fbpx

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Ciências da Computação e Dados da Universidade de Boston é um marco para a universidade. Ele transforma o horizonte, atende a louváveis metas de sustentabilidade e prioriza o design centrado no ser humano, maximizando a colaboração e a interconectividade. O projeto reúne os departamentos de matemática, estatística e ciência da computação, construindo uma comunidade entre os 3.000 estudantes, professores e funcionários. O complexo é organizado em um campus vertical.

Centro de Computação e Ciências de Dados da Universidade de Boston / KPMB Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada

Centro de Computação e Ciências de Dados da Universidade de Boston / KPMB Architects - Imagem 18 de 22

Corte

Elevando-se corajosamente sobre as margens do Rio Charles em 19 pavimentos e abrangendo 32.051,00 m² (34.5000,00 ft²), o Centro é o maior edifício operacional livre de combustível fóssil, sustentável e operacional em Boston. Reconhecido por seus volumes em balanço que apresentam tanto persianas diagonais de cor marrom-avermelhada (para minimizar o ganho solar e maximizar o sombreamento) quanto fachadas espelhadas brilhantes em diagonal, que repousam sobre a cortina de vidro triplo que reveste a estrutura. Além de contribuir para a estética linear diferenciada do edifício, esses elementos do projeto também contribuem para os esforços de conforto e sustentabilidade, mantendo o edifício mais quente no inverno e mais fresco no verão.

Centro de Computação e Ciências de Dados da Universidade de Boston / KPMB Architects - Imagem 12 de 22

Implantação

O embasamento se projeta sobre a Commonwealth Avenue para completar a paisagem urbana e gerar o máximo de animação no térreo da avenida. Altamente transparente e poroso, ele funciona como um pórtico urbano de chegada, estudo e reunião. O Centro foi concebido para funcionar como um bairro acadêmico ascendente com pavimentos inferiores dedicados à matemática e estatística, níveis intermediários para ciência da computação e superiores para trabalho interdisciplinar e espaço público. Um átrio central une professores e alunos em um espírito colaborativo e uma escada interconectada emerge entre os 138 pavimentos para conectar várias disciplinas, nutrir a polinização cruzada de ideias e provocar encontros inesperados.

Centro de Computação e Ciências de Dados da Universidade de Boston / KPMB Architects - Fotografia de Exterior, Fachada

© Tom Arban

O projeto estabelece um novo e ambicioso precedente de sustentabilidade para futuros edifícios acadêmicos em Boston e além. Alinhado com o Plano de Ação Climática da Universidade de Boston, que visa reduzir as emissões de carbono da instituição a zero até 2040, o Centro pretende alcançar a certificação LEED Platinum e é 100% livre de combustível fóssil operacional, com um sistema geotérmico de circuito fechado que aquece e esfria o edifício por meio de um sistema de bomba de calor geotérmica.

Centro de Computação e Ciências de Dados da Universidade de Boston / KPMB Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Viga

© Tom Arban

Centro de Computação e Ciências de Dados da Universidade de Boston / KPMB Architects - Imagem 13 de 22

Planta Primeiro Pavimento

Centro de Computação e Ciências de Dados da Universidade de Boston / KPMB Architects - Imagem 14 de 22

Planta Segundo Pavimento

O edifício utiliza fontes de energia renováveis e alternativas, incluindo sistemas de recarga de água subterrânea e sistemas de sombreamento externo de última geração. Os espaços internos abertos aproveitam a posição exclusiva do Centro no coração de Boston, com vistas amplas do rio em três lados do edifício. As salas de aula e espaços de colaboração são iluminados com abundância de luz natural, com janelas do piso ao teto para lembrar os estudantes imersos no mundo digital a se inspirarem no mundo natural e lembrarem da conexão entre tecnologia e humanidade. As paredes do quadro branco em todo o núcleo estimulam a ideia colaborativa enquanto exibem os processos.

Centro de Computação e Ciências de Dados da Universidade de Boston / KPMB Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela

© Tom Arban

Centro de Computação e Ciências de Dados da Universidade de Boston / KPMB Architects - Fotografia de Exterior

© Tom Arban

O edifício de última geração inclui 12 salas de aula, dois laboratórios de informática, um café no térreo, vários espaços de colaboração e uma praça com bicicletário coberto. O campus vertical culmina em um espaço para eventos e um pavilhão ao ar livre com três pavimentos. Telhados verdes e terraços estão localizados em todo o Centro para conectar estudantes, professores e funcionários ao ambiente natural e oferecer vistas da cidade. Esses espaços abertos permitem uma maior conexão e colaboração entre os diversos departamentos que agora chamam o Centro de lar.

Centro de Computação e Ciências de Dados da Universidade de Boston / KPMB Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano

© Tom Arban


Via ArchDaily

Voltar

O que procura?