fbpx

Fotos Aéreas contam a história de cidades que adotaram fontes de energia limpa

Publicado em 15 . 12 . 2017

Ao longo de algumas semanas, tive o prazer de visitar quatro das cidades mais populosas do mundo: Tóquio, São Paulo, Cidade do México e Nova York. A área metropolitana de cada uma dessas mega-cidades é o lar de mais de 20 milhões de pessoas.
 
Além de perceber que minha pegada de carbono para este ano seria particularmente horrível, duas coisas me ocorreram: 1) a incrível densidade destas cidades e 2) você pode ter uma idéia do quão bem uma região adotou fontes de energia limpa apenas olhando para os telhados.
As pessoas estão em toda parte. É óbvio, mas vale a pena notar periodicamente: há muitas pessoas no planeta agora. E muitos têm esta informação em seu subconsciente, mas raramente sentimos isso em nossa pele ou mesmo contemplamos o real significado disto. Muitos acreditam que nós humanos somos poucos em relação a um planeta tão grande – então se perguntam: como podemos mudar o clima ou o excesso de água nos vastos oceanos? Não podemos mais dizer que somos poucos – nem de longe.
 
Agora, reconheça que mais 2 bilhões de pessoas se mudarão para as cidades na próxima geração. Ao mesmo tempo, a classe média global aumentará cerca do mesmo número. Esses 2 bilhões de seres humanos mais aptos exigirão mais energia, comida, água, uma TV, um aparelho de ar condicionado, muita roupa, talvez um carro, e irão voar a negócios e férias. É difícil de imaginar o desgaste e consumo de nossos recursos naturais compartilhados, mas devemos tentar. E é neste momento que nos encontramos com um problema. Nós, humanos, não somos bons em entender grandes números – é uma “lacuna cognitiva” identificável. Lidar com um número como 7,5 bilhões – o número de nós no planeta – é muito, muito difícil.
Então, além de literalmente voar sobre as cidades, criei um exercício mental para nos ajudar a imaginar essas pessoas. Imagine um grande estádio de futebol de 87.000 pessoas. São mais de dois parques Fenway. É um Yankee Stadium e meio. É maior do que MetLife Stadium, onde os New York Giants jogam, e um pouco menor do que o London Wembley Stadium. Ok, agora imagine todas as 87 mil pessoas saindo do estádio e se espalham por um estacionamento imenso – um com espaço suficiente para que cada pessoa possa entrar em um novo estádio com mais 87 mil pessoas. Aqueles 87.000 estádios, cada um preenchido com 87.000 pessoas, segurariam todos os 7.5 bilhões de nós.

WEMBLEY STADIUM, LONDRES, 1985. FOTO DE DAVE HOGAN/HULTON ARCHIVE/GETTY IMAGES

 
É possível que conseguindo imaginar isto se torna mais inteligível como o ser humano pode superar os limites de um planeta tão abundante quanto a Terra.
Muitas pessoas são, naturalmente, um benefício para as empresas – muitos novos clientes e funcionários. Mas os negócios não escapam às ramificações da escala da empresa humana, o que traz um estímulo incrível sobre os sistemas naturais que alimentam (figurativamente e literalmente) nossa economia humana. Na verdade, os negócios serão críticos para encontrar as soluções para fornecer uma qualidade de vida para 9 ou 10 bilhões de pessoas, tudo ao mesmo tempo que permite que o planeta funcione.
Precisamos de um novo tipo de economia, uma circular que reduz radicalmente nossa retirada de recursos naturais e, em particular, é alimentada por energia limpa. Voando por muitas dessas cidades gigantes, pude ver essa nova economia emergir.
 
A economia limpa no telhado.
Uma das principais soluções para o nosso problema climático é mudar para energia renovável. Olhar para baixo, para as cidades vistas de cima se tem uma perspectiva interessante sobre como estamos. Você pode ver vastos parques eólicos, é claro, mas eu uso uma métrica de taquigrafia para avaliar o progresso: como estão cobertos os telhados? (Esta medida rápida da economia limpa é, naturalmente, superficial, mas é no espírito de indicadores como a chamada métrica “Waffle House”: a Agência Federal de Gerenciamento de Emergência dos EUA (FEMA) analisa o quão rápido esses restaurantes de cadeias abrem após um desastre natural para avaliar o quão bem a área está se recuperando).
Armazéns gigantes e centros de distribuição se reúnem na maioria dos aeroportos do mundo. Eles têm telhados grandes, planos e feios olhando para o sol o dia todo. Em muitas cidades, os últimos cinco anos testemunharam uma mudança rápida em como esses telhados se parecem. Alguns agora estão cobertos de sujeira (telhados verdes que podem controlar temperaturas dentro de forma muito eficaz), e um número crescente está coberto por sujeira mais processada – isto é, o silício sob a forma de energia solar fotovoltaica.

28 DE SET DE 2017, SOBREVOO AEROPORTO DE NEWARK FOTO DE ANDREW WINSTON

 
Por esta regra, eu diria que a área de Nova York e Tóquio estão fazendo um ótimo progresso, enquanto São Paulo e a Cidade do México estão atrasados. Peguei algumas fotos do meu pouso em Newark, Nova Jersey, e foi impressionante (embora seja interessante notar a dicotomia das enormes fileiras de painéis solares nos prédios à direita com os tanques de refinaria ao lado.)
Seria fácil escrever isso como apenas uma situação mundial comparando regiões desenvolvidas e em desenvolvimento, e isso certamente faz parte disso, mas é tanto sobre política regional quanto qualquer outra coisa. A diferença de apoio político para energia renovável, mesmo entre Estados Unidos, é vasta. (Eu também viajei recentemente para Phoenix e a maioria dos telhados gigantes estão vazios. É doloroso ver essa oportunidade perdida para colher cerca de 300 dias de sol por ano.) Portanto, não é surpresa que diferentes países gerenciem a questão de forma diferente. Para ter mais contexto, falei com um amigo que gerencia investimentos de energia limpa para uma multinacional em São Paulo. Aparentemente, ao contrário de quase todo o resto do mundo, o custo das energias renováveis ​​está realmente aumentando. O problema, segundo ele, é em grande parte um de financiamento. A corrupção e os problemas orçamentais do país estão fazendo com que as opções de financiamento mudem do governo para o setor privado, e o último não oferece tantas garantias ou termos tão favoráveis. É por isso que não vi muitos telhados solares.
De qualquer forma, não há como encapsular facilmente o mix de financiamento, política e demanda do mercado que produz um mercado robusto para energia limpa – e certamente não de um instantâneo do céu. Mas dado o crescimento da população global e nossa crescente demanda por recursos naturais, teremos que ver mais mudanças em cidades em breve. A visão dos parques eólicos e dos campos solares próximos (e nas cidades) terá que continuar aumentando. E se (ou, melhor ainda, quando) olharmos para baixo e notarmos este crescimento poderemos nos sentir melhores sobre como a humanidade está enfrentando este desafio.
 
 
Texto escrito por Andrew Winston
Fonte: hbr.org
*Tradução: GBC Brasil

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.