fbpx

Série: Green Buildings no combate a COVID-19

Publicado em 17 . 04 . 2020

As três primeiras iniciativas de colaboração, conscientização e engajamento para superarmos as barreiras desse desafio comum

 

 

O Green Building Council Brasil, juntamente com seus Membros, reforça o aspecto de liderança interdependente do nosso movimento, e o encorajamento a cada profissional, em assumir protagonismo na transformação que quer para o mercado da construção. Já tivemos como conceito do nosso evento a ideia do “Poder de um Só”, que representa a força intrínseca de cada profissional, que quando manifestada genuinamente constrói grandes “obras”.

E é justamente nesse momento, diante a ameaça pandêmica da COVID-19, onde vivemos restrições e isolamento, incertezas e indignação, medo e perdas, que também identificamos oportunidades de aprender com o cenário e lutar contra os efeitos mais danosos dessa situação.

As circunstâncias que vivemos nos põem a pensar de forma semelhante a sustentabilidade. Evidenciar o dever da colaboração pela unicidade, onde tudo está relacionado.

O GBC Brasil continuará empenhado a identificar ações que possam contribuir nesse momento desafiador, onde cada um está experimentando situações distintas. As primeiras atividades que foram realizadas e/ou planejadas, são:

  •  Como forma de motivar e entreter os profissionais durante as primeiras semanas de isolamento, disponibilizamos gratuitamente no mês de março, quatro cursos de curta duração e mais de oitenta sessões técnicas educacionais da nossa Plataforma Online de Educação. Recebemos a participação de 4.100 profissionais. A iniciativa também abraçou quem estava desempregado e via seu prazo de realocar-se no mercado estendido, ou aqueles que ficaram desempregados e obtiveram uma motivação especial, ou aqueles ávidos por novidade e conhecimento… enfim, uma iniciativa que ofereceu benefício a um grupo diverso de profissionais, que vivem experiências distintas diante do problema comum.
  •  Fraternidade incondicional. Estamos auxiliando e estimulando nossas empresas Membros e os profissionais seguidores a ações altruísticas que agregam valores imensuráveis e despontam como riquezas que sequer a COVID-19 consegue nos tirar. Pedimos doações a duas Entidades, o Instituto Favela da Paz, referência internacional em tecnologias sustentáveis e na disseminação da cultura de paz. O Instituto mapeou famílias do seu bairro, Jardim Nakamura, localizado no extremo sul da cidade de São Paulo, e oferecerá auxilio mensal as famílias que necessitam de recursos para compra de alimentação, limpeza, higiene e medicamentos (https://benfeitoria.com/faveladapaz2020). O nosso parceiro CRIA de Curitiba, também está arrecadando alimentos e produtos de higiene pessoal para doar a pessoas e famílias de vulnerabilidade social e em situação de rua, sendo que o auxílio pode ser feito através do http://vaka.me/981592 .
  •  Compartilhando as melhores práticas. Publicaremos uma série de artigos e entrevistas com experts da área de “facilities” e operações, abordando como as empresas de green building estão se adaptando e contribuindo no combatendo à pandemia COVID-19, e outras enfermidades ou dificuldades que podem surgir em decorrência dos efeitos colaterais do cenário que vivemos.

A série de conteúdo sobre como “Os Green Buildings estão Combatendo a COVID-19, compartilhará políticas internacionais de adaptação de lojas de varejo para atendimento ao público, mobilização de industrias para a produção de produtos essenciais ao setor de saúde contra a pandemia, identificação de cuidados necessários para salvaguardar a edificação durante o período de pouco uso, tecnologias e soluções de higienização e controle da qualidade interna do ar, protocolos de manutenção e operação nos empreendimentos corporativos e residenciais…

Iniciaremos com artigos e entrevistas com os conselheiros Marcos Bensoussan, Diretor da Divisão de Águas da NSF (National Sanitation Foundation) no Brasil, e Paulo Mancio, Senior Vice President Design, Technical & Construction da Accorhotels para América Latina, a Celina Antunes, CEO para a América Latina da Cushman & Wakefield, Manoel Gameiro, Diretor Comercial da Ecoquest e o José Roberto Graiche Júnior, Presidente da Graiche Administradora de Imóveis e Presidente da AABIC (Associação Administradoras Bens Imóveis Condomínios), Daniella Abreu, Sócia Diretora da Sustainpolis Developments…

Os green buildings são essenciais para a saúde, conforto e bem-estar de seus ocupantes, contribuindo como espaços seguros contra a transmissão de bactérias ou vírus como a COVID-19. Ademais, esse movimento é percursor em reforçar através de ferramentas de certificações, os aspectos de qualidade interna do ar, conforto, biofilia, ventilação e iluminação natural, entre outras práticas que promovem saúde e qualidade de vida a todos. Juntos venceremos mais um desafio e nos fortaleceremos ainda mais como movimento de transformação, pautado em uma visão sistêmica, e essencial à sociedade diante este novo cenário de interdependência das nossas relações humanas e econômicas.

 

 

_
por Felipe Augusto Faria, CEO GBC Brasil

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.