribuição 126 26
Industrial 71 8
Outros 63 17
Escritórios 57 21
Residencial 36 1
Público 25 5
Shopping 19 2
Estádio/Arena 18 8
Saúde 19 3
Escola/Educação 18 3
Restaurante 17 12
Bancos 16 8
Hospital 16 2
Data Center 15 3
Varejo 10 2
Laboratório 15 1
Hospedagem 15 1
Supermercados 11 3
Bairro 7 2
Total 944 216

A certificação LEED EBOM, própria para edificações existentes desponta como grande oportunidade de expansão. Já temos no Brasil 74 projetos registrados e 19 certificados. Além de fazer todo sentido econômico, as ações de retrofit se destacam frente àquelas consideradas nos planos de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas que focam na reabilitação das edificações existentes. Assim, cresce o número de mecanismos de incentivo financeiro, seja por linhas de financiamento ou garantias oferecidas ao mercado para alavancar este setor. O GBC Brasil atua na divulgação destas iniciativas, bem como na elaboração de estudos para entender as oportunidades e barreiras para projetos de retrofit nas cidades brasileiras, sendo que o apelo por estes projetos aumenta frente o potencial encarecimento e escassez de água e energia.
O setor residencial começa a ser trabalhado com maior ênfase pelo GBC Brasil. Em Agosto de 2014, lançamos oficialmente o Referencial GBC Brasil Casa, temos 2 casas certificadas e outras 7 em processo de certificação que devem finalizar no primeiro semestre de 2015. Outras 11 casas estão no pipeline para iniciarem o processo de certificação.
Os nossos Comitês Técnicos que contam com 200 profissionais estão trabalhando na melhoria dos procedimentos do Referencial Casa, bem como trabalharão em 2015 no primeiro draft de prédios residenciais, uma vez que iniciamos a certificação de um projeto piloto e estamos em via de iniciar a certificação de outros 2 prédios residenciais. (Saiba mais).
Em termos de estudos e levantamentos para a melhoria da certificação internacional LEED, o GBC Brasil continua atuante no International Roundtable Meeting liderando a aprovação dos ACP – Alternative Compliance Path. (Saiba mais).
Um dos benefícios da certificação LEED vem sendo a cooperação no que tange o respeito e divulgação das nossas normas locais como a Nota Verde do IBAMA para veículos de baixa emissão, Selo de Energia Renovável da ABEEOLICA e ABRAGEL para usinas produtoras de energia renovável, além de diversas normas ABNT.
Recentemente nossa conquista foi o Selo Procel Edificações, que envolve o nível A em envoltória, A em iluminação e A no sistema de ar condicionado como ACP para projetos registrados no Brasil em relação ao cumprimento do pré-requisito de eficiência energética, em substituição ao ASHRAE 90.1/2007.
Estes avanços são possíveis graças a visibilidade internacional das realizações do movimento de construção sustentável no Brasil, com destaque a credibilidade e capacidade dos nossos profissionais e técnicos.
Neste sentido o GBC Brasil atua fortemente em capacitação profissional. Já são 12 treinamentos oferecidos nas modalidades presenciais e in company. Em 2014 tivemos 462 participantes e o grau de satisfação atingiu a marca de 98%. Este ano lançamos dois novos treinamentos, um relacionado ao Referencial GBC Brasil Casa e outro sobre Conceituação Integrada de Projeto. (Saiba mais).
Nossa Conferência Internacional e Expo, Greenbuilding Brasil consolidou-se como o principal evento de construção sustentável da América Latina, uma vitrine internacional aos nossos Membros e profissionais. Já estamos trabalhando junto aos nossos parceiros para superar a ótima marca de 2014 que contou com 4500 visitantes, 63 expositores, 1041 congressistas, 141 palestrantes sendo 50 internacionais e 148 jornalistas. Reforçamos a todos o convite para que nos envie as propostas de sessões técnico educacionais a serem incluídas na grade oficial do evento. Estaremos recebendo as propostas até o dia 20 de Fevereiro de 2015. (Saiba como enviar sua proposta, clicando aqui) (Veja o vídeo da Conferência de 2014).
O novo website do GBC Brasil, que recebe cerca de 75.000 acessos por mês, aumentou as opções de interação do Diretório de Networking, criou a área de cases de sucesso visando descrever os projetos certificados LEED pelos especialistas em empresas envolvidas, criou a área de divulgação dos profissionais envolvidos e passou interagir inteligentemente com todas mídias sociais.
Ademais, 2015 contará com o fortalecimento dos nossos canais de comunicação, parcerias de mídia, Revista GBC Brasil, mídias urbanas e um documentário de 5 episódios sobre construção sustentável a ser desenvolvido.
E seguindo os conselhos dados pelo nosso keynote speaker Presidente Fernando Henrique Cardoso, alicerceando nossa missão de transformação da indústria da construção civil em direção a sustentabilidade, o GBC Brasil vem somando inúmeras interfaces junto aos órgãos da administração pública identificando as lideranças engajadas.
Não obstante o sucesso no envolvimento com o principal evento ocorrido no país em 2014, tal qual Copa do Mundo, onde tivemos todos estádios da Copa registrados, adicionalmente o estádio do Grêmio e Palmeiras e 9 deles certificados, a ação influenciou políticas públicas e posicionamento das lideranças.
Dentre as diversas ações voltadas a relacionamento e fomento de 2015, o GBC Brasil vem acompanhando com otimismo a elaboração da nova lei de zoneamento da cidade de São Paulo e a inserção de benefícios as edificações certificadas no que tange descontos em outorga onerosa, bem como discussão do projeto específico de incentivo fiscal na principal cidade do país.
Por fim, convocamos todas nossas empresas Membros e profissionais interessados em ingressar ou se destacar na indústria da construção sustentável do país a acompanharem e participarem das diversas atividades oferecidas pelo Green Building Council Brasil. As atividades da indústria de green building crescem em velocidade superior ao da própria construção civil. Há ao menos 700 grandes empreendimentos em processo de certificação LEED demandando soluções e serviços com foco em eficiência e diminuição de impactos sócio ambientais; há unanimidade em determinados setores de mercado em relação aos green buildings, certo que os novos lançamentos seguramente acarretarão em novos registros; há um oceano de oportunidades frente a necessidade de readequação das nossas edificações existentes; há um processo de abrangência do movimento a setores diversos; há o aumento do envolvimento do Governo e demais Organizações; há uma forte cobertura de mídia ao nosso movimento; estão surgindo inúmeros estudos e pesquisas que fortalecem e justificam nosso movimento de green building; e o mais importante, observamos um célere processo de conscientização do mercado, Governo e sociedade ao conceito de sustentabilidade, princípio norteador do novo tratado que guiará a relação entre Homem e Planeta.
Nossos agradecimentos especiais aos Membros do GBC Brasil por liderarem esta transformação. Faça parte você também, torne-se Membro, atue como voluntário, participe das ações, contate-nos.
 
Excelente 2015 a todos nós.

O que procura?

Seja um membro