fbpx

Procobre - Instituto Brasileiro do Cobre

glycon.garcia@copperalliance.org.br

11 3816 6383

http://www.procobre.org

Descritivo Institucional:

O Instituto Brasileiro do Cobre, instituição sem fins lucrativos, é membro da Internacional Copper Association (ICA), líder mundial na promoção do cobre. Com mais de 500 associados e com presença em 60 países, o ICA/Procobre tem como missão gerar demandas para os produtos de cobre, difundir informações sobre os atributos técnicos e científicos do material, fomentar pesquisas e desenvolver processos e produtos tecnológicos, criando novos usos para o metal. No Brasil há mais de 20 anos, tem sólida base de relacionamento com governos, ONGs, órgãos reguladores, indústria e usuários promovendo projetos, estudos de mercado, pesquisas em tecnologia, ações de comunicação, etc. Os programas desenvolvidos abrangem diversas áreas, destacando-se a eficiência energética, energia renovável, saúde pública, desenvolvimento sustentável e segurança nas instalações elétricas. Muitas das tendências de desenvolvimento sustentável dependem do cobre e das propriedades que o metal assegura em termos de eficiência energética, mobilidade elétrica, energia renovável, entre outros.

CASE DE SUCESSO

Estudos em Eficiência Energética – Recomendações para Políticas Públicas – Volumes 1

Esta publicação – Estudos em Eficiência Energética: Recomendações para Políticas Públicas – apresenta as atividades em eficiência energética em curso no País e propõe ações governamentais para promover  o tema, essencial para a competitividade e sustentabilidade do Brasil.

Em sua primeira parte, as  atividades  desenvolvidas  por ministérios e instituições públicas são revisitadas, com base em entrevistas junto aos responsáveis pelos programas e projetos.  A revisão permite afirmar que o Brasil apresenta um conjunto importante de iniciativas em eficiência energética e que  há oportunidades para reforçar as ações de estímulo à eficiência energética.

Na etapa seguinte à identificação das atividades, o estudo caracteriza cada uma das ações de eficiência energética, diferenciando-as em i) ações de caráter compulsório e abrangente  e ii) ações de caráter voluntário e restritivo. Adicionalmente, são recomendadas estratégias  como a manutenção e integração dos atuais programas e ações de eficiência energética e o desenvolvimento de uma base de dados compartilhada, o que é realizado mediante a apresentação de nove projetos, em caráter preliminar, para o avanço da eficiência energética no Brasil.

https://www.procobre.org/pt/publicacion/estudos-em-eficiencia-energetica-recomendacoes-para-politicas-publicas-volumes-1-e-2

O que procura?