fbpx

LEED v4.1 para Operação e Manutenção de Edifícios

Publicado em 24 . 07 . 2018

A versão 4.1 do LEED já é uma realidade para Operações e Manutenção de Edifícios.

 
“Estamos empolgados em apresentar o LEED v4.1 em versão beta, a mais recente atualização do Referencial LEED”, disse Melissa Baker, vice-presidente sênior do Núcleo Técnico do USGBC. “As mudanças feitas no referencial simplificam e agilizam o processo de certificação para projetos de todos os tipos. O lançamento do LEED v4.1 é um passo fundamental para concretizar nossa visão de edifícios verdes para todos ainda nesta geração ”.
Mahesh Ramanujam, Presidente e CEO do USGBC, colocou em contexto o novo movimento do LEED: “O fato é que agora vivemos em um mundo muito diferente do que em 2009, quando o LEED v4 foi lançado, mas com o LEED v4.1, um referencial atualizado para o mercado de hoje, conseguiremos ir muito além”.
O primeiro a ser lançado foi o LEED v4.1 O+M, o referencial para edifícios existentes que estão passando por melhorias ou retrofit. Aplica-se a Edifícios, Escolas, Varejo, Hotéis, Datacenters e Galpões e Centros de Distribuição Existentes.
E outra novidade no LEED v4.1 O+M é que agora poderá também ser aplicado em Interiores Existentes, onde no passado era apenas edifício inteiro.
Um esforço Herculano foi feito para simplificar e dinamizar o LEED v4.1 O+M. A determinação era que o referencial seria atualizado para o mercado atual, fornecendo modelos para políticas e, de outra forma, simplificando os requisitos dos créditos. Isso resultou no que pode ser a atualização mais abrangente, de modo que agora a maioria dos pontos disponíveis são baseados em desempenho.
Ao concentrar-se em desempenho e no uso de dados como documentação, o LEED v4.1 incentiva a liderança, a transparência e a inclusão, “O LEED v4.1 é mais acessível e ágil, e a versão beta permitirá que as equipes de projeto se envolvam com o referencial à medida que continuamos a fazer melhorias.”, disse Melissa.
Usando a plataforma Arc para gerar os dados, os proprietários de edifícios existentes podem visualizar a pontuação de desempenho de um empreendimento dividida em cinco categorias – Energia, Água, Resíduos, Transporte e Experiência Humana.
É claro que não existe uma “certificação” Arc, mas a plataforma irá prosperar e crescer por sua integração com o LEED v4.1. O Arc é uma plataforma de tecnologia que oferece ferramentas on-line para classificação de empreendimentos, e está disponível gratuitamente para todos os projetos registrados e certificados LEED.
O LEED v4.1 não é uma mudança de versão completa do referencial, mas é o que está sendo descrito como “a próxima evolução” do referencial, daí a mudança de nomenclatura de v4 para v4.1, e não v5.
O LEED v4.1 O+M está disponível para uso agora, em versão beta, que será executado simultaneamente com um processo de aprovação que incluirá comentários públicos e uma votação dos membros em 2019.
Você pode ver o resumo de alterações, scorecards e outros documentos no site do USGBC.
Será vantajoso buscar a certificação LEED v4.1 durante este período beta, já que o GBCI terá equipes técnicas designadas exclusivamente para a boa implementação do LEED O+M v4.1.
 

Pronto para saber mais?

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.