fbpx

Melhores edifícios, cidades e comunidades resultam em vidas melhores

Publicado em 04 . 08 . 2020

Por mais de duas décadas, o LEED forneceu uma estrutura para projetar, construir e manter edifícios sustentáveis ​​de alto desempenho. Como resultado, milhões de pessoas em 178 países estão vivendo, trabalhando e aprendendo em edifícios com certificação LEED. Isto mudou fundamentalmente a maneira como pensamos sobre edifícios e transformou a indústria da construção civil. Agora, o LEED também está revolucionando nossas comunidades e cidades.

É por isso que o USGBC vem expandindo sua visão para impactar cidades e comunidades. Reconhecendo que eles não possuíam uma maneira consistente de medir desempenho e sustentabilidade, introduzimos dois novos programas de certificação em dezembro de 2016, o LEED for Cities e o LEED for Communities. Formalmente conhecido como LEED para Cidades e Comunidades, projetado para ajudar líderes a medir seu impacto, melhorar a sustentabilidade e desenvolver planos para energia limpa, água, lixo, transporte e muitos outros fatores que contribuem para a qualidade de vida.

O objetivo é transformar a maneira como as cidades e comunidades são operadas para melhorar o padrão de vida das pessoas e incentivar a melhoria contínua. Afinal, melhores prédios, cidades e comunidades resultam em vidas melhores.

110 cidades e comunidades no mundo foram certificadas sob o LEED for Cities and Communities. Cidades certificadas incluem: Chicago, Washington D.C., Lancaster, San Jose, Savona, Phoenix, Seattle, Atlanta, Hoboken, Franklin, Atlantic Beach, Santa Fé, Orlando e outros. Comunidades certificadas incluem: Arlington County, San Diego County, Golden Triangle Business Improvement District em Washington D.C., Aeroporto Internacional de Atlanta, Stuyvesant Town, Peter Cooper Village em Nova York, Songdo International Business District e outros.

Edifício por edifício, rua por rua, bairro por bairro – e agora cidade por cidade, os espaços com certificação LEED estão transformando vidas. Com a recente certificação LEED Platinum, o Golden Triangle Business Improvement District em Washington D.C. tornou-se um exemplo das muitas maneiras que o LEED pode ser usado para apoiar pessoas, empresas e bairros.

Melhores Edifícios

Localizada em um edifício LEED Gold no centro de D.C., a sede do USGBC é um dos três espaços com certificação LEED dentro do edifício.

  • Em 2010, o escritório do USGBC se tornou o primeiro a certificar sob o sistema de classificação LEED 2009 ID+C (Interior Design & Construction).
  • A equipe de facilities continua a manter o mais alto nível de desempenho para os funcionários do USGBC, monitorando energia, resíduos, água, transporte e experiência humana na plataforma de desempenho Arc.
  • Como resultado de seu compromisso com a melhoria contínua, o espaço foi re-certificado LEED Platinum em junho de 2019, já sob o LEED v4.1.

Faça um tour virtual pelo espaço para ver as várias maneiras pelas quais ele apoia as pessoas e o planeta.

Sede do USGBC em Washington, D.C.

Melhores Comunidades

O USGBC faz parte do Golden Triangle Business Improvement District (GTBID), que em 2019 alcançou o LEED Platinum sob o LEED for Communities. Como a primeira melhoria em um distrito de negócios com certificação LEED do mundo, o GTBID usa o LEED para demonstrar como está criando um ambiente limpo, seguro e vibrante para mais de 89.000 pessoas. Através de parcerias e iniciativas estratégicas, os visitantes experimentam:

  • Mais de 63 edifícios certificados pelo LEED, representando 42% da área total construída do GTBID, o que ressalta o valor dos projetos sustentáveis para o bem-estar das pessoas e o benefício da eficiência energética para proprietários e investidores.
  • Mais de 400 bicicletários, bem como ciclovias protegidas, para ajudar a incentivar o transporte alternativo e seguro pelo bairro.
  • Seis jardins de chuva – com mais 10 previstos para o final de novembro – que capturam e filtram milhões de litros de escoamento de águas pluviais anualmente e fornecem refúgio e local de descanso para polinizadores e pessoas.
  • Corredores mais ecológicos e uma cobertura de árvores expandido que exigiam a conversão de mais de 1.000 metros quadrados de asfalto e concreto em espaço verde, adicionando 400 metros quadrados adicionais à área.

Parque Duke Ellington no Golden Triangle District.

 

Melhores Cidades

Nas palavras do prefeito Muriel Bowser, do Distrito de Columbia: “É do melhor interesse da segurança, economia e futuro de Washington, DC levar a sustentabilidade e a resiliência a sério”.

  • A cidade tornou-se LEED Platinum. Foi a primeira cidade com certificação LEED do mundo (2017). A cidade abriga mais de 1.620 edifícios com certificação LEED e foi o primeiro distrito de aprimoramento de negócios com certificação LEED.
  • Ano após ano registra mais metros quadrados de espaço com certificação LEED por pessoa do que qualquer outro estado do país.
  • O LEED for Cities serve como uma ferramenta valiosa para o Distrito, pois trabalha em direção às metas descritas em seu Plano D.C. Sustentável, ajudando a cidade a acompanhar o progresso e os resultados para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, apoiar a inovação de energia limpa e focar na prosperidade e habitabilidade inclusivas em todas as oito áreas.

Washington D.C., cidade LEED Platinum

Toda certificação LEED apoia a visão do USGBC de edifícios e comunidades que regeneram e sustentam a saúde e a vitalidade de toda a vida dentro de uma geração.

Nos últimos 25 anos, o LEED se concentrou em criar a estrutura que explica o que significa ser um edifício verde – definindo esse padrão para a nossa primeira geração. Agora, ao olharmos para a próxima geração, devemos considerar como as decisões que tomamos hoje afetarão o desempenho de amanhã.

A próxima fase do nosso trabalho deve integrar perfeitamente edifícios nas comunidades para garantir um futuro sustentável para todos nós. O foco nos resultados gerados pelos nossos esforços de sustentabilidade nos incentivará a elevar os padrões para que possamos melhorar verdadeiramente a saúde dos cidadãos, proporcionar crescimento econômico e tomar as decisões corretas para o nosso planeta, nossos recursos e nossos semelhantes.

Devemos pensar além dos próprios edifícios.

 

_
por Vatsal Bhatt, Vice-Presidente de Comunidades, USGBC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.