fbpx

Greenbuilding Week 2019

Publicado em 09 . 04 . 2019


Estão abertas as inscrições para a nova edição da Greenbuilding Week!
 
Entre os dias 23 e 26 de Abril, o Green Building Council Brasil traz a nova edição da Greenbuilding Week, o evento 100% online e gratuito que proporciona conteúdo altamente qualificado sobre diversas áreas relacionadas a construção sustentável.

 

Alguns temas que serão abordados:

 
Lighting Design
As preferências de iluminação nos ambientes internos estão relacionadas à satisfação de conforto luminoso à partir de exigências não somente visuais, mas fisiológicas, a base da experiência espacial está na percepção da relação entre luz e os materiais empregados no entendimento dos elementos que compõem um ambiente, o projeto eficiente e sustentável de iluminação estimula nossos sentidos, valorizam a experiência visual do espaço e auxiliam na realização de nossas atividades de inovação tecnologia. A busca da qualidade da iluminação em ambientes internos, seja natural ou artificial, tem sido uma preocupação crescente entre arquitetos, engenheiros e lighting designers. esta palestra destaca noções sobre efeito da luz – iluminação natural e artificial, modelo que reproduz o ambiente em escala real e diretrizes de como utilizar da melhor forma a NBR 8995-1, para projetos luminotécnico, projetos de qualidade exercem grande influência no metabolismo humano, através da regulação dos ritmos circadianos com desdobramentos na saúde, bem-estar, produtividade e eficiência energética.
 
Smart Buildings
As tecnologias estão avançando de modo exponencial e ajudando a vida das pessoas que procuram por empreendimentos mais sustentáveis. Os smart buildings vieram para trazer aos habitantes economia, segurança e conforto através de soluções integradas, utilizando tecnologias de IoT, Inteligência artificial, análise de dados na nuvem e comunicação entre os sistemas. Tudo isso facilita a gestão de água, energia e a experiencia do usuário com essa operação. Nessa palestra, iremos explicar o que são smart buildings, quais aplicações já são encontradas no mercado e como essas tecnologias ajudam a edificação a se tornar mais sustentável.
 
Eficiência Energética
O isolamento térmico em edificações, a perda de energia por transferência térmica e o impacto disso para o meio ambiente estão bem e interligados. Com pequenos ajustes e cuidados na construção civil podemos ajudar construir um futuro mais sustentável.
 

Inscreva-se aqui!

 
Qualidade da Água
A demanda por uso de água no Brasil é crescente, com aumento estimado de aproximadamente 80% no total retirado de água nas últimas duas décadas. A previsão é de que, até 2030, a retirada aumente 24%. O histórico da evolução dos usos da água está diretamente relacionado ao desenvolvimento econômico e ao processo de urbanização do país. (ANA, 2018)
Essa conjunção de fatores leva à necessidade de métodos de gestão de água que sejam eficientes e sustentáveis. Frente a isso, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), atuando proativamente nesse contexto, elaborou duas normas que abordam, promovem e difundem práticas ligadas à gestão integrada de recursos hídricos: conservação de água em edificações e uso de fontes alternativas não potáveis em edificações.
 
Apresentação de Case Residencial
Cada dia mais pessoas buscam uma vida sustentável, que tenham integração com a natureza. Este projeto apresenta tecnologias simples que podem promover a sustentabilidade, nele a produção de alimentos, energia e reuso de água, seguem os preceitos da permacultura.
A Casa das Birutas foi projetada para ser uma residência com elevado grau de autossuficiência, onde a produção de alimentos e aplicação de sistemas de geração e reaproveitamento dos recursos naturais, possam ser utilizados em outras residências. As soluções implantadas usam como referência os preceitos da permacultura e foram executadas dentro das normas locais e regionais.
 
Zero Waste
Na versão LEED V4.1 (O+M: Existing Buildings – Purchasing) foi incluída uma nova opção para escolha de materiais que possam contribuir para reduzir os danos ambientais causados por materiais e produtos comprados, usados, instalados e descartados durante as operações e a manutenção de edifícios. Esse crédito passa a aceitar também produtos fabricados em processos que obtiveram a certificação de sua minimização de resíduos durante as operações.
 
Habitação Social
Após 10 anos do lançamento do PMCMV podem se fazer análises do desempenho energético das unidades habitacionais, da evolução dos requisitos normativos e métodos construtivos, e da inserção de energias renováveis, a fim de traçar cenários e tendências futuras da habitação social no Brasil. Em vista da importância do Programa para o setor da construção e para a economia brasileira, apresentaremos uma análise crítica multi-disciplinar que visa a sustentabilidade e a superação dos desafios em política habitacional, urbana e social.
 
Além das palestras principais traremos também uma série de conteúdo extra para você aprimorar mais ainda seu conhecimento sobre construções sustentáveis!
 

Faça já sua inscrição gratuita e não perca esta oportunidade!!

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.