fbpx

Eficiência Energética: 8 Sessões Educacionais que você não pode perder

Publicado em 09 . 06 . 2016

Energia
 
A 7° edição do Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo esta chegando! O evento é um excelente local para compartilhar experiências, aumentar o benchmarking e conectar-se com influentes personalidades do setor de construção sustentável mundial.
Por meio da plataforma de transformação de mercado, “Call for Proposal”, compartilhada com a Greenbuild – maior evento do mundo em construção sustentável – profissionais renomados se candidataram à palestrar na Conferência do GBC Brasil. Após a inscrição, cada Sessão foi revisada 6 vezes além de ser submetida à duas fases de Revisão, por cerca de 80 profissionais – 62 na primeira fase e 20 na segunda fase – que aprovam “apenas” 48 Sessões Educacionais que serão apresentadas durante os dias 09 a 11 de agosto.
Com tantas palestras interessantes para você ver, separamos 8 Sessões que você não pode perder, sobre o tema “Eficiência Energética” :

 

1: Eficiência Energética nas Novas Edificações do Grupo Saint Gobain

A04
O objetivo da apresentação do Rodrigo Luis Campanhã, Engenheiro Mecânico do grupo Saint-Gobain, Marcelo Martins Meira, R&D Engineer at Saint-Gobain, e da Andressa Silveira Baldi, R&D Lab Coordinator at Saint-Gobain, é de explicar as diretrizes do Programa CARE4 e do Programa Multi-Comfort. Em seguida, serão dados como exemplos dois projetos recentes no Brasil: o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Saint Gobain em Capivari, São Paulo, que, além de seguir as diretrizes do CARE4 e do Multi-Comfort, também será um empreendimento com certificação LEED; e os prédios administrativos da mais nova planta da Brasilit, em Seropédica, no Rio de Janeiro.
 

2: Caso de sucesso do GPA: Eficiência energética em Hipermercado

B04
Cintia Sanches, Sales Manager at Honeywell, e Pierre-Yves Mourgue, General Manager at GreenYellow Brasil, apresentarão a solução de automação para Hipermercado que resultou em uma mensurável e rápida redução no custo de energia elétrica, mantendo o conforto e experiência do consumidor.

 

3: O Ponto Ideal da Eficiência: Benefícios Econômicos e Sociais na Produção

E01
Mary Frances Stotler, Gerente de Sustentabilidade do The Dennis Group, analisará os problemas de eficiência comuns em instalações de produção – consumo de eletricidade, consumo de gás natural, resíduos – e fornecerá soluções de alto nível e exemplos de estudo de caso de melhorias para estas questões. Cada medida de eficiência é vista tanto pelo lado do impacto financeiro para o negócio quanto pelos benefícios sociais. Os exemplos de áreas de melhorias de eficiência darão aos praticantes uma base para avaliar o desempenho e a eficiência energética dentro de suas próprias instalações. A sessão também vincula a importância da eficiência energética no sistema de classificação LEED.

 

4: 4 passos fundamentais para obtenção de uma real eficiência energética

E04
Jayme Spinola Castro Neto, Partner Director da SI 2 – Soluções Inteligentes Integradas, Igor Nakamura, Account Manager at Honeywell e Leonilton Tomaz Cleto, Presidente da Yawatz Engenharia,  indicarão quatro passos fundamentais para se obter um sistema de automação eficiente prevendo não só o início da operação, mas sim a continuidade da eficiência ao longo de toda a vida do empreendimento. Estes passos cobrem: Projeto, Instalação/Integração, Comissionamento e Operação.

Leia também:
Água nos edifícios e nas Cidades – 6 Sessões Educacionais imperdíveis!
 

5: Controle integrado entre sistemas de AVAC, iluminação e persianas

Sessão-5---H04
A apresentação do Javier Díaz Valdivia, Engenheiro na Sustentech, demonstrará o estudo que avalia a redução no consumo de energia elétrica associada a sistemas de climatização e iluminação em uma edificação comercial, através da simulação de estratégias de integração e controle. Três diferentes níveis de integração entre a automação da persiana, da iluminação e do sistema de climatização (AVAC) foram avaliados, assim como os respectivos níveis de conforto térmico e luminoso alcançados.

 

6: Planetário Sustentável: Estratégia de Baixo Carbono e o PBE Edifica

L02
Na palestra de Carlos Augusto Góes, Arquiteto da Fundação Planetário, Antonio Raad, Engenheiro na Light Sesa e Myrthes Marcele Santos, Arquiteta e Urbanista na Equalize Consultoria Técnica, será apresentada a estratégia de baixo carbono incluída no Plano Estratégico 2013-2022 da Fundação Planetário (RJ), a importância do significado do Programa Brasileiro GHG Protocol e dos indicadores obtidos. Em seguida, irá se mostrar os passos dados pela administração para implementar as ações de eficiência energética, que contou com o apoio financeiro do PEE da Aneel/Light e os trabalhos da Cooperação Brasil-Alemanha, por meio da GIZ, e descrever em detalhes como foi efetuada a significativa modernização do sistema de ar condicionado e a implementação de ações educacionais, tendo como fatores chaves a implementação de um sistema fotovoltaico inovador e a exposição “Sala do Sol”. Para finalizar, também será mostrado o significado da classificação Nível A obtido na Etiqueta PBE 50 Edifica Inmetro-Procel para o Planetário, apresentando a expertise que foi utilizada para ajustar as características de uma edificação existente e seu sistema de iluminação à necessidade de se tomar medidas viáveis técnica e economicamente para se atingir a máxima eficiência energética almejada.

 

7: Net Zero Energy: Da Concepção a Operação de Edifícios Autosuficientes

L03
Rafael Sabetzki, Engenheiro na Petinelli, e Ricardo Cansian, Diretor na RAC Engenharia, irão abordar como tornar realidade a autossuficiência em empreendimentos, aliando projetos de geração local de energia aliados à eficiência energética. Através da apresentação de cases net zero energia será enfatizado o roadmap de estratégias utilizadas em cada um dos tipos de empreendimento. Além disso, será mostrado aos participantes a importância da análise do comportamento do edifício e a interpretação correta das simulações energéticas.
 

8: Mitos e Verdades sobre o retrofit de iluminação com a tecnologia LED

Sessão-8---L04
A proposta de Igor Nobrega, Demand Generation Leader na Philips Lighting, e Camilla Viterbo, Consultora da APET – Avaliações Patrimôniais e Estudos Técnicos, será apontar os mitos e verdades que envolvem o processo de retrofit, muitas vezes confundido com a simples troca de tecnologia. Sabe-se que o trabalho de retrofit envolve questões que vão além da simples substituição. É fundamental que os equipamentos estejam vinculados ao projeto luminotécnico e às normas. Muitas empresas ligadas somente à venda de produtos não estão preocupadas em fazer com que o cliente diminua a quantidade existente, pois isto implicaria na diminuição do lucro das vendas.

Veja a grade completa do evento 

VEJA AQUI

Todos os anos o Greenbuilding Brasil Conferência & Expo traz diversas novidades. Neste ano não poderia ser diferente:

 

CASA CONCEITOWOMAN IN GREEN

 

Além da palestra de abertura com o Ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa!

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.