fbpx

Fazenda Catuçaba: Primeiro Projeto Referencial GBC Brasil Casa nível Platina

Publicado em 10 . 09 . 2020

Debruçada sobre o vale, numa altitude de 1.500 metros, a casa tem uma forte relação com a natureza local, os ventos, as chuvas e o sol, abundante na maior parte do ano. Estes são os elementos que permitem autonomia na geração de energia. A principal premissa do projeto é tornar o consumo energético eficiente e ao mesmo tempo oferecer conforto ao usuário, tirando partido da simplicidade no contato com a natureza local.

 

Sua estrutura pré-fabricada de madeira FSC, ao passo que permite apoiá-la no terreno através de alguns pilares, sem que toque diretamente o solo, responde bem à necessidade de construir em um terreno acidentado, distante da cidade e de difícil acesso. Sobre ela, o piso externo é um deck também de madeira certificada e o piso interno é de tijolo maciço feito com a terra do local. Dessa mesma terra são feitos os muros laterais de adobe que delimitam o espaço da casa.

As divisórias da casa são de wood frame com isolamento de lã de PET que, assim como o impermeabilizante a base de água utilizado nos banheiros, é um material ambientalmente correto. Caixilhos com vidros duplos garantem o conforto térmico interno, equilibrado através de salamandras e aberturas altas para ventilação e a renovação do ar. A cobertura é uma plataforma de madeira com vegetação, que integra a construção ao entorno recompondo a área de terreno sombreada por ela. Sobre o teto estão placas solares térmicas e fotovoltaicas e sob o piso, acomodada no terreno, prevê-se uma pequena área técnica para equipamentos e baterias. Uma turbina Eólica complementa o sistema tornando-o mais confiável. O projeto pretende materializar a sustentabilidade não apenas tecnicamente, mas também na integração da casa com o seu contexto. Na vasta paisagem, a implantação a favor da curva de nível e a delimitação deste lugar com os muros laterais de adobe criam um vínculo entre o construído e o natural.

A casa foi o primeiro projeto com certificado Platina pelo Referencial Casa do Green Building Council Brasil.

 

Mais fotos do projeto

 

_
Arquitetos: Studio MK27 – Marcio Kogan, Lair Reis
Fotografia: Fernando Guerra | FG+SG

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.