fbpx

Evento do GBC traz o primeiro empreendimento de LEED Communities do Brasil

Publicado em 10 . 11 . 2020

Entre os dias 16 e 20 de novembro de 2020 acontece de forma online o evento Greenbuilding Brasil 2020 Conferência Internacional do GBC. Dentre as diversas palestras está a Certificação LEED para o Desenvolvimento Urbano no Brasil que traz o primeiro empreendimento de LEED Communities do país. 

O case trata-se do bairro planejado Cidade dos Lagos, localizado em Guarapuava, região centro-sul do Paraná. Onde todos viam uma área voltada apenas para plantio, investidores enxergaram uma oportunidade de criar uma região sustentada por nove pilares: natureza, saúde, educação, trabalho, segurança, lazer, tecnologia, inovação e ações ambientais, culturais e sociais.

Com 3 milhões de m² em uma região com 500 mil habitantes, o distrito traz um novo conceito de vida podendo ser considerado uma das Cidades Inteligentes do Brasil. Além disso, todos os edifícios atendem os princípios de sustentabilidade com desenvolvimento local, socialmente justo, ambientalmente equilibrado e economicamente viável.

Todas essas questões contribuíram para que o empreendimento recebesse o registro e a certificação internacional LEED Communities. Para isso, foi necessário entrar em um acordo com a prefeitura local para que a gestão fosse realizada pelos investidores, como em um condomínio fechado, com regras, segurança, associação, etc.

 

Em que o LEED Communities contribuiu para este case?

 

Para que a Cidade dos Lagos pudesse não só ser considerada uma Cidade Inteligente, mas também estivesse em conformidade com a certificação, foi necessário tomar medidas que a fizessem mais inteligente, inovadora e inclusiva.

“É importante que tenhamos bons exemplos de smart cities não só no quesito tecnológico e inovador, mas também sustentável em nosso país. Precisamos entender que é possível nos desenvolver sem nos degradar e as certificações como a LEED Communities existem para nos nortear nesse sentido”, afirma Eduardo Mattos, Coordenador de Sustentabilidade da Forte Soluções Ambientais, responsável pelo projeto.

O Greenbuilding Brasil 2020 Conferência Internacional é a principal conferência de construções sustentáveis da América Latina. Neste ano, por conta da pandemia do coronavírus, é completamente digital e conta com palestras e sessões em trilhas de conhecimento como Benefícios Econômicos, Políticas Públicas e Mecanismos Financeiros; Cidades, Comunidades e Smart Buildings; Conforto Ambiental; Economia Circular; Equidade Social; Segurança Sanitária; Qualidade Interna do Ar; Edificações Autossuficientes; Resiliência, Saúde e Bem-Estar; Setor Residencial e Sistemas de Certificação e Normas.

 

Quer saber mais sobre esse case incrível? Então confirme a sua participação no Green Buildings 2020 fazendo sua inscrição aqui! Nos vemos lá!

 

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.