fbpx

LEED On: Aprimorando a biodiversidade em todo o mundo

Publicado em 19 . 03 . 2024

Abraçar os princípios da biodiversidade e nutrir ecossistemas prósperos é fundamental para o Futuro do LEED. Nesta visão, o ambiente construído coexiste com os sistemas ecológicos, apoiando uma vida vibrante e sustentável para todos os habitantes. Projetos LEED e SITES destacam-se como exemplos brilhantes, mostrando o comprometimento notável de nossa comunidade de construção sustentável em promover a biodiversidade, integrar elementos de design biofílico e implementar sistemas de energia e água que oferecem benefícios substanciais.

Os créditos de Terrenos Sustentáveis do LEED desempenham um papel crucial no aprimoramento da biodiversidade, incentivando a preservação e restauração de sistemas ecológicos, incluindo a conservação da biodiversidade, por meio de uma seleção e desenvolvimento cuidadosos dos locais. Projetos podem obter pontos ao implementar estratégias como proteção ou restauração de habitat, promoção de plantio de espécies nativas e minimização de perturbações ao ambiente circundante durante a construção.

Desde o início do planejamento de um projeto, as equipes devem considerar estratégias de design baseadas na natureza e na biofilia para reconectar os ocupantes com a natureza. O design biofílico vai além da estética e tem um potencial imenso para reduzir significativamente as emissões de CO2, aprimorar a biodiversidade de plantas e animais, e regular eficientemente a temperatura dos edifícios. A incorporação de elementos como telhados verdes, jardins verticais e iluminação natural não apenas melhora a experiência humana, mas também cria habitats para diversas espécies.

Sistemas de energia e água desempenham um papel crucial no apoio a ecossistemas prósperos. A integração de fontes de energia renovável e a implementação de tecnologias e sistemas eficientes de água podem reduzir significativamente o impacto ambiental dos edifícios, ao mesmo tempo que protegem os ecossistemas e promovem a resiliência.

Um exemplo internacional impressionante é o distrito de Porta Nuova, em Milão, onde um parque de 100.000 m2 abriga mais de 100 espécies botânicas e 500 árvores mescladas com áreas verdes abertas para os moradores explorarem. Ao lado do parque, as torres Bosco Verticale, classificadas LEED Gold, incorporam 90 espécies diferentes de flores, arbustos e árvores em suas estruturas de “floresta vertical”, capazes de absorver 30 toneladas de dióxido de carbono a cada ano.

Projetos LEED e SITES servem como inspiração para o futuro do desenvolvimento sustentável. Ao priorizar a biodiversidade, incorporar design biofílico, apoiar a produção local de alimentos e implementar sistemas eficientes em termos de energia e água, nosso ambiente construído pode coexistir harmoniosamente com os sistemas ecológicos. Como profissionais de sustentabilidade, devemos continuar abraçando esses princípios, trabalhando para um futuro onde nossos edifícios e paisagens promovam a vida para todos os seres.

 

__

Por Karema Seliem, via USGBC

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.