fbpx

Sustenge Engenharia

brunasantos@sustenge.com.br

62 98209 2721

http://www.sustenge.com.br

Descritivo Institucional:

A SUSTENGE - Engenharia Sustentável, desde 2016, realiza estudos ambientais e viabiliza soluções de engenharia com foco em sustentabilidade para negócios que desejam trilhar o caminho do equilíbrio social, ambiental e financeiro. Junto com nossos clientes já economizamos mais de 3 milhões de m³ de água, desviamos mais de 160 toneladas de resíduos de aterros e conquistamos 6 certificações, inclusive, o primeiro empreendimento certificado GBC Brasil Condomínio.

CASE DE SUCESSO

1º GBC Condomínio certificado do Brasil

Empreendimento residencial pioneiro na Certificação GBC Brasil Condomínio que entrou no processo a convite da organização, devido à práticas voltadas à sustentabilidade já incorporadas na concepção do projeto, portanto, alguns itens foram repensados e remodelados para obtenção do Selo Verde em 2017.

Com área total de 32.890,64 m², o empreendimento possui soluções implementadas que permitiram a obtenção da certificação. Dentre os destaques que contribuíram para 20% de economia de energia em relação a um projeto convencional, destacam-se o aquecimento solar em 100% dos chuveiros das UHs e área comum, energia solar instalada na fachada com capacidade para iluminação de subsolos no período noturno e a iluminação LED com eficiência de 75 lm/W em toda área comum do empreendimento.

A economia de água do projeto atingiu 30% de economia, devido a implantação de Estação de Tratamento de Água Cinza para tratamento de água proveniente de chuveiros e lavatórios e destinadas, após tratamento, para uso em bacias sanitárias, irrigação de área permeável, limpeza de área comum e lavagem de carros. Dimensionamento de pontos hidráulicos com vazões reduzidas em chuveiros e lavatórios, e instalação de louças e metais com dispositivos economizadores.

Todas as tintas adquiridas para o empreendimento foram à base d’água e foram desviados cerca de 95% de resíduos do aterro sanitário, sendo em sua maioria, reciclados no próprio canteiro de obras como blocos de vedação de concreto, os quais foram doados para construção de casas populares a funcionários da obra.

Além da ação social voltada aos funcionários, o empreendimento disponibilizou presença estendida no pós-entrega para atendimento das questões básicas de instalação, bem como a orientação e reforço na cultura dos condôminos com relação aos itens de sustentabilidade, a fim de garantir a eficiência e longevidade dos mesmos.

O que procura?