fbpx

LEED e o advento dos edifícios saudáveis

Publicado em 21 . 06 . 2022

O movimento de green buildings das últimas décadas tem sido amplamente focado em lançar o business case de “tornar-se verde” – ou seja, economias financeiras geradas por meio de medidas de conservação de energia. Muitos gravitavam em torno dos aspectos do LEED que avaliavam o desempenho com base na economia de custos de energia.

Medindo o desempenho

De acordo com o Global Real Estate Sustainability Benchmark (GRESB), mais de US$ 7 trilhões em investimentos imobiliários acompanham o desempenho de edifícios verdes, mas esse investimento foi impulsionado pela busca de 1% do custo para operar nossos edifícios em termos de energia, resíduos e água.

Podemos quantificar mais objetivamente o “custo pessoal” de nossos edifícios. Os dados nos mostram como um investimento no edifício é um investimento na empresa. Por exemplo:

  • Uma pesquisa estimou ganhos de produtividade do colaborador variando de 2 a 10% com melhorias na qualidade do ar interno.
  • O trabalho de Don Milton, da Universidade de Maryland, mostrou que edifícios mais saudáveis ​​estão associados a 1,6 dias a menos de absenteísmo devido a doença a cada ano.
  • Em seu livro recente, Healthy Buildings: How Indoor Spaces Drive Performance and Productivity, Joseph Allen e John Macomber, da Universidade de Harvard, sintetizaram e expandiram as evidências sobre os impactos da qualidade ambiental interna no capital humano para demonstrar que dobrar as taxas de ventilação em nossos edifícios pode aumentar a receita líquida de uma empresa “que trabalha com conhecimento” em mais de 10% – mesmo pagando mais pela energia através do aumento da ventilação e pagando mais ao proprietário pelo aluguel (considerando que edifícios mais saudáveis ​​atrairão inquilinos de maior valor).

De acordo com algumas estimativas, a ordem de grandeza do aluguel de um inquilino comercial é aproximadamente dez vezes maior que os custos de energia, enquanto a folha de pagamento e os benefícios somam cerca de 100 vezes mais do que os custos de energia. Em outras palavras, uma sede corporativa focada em reduzir os custos de energia em 50% atendeu apenas a 0,5% dos gastos totais da empresa.

Certamente, na corrida para evitar os piores efeitos das mudanças climáticas globais, a intensidade total de carbono de nossos edifícios deve continuar sendo a prioridade máxima. No entanto, assim como devemos manter estes esforços, também devem ecoar os benefícios sociais e econômicos de edifícios mais saudáveis. Nas palavras de Allen e Macomber, o movimento de construção sustentável agora está em um nexo “edifício-energia-saúde-clima-resiliência”.

LEED e a saúde humana

Diante de tudo isso, por onde começamos com um novo projeto?

Compreensivelmente, um esforço para responder substancialmente a uma infinidade de considerações ambientais, econômicas e de saúde humana em um projeto de um edifício pode ser desafiador. A batalha geralmente é vencida ou perdida durante o estabelecimento de metas do projeto. Sem resultados de projeto claros e quantificáveis, as aspirações da construção sustentável podem permanecer no éter e dar lugar às pressões dos capitais de recursos limitados de orçamento e cronograma.

Como uma equipe de projeto pode garantir que haja uma abordagem clara e equilibrada para as metas de green building? Uma solução é a certificação LEED. O LEED exige um padrão mais alto para o desenvolvimento do local, desempenho energético, eficiência hídrica, qualidade do ar e gerenciamento de resíduos. Um projeto LEED é revisado por uma terceira parte e inclui requisitos para o comissionamento do edifício – ambos oferecem maiores garantias de que o proprietário do edifício receba o que acha que está pagando. A própria pesquisa do autor mostrou que a maioria dos projetos LEED pode ter um retorno econômico em menos de cinco anos – antes que qualquer impacto na saúde humana seja levado em consideração.

Como mostra o relatório LEED in Motion: Health, 65 pré-requisitos e créditos no sistema de certificação LEED para Novas Construções em sua versão 4 estão vinculados a estratégias que promovem a saúde e o bem-estar dos usuários do empreendimento. Cada estratégia sozinha é benéfica, mas uma combinação é mais eficaz – e não apenas para quem trabalha no edifício, mas também para a comunidade, cadeia de suprimentos e escala global.

Este é apenas o começo da mudança de foco do movimento de construção sustentável para a saúde humana. Com o surgimento da eletrificação de edifícios e descarbonização da rede, as prioridades de eficiência energética cada vez mais darão lugar a considerações sobre os impactos de nossos edifícios na saúde humana.

Você está testemunhando a ascensão do movimento das construções sustentáveis.

O tripé da sustentabilidade de John Elkington nunca esteve tão vivo. O futuro dos edifícios verdes são edifícios saudáveis. Edifícios saudáveis melhoram o desempenho humano. O desempenho humano melhora o desempenho dos negócios.

 

_
por Daniel Overbey, via USGBC

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.