fbpx

Zanettini Arquitetura Planejamento e Consultoria

zanettini@zanettini.com.br

11 3849 0394

http://www.zanettini.com.br

Descritivo Institucional:

Reconhecido como um dos principais escritórios do segmento no Brasil, com mais de 50 anos de história, a Zanettini Arquitetura é uma empresa de excelência em design arquitetônico contemporâneo, planejamento urbano e consultoria para a construção civil. É também responsável pelo desenvolvimento de grandes projetos que se destacam no cenário da sustentabilidade, da eco-eficiência e dos green buildings brasileiros.

Projetos de centros de pesquisas, centros de educação ambiental, áreas corporativas, escolas, hospitais, clínicas, centros esportivos, centros de treinamento, bancos, shopping-centers, galpões industriais, revitalização de edifícios e centros urbanos, edifícios comerciais, layout de mobiliário, habitações uni e plurifamiliares e arquitetura de interiores estão entre os diversos segmentos da cadeia de construção civil desenvolvidos com a marca ZANETTINI ARQUITETURA.

Em sua trajetória profissional, o Arquiteto Titular Siegbert Zanettini recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais, sendo o último, o Prêmio Internacional do World Green Building Council, em San Francisco, USA, pela sua atuação e empreendedorismo. O prêmio reafirmou a posição da Zanettini Arquitetura no cenário contemporâneo, na vanguarda pioneira e inovadora onde vem desenvolvendo há décadas, novas tecnologias e sistemas de qualidade com ótimas condições ambientais.

Vídeo:

CASEs DE SUCESSO

Ampliação do Centro de Pesquisas Petrobras CENPES

A área da construção original foi ampliada de 122.000 para 305.000 m²

O projeto de ampliação do Centro de Pesquisas da Petrobras

elaborado por Siegbert Zanettini em co-autoria com

José Wagner Garcia se transformou no principal ícone da

sustentabilidade no Brasil. Com uma arquitetura limpa e

eco-eficiente, engloba urbanização, sistemas de conforto

ambiental, eficiência energética e de recomposição dos

ecossistemas naturais.

Prêmios:2011 – Green Building Brasil – categoria Obra Pública Sustentável

  • 2012 – Green Nation Fest – categoria Arquitetura Sustentável
Fórum do Meio Ambiente e da Fazenda Pública Brasília, DF

Área Total Construída: 6.282,36 m²

Com a participação de todos os profissionais

envolvidos nas linhas projetuais, a Zanettini

Arquitetura aproveitou ao máximo a

iluminação natural e a ventilação cruzada nos

ambientes, garantindo assim a redução do uso

de iluminação artificial e do ar-condicionado,

o que resultou em economia de energia.

Hospital Mater Dei Salvador

Trata-se de uma experiência inusitada de projeto para um Hospital de alta complexidade.

A adoção da forma cilíndrica surgiu da situação privilegiada para um hospital que se situa na parte alta no Rio Vermelho local tradicional de Salvador junto a faixa litorânea.

A colocação de todo o setor de internação distribuído em nove pavimentos de um edifício de 100 metros de altura e que se situa na parte superior do edifício com 288 leitos de internação e 80 de UTI adulto e infantil todos com a vista do mar cobrindo um visual que vai do Farol da Barra à região de Itapuã.

A forma se justifica ainda, por situar-se numa curva de encontro das Avenidas Vasco da Gama e Anita Garibaldi, duas vias arteriais de grande movimento com um encontro circular concordante entre as mesmas.

Acresce o fato de que pelas condições geológicas de local a área de 8.000m² se situa sobre solo rochoso impedindo a colocação de nove pavimentos de garagem com 744 vagas, locadas na parte intermediária do edifício, cujas circulações de acesso às mesmas e as rampas entre pavimentos se acomodam em círculos contínuos sobrepostos.

Como também por situar-se numa área circundada por três vias possibilitou acessos de pedestres junto à avenida Vasco da Gama de veículos ambulâncias e cargas pela rua local Dr.Romulo Serrano e saída em nível mais alto no 3º pavimento para a Avenida Anita Garibaldi.

Ainda todas as funções de pacientes externos, internação e alta e pessoal (médicos, enfermagem, serviços) encontraram na forma adotada uma condição natural de locação.

A estrutura metálica adotada para todo o complexo acompanha a condição radio-concêntrica com solução mista aço-concreto eliminando a necessidade de tratamento entumecente da mesma.

Atendendo todas normas técnicas de segurança, acessibilidade, setorização, fluxos e sustentabilidade o complexo acomoda uma praça descoberta com jardins, capela ecumênica e locais de deambulação de pacientes acompanhantes e pessoal fazendo a transição da forma inferior que contém todas as atividades do hospital com o bloco superior de internações, todas de última geração com sistemas de comunicação, controle e operação ocupando lugar de destaque na área médica de Salvador.

Retrofit das fachadas Hospital Albert Einstein-Morumbi

Conceber edifícios hospitalares requer uma integração cada vez maior entre a arquitetura e a área da saúde. Dessa forma, as Instituições têm investido em estratégias para atualizar e integrar o hospital ao contexto social e urbano, como por exemplo, conciliando a mais alta especialização médica e o respeito pela integridade individual de pacientes.

Dentre essas ações arquitetônicas de atualização, as obras de fachadas dos hospitais se destacam pela importância na transmissão da sensação de confiabilidade aos pacientes. Seguindo essa concepção, o Hospital Albert Einstein, da unidade Morumbi SP, realizou um projeto de revitalização das fachadas dos blocos A, B e D, nova entrada principal com complexo e do “Atrium” central.

Segundo o presidente da Zanettini e responsável pela obra no Hospital, Siegbert Zanettini Arquitetura, o retrofit foi realizado com uma única linguagem para que integrasse o tratamento externo para esses blocos. “Avaliamos o projeto e implementamos soluções específicas para cada local, com o detalhamento formal e técnico para o exterior. Isso possibilitou que a equipe médica organizasse fluxos, propondo layouts e novos ambientes”.

Seguindo a ideia de maior conforto no atendimento médico, a empresa realizou ações arquitetônicas diferenciadas, com alternativas de soluções industrializadas. “Instalamos painéis unitizados de vidro necessários nos locais de iluminação natural, além de chapas metálicas nos paramentos cegos, com várias opções de içamento e fixação dos painéis de vidro e ACM para todas as fachadas externas inclusivo dos pátios internos”.

O que procura?