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Entrevista com Thierry Fournier – Presidente da Saint-Gobain

Publicado em 29 . 03 . 2016

Construção-Sustentável - bannerNesta semana tivemos a oportunidade de conversar com o Presidente da Saint-Gobain, Thierry Fournier. Veja entrevista abaixo:
 

  1. Como vemos pelos dados da Certificação Internacional LEED, o mercado Brasileiro da Construção Sustentável vem crescendo ano a ano. Atualmente contamos com mais de 1.050 empreendimentos, sendo 350 já certificados, além de percebemos diferentes políticas de fomento sendo aprovadas no país. Considerando as crises política, energética e hídrica, como o Sr. Fournier enxerga este mercado para os próximos anos e quais as principais expectativas de produtores de materiais, como a Saint-Gobain para a construção sustentável?

O mercado da construção sustentável oferece perspectivas de desenvolvimento interessantes, uma vez que abre novos caminhos de crescimento e alternativas para a economia da construção civil no Brasil e no mundo. A realidade hoje é que não podemos mais construir como há 10 ou 20 anos. A urbanização crescente, aceleração das mudanças climáticas e diminuição dos recursos naturais, aumento contínuo da população mundial ou ainda as evoluções dos modos de vida e hábitos de consumo introduziram novas necessidades e imperativos para o nosso planeta. Observamos uma conscientização cada vez maior dos atores do mercado da construção civil e da sociedade como um todo sobre a urgência de uma mudança na concepção das edificações para diminuir de forma significativa seus impactos ao longo dos seus ciclos de vida. No Brasil, esta tendência é visível com o aumento de empreendimentos sustentáveis e, isso, acontece nos grandes centros urbanos e também nos municípios menores. Para a Saint-Gobain, o tema da sustentabilidade está diretamente ligado às nossas atividades. Produzimos no Brasil com matéria-prima local e comercializamos nacionalmente uma gama completa de soluções inovadoras que visam à eficiência energética e a sustentabilidade dos edifícios ao longo da sua operação, assim como o bem-estar e o conforto dos seus usuários. O Grupo acredita fortemente no potencial desse mercado que deve continuar a crescer e a oferecer novas oportunidades nos próximos anos.
 

  1. Ao comprar um produto, a maioria dos consumidores brasileiros costumam se preocupar mais com o investimento inicial do que com o a longo prazo. Ou seja, o consumidor enxerga a compra como um custo e não como um investimento. Percebendo este comportamento, diversas empresas buscam se posicionar de modo a informar os benefícios a longo prazo, por meio de propaganda, embalagem e, de certa forma, conscientizar os consumidores a compreender que produtos sustentáveis representam um investimento que proporcionam diversos benefícios como melhorias na qualidade de vida (conforto térmico, acústico), reduções em contas de luz, água e manutenções. Para as empresas, vender produtos sustentáveis significa maiores investimento em marketing, pesquisa e tecnologia. Gostaríamos de saber do Sr. Fournier por qual motivo as empresas continuam investindo em sustentabilidade (ainda mais nesse momento onde, teoricamente a rentabilidade a curto prazo para ganhar volume financeiro seria considerar o padrão), e como é possível fazer com que a demanda compreenda a diferença entre custo x investimento?

Thierry Fournier – Presidente da Saint-Gobain

A sustentabilidade é um assunto de longo prazo, que requer tempo para implementar as soluções para o futuro do planeta, porém, a nossa mobilização precisa ser imediata. Em relação à construção sustentável e como fabricante de materiais para a construção, a Saint-Gobain tem um papel importante em conscientizar e comunicar aos consumidores sobre os benefícios de investir em materiais que limitam os impactos dos edifícios no meio ambiente e que ao mesmo tempo proporcionam bem-estar e conforto para o seus ocupantes. Além dessa conscientização, o Grupo oferece serviços que completam as soluções e capacita os profissionais para facilitar suas instalações e utilizações. Precisamos também desmistificar o entendimento sobre as soluções construtivas sustentáveis, que ainda são vistas como inacessíveis e complexas de usar, além de alavancar suas propriedades nos diferentes tipos de construções, sejam elas novas ou em reforma, residenciais (habitações individuais e coletivas, sejam elas moradias populares ou de alto padrão) ou comerciais. O trabalho que iniciamos aqui no Brasil já foi feito em vários outros países mais avançados. O ponto chave é de não desistir e não desviar da estratégia de longo prazo. A Saint-Gobain tem 350 anos de história porque ela sempre se projetou no futuro, e sempre pensou no longo prazo. Parar de fazer isso seria negar o nosso DNA e arriscar desilusões no futuro. Ao longo da nossa história conseguimos lançar inovações no mercado graças ao conhecimento profundo das necessidades dos nossos clientes e consumidores também como da nossa expertise técnica. Não vamos mudar neste sentido, e sim vamos acelerar mais.
 

  1. O Sr. Fournier acredita que a criação de certificações sustentáveis, como o LEED ou Well, são benéficas para alavancar produtos sustentáveis e criar demandas de mercado?

Sem dúvida. As certificações sustentáveis assim como todas as regulamentações sobre o tema são benéficas para o mercado da construção civil, pois atestam o comprometimento dos empreendimentos e contribuem para gerar uma maior demanda por soluções que visam à eficiência ambiental e a sustentabilidade dos edifícios. Elas têm uma ação em três níveis: estimular a concepção de materiais adequados para atender as exigências; dar um direcionamento e as especificações na fase de planejamento e de obra; garantir a eficiência e a qualidade dos edifícios ao longo das suas operações. Em complemento as certificações externas, a Saint-Gobain desenvolveu um padrão de sustentabilidade interno para seus prédios administrativos, o chamado Care:4. Este programa tem como objetivo melhorar a eficiência energética e dividir por quatro as emissões de CO2  de todas as unidades administrativas do Grupo até 2040. O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo, que será inaugurado em abril, foi concebido de acordo com os padrões da certificação LEED e Care:4.
 

  1. Para o Sr. Fournier, qual a importância do GBC Brasil para as estratégias de empresas que promovem a construção sustentável?

A Saint-Gobain mantém relações próximas com os comitês do Green Building Council em vários países onde o Grupo está presente e também com a entidade mundial do World Green Building Council. Acreditamos na importância dessa organização em fomentar e estimular os avanços sobre a construção sustentável, combinando ações locais adaptadas às realidades e especificidades de cada país, assim como uma influência no cenário internacional.
 
Veja as empresas do Grupo Saint-Gobain que são Membros do GBC Brasil:
Cebrace
Brasilit
Isover
PAM
 
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