fbpx
SAP Labs Latin America | Fase 3 / Hype Studio + Triptyque - Fotografia de Exterior, Fachada, Urbano

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto do novo edifício para 850 funcionários da maior empresa de software corporativo do mundo. A premissa fundamental para definição do programa de necessidades que orientou este projeto foram as necessidades do SAP Labs Latin America, o crescimento previsto para os próximos anos e o conjunto de Guidelines globais da empresa. Soma-se a isso o desafio de imaginar novas formas de trabalho para ambientes mais modernos e dinâmicos. O projeto final é fruto da conciliação de todos esses interesses e diretrizes.

SAP Labs Latin America | Fase 3 / Hype Studio + Triptyque - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada

A Fase 3 é um edifício onde os colaboradores do SAP Labs tem instalações confortáveis, modernas, seguras e de altíssimo nível para desenvolver seu trabalho. Logo de início, passamos por um período significativo de reconhecimento, entendendo e refinando as necessidades da empresa e compreendendo a visão dos usuários finais sobre o que poderia ser melhorado com base na estrutura atual da empresa. Trata-se, evidentemente, de um trabalho bastante difícil: é notório que o edifício antigo ocupado pela SAP, construído em duas fases distintas (Fase 1 e Fase 2) mas operado como uma construção única, é uma edificação de singular caráter arquitetônico, impressionante em todo e qualquer aspecto que se possa julgá-lo.

SAP Labs Latin America | Fase 3 / Hype Studio + Triptyque - Fotografia de Interiores

SAP Labs Latin America | Fase 3 / Hype Studio + Triptyque - Imagem 26 de 36

SAP Labs Latin America | Fase 3 / Hype Studio + Triptyque - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, Viga

O entendimento deste caráter de excelência e a paixão que o edifício despertava nos colaboradores e visitantes foi fundamental para a compreensão de que a Fase 3 deveria ser um edifício silencioso, integrado ao conjunto de forma discreta, incorporando sistemas técnicos e construtivos de última geração que facilitassem o dia-a-dia da operação do Labs, criando um ambiente confortável e convidativo, auxiliando na atração e retenção dos melhores talentos.

SAP Labs Latin America | Fase 3 / Hype Studio + Triptyque - Fotografia de Interiores, Cadeira

SAP Labs Latin America | Fase 3 / Hype Studio + Triptyque - Imagem 30 de 36

SAP Labs Latin America | Fase 3 / Hype Studio + Triptyque - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, Viga

O foco na sustentabilidade, uma das marcas da SAP, está expresso tanto na Certificação Ambiental – Leed Gold – quanto na industrialização da enorme maioria das soluções da obra, que teve como premissa ter a maior parte de elementos fabricados offsite e apenas montados no local – como estrutura metálica, paredes em Drywall, fachada ventilada, entre outros. Parte desta definição foi o enorme desafio imposto logo de início: o edifício, com 14.000 m², deveria ser construído em no máximo 13 meses. A abrangência deste projeto é muito maior que a simples projeção do edifício, resultando também em uma integração adequada com o Campus da Unisinos, as vias do entorno, acessos e fluxos de veículos e pedestres, bem como na relação com as áreas de preservação ambiental que circundam o empreendimento.

O Projeto. O edifício do Labs Fase 3 está implantado em terreno adjacente ao complexo existente. Uma nova rua de acesso foi criada, nascendo na rua do Campus da Unisinos junto ao Pórtico 5, estendendo-se pelos lados Sul e Leste da Fase 3, encontrando a via existente do complexo. A leste desta nova via, teremos parte dos estacionamentos do complexo, construídos em uma discreta estrutura pré-fabricada com 3 andares. Os estacionamentos se complementam com o subsolo do edifício novo. O edifício foi projetado como um grande prisma de formas puras. Seus acabamentos – completamente envidraçado com proteção de brises têxteis nas fachadas Norte e Sul; fechado, com poucas aberturas e grandes planos cegos nas fachadas Leste e Oeste – são uma premissa de mantê-lo silencioso no seu entorno, dialogando com o edifício atual, que tem características plásticas semelhantes. O projeto possui ao todo quatro pavimentos: um subsolo, que contém estacionamento e salas técnicas; o Térreo, com áreas de trabalho, espaços colaborativos e de serviço; e o 1º e 2º pavimentos, onde ficam a maior parte dos espaços de trabalho.

SAP Labs Latin America | Fase 3 / Hype Studio + Triptyque - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga

SAP Labs Latin America | Fase 3 / Hype Studio + Triptyque - Imagem 34 de 36

O projeto foi pensado tendo dois grandes pátios centrais que articulam todos os espaços, também possibilitando aos colaboradores atividades ao ar livre, como reuniões, videoconferências e refeições. Um dos pátios está localizado no Térreo, enquanto o outro é elevado, localizado no 1º pavimento. Os salões de trabalho ficam nas fachadas Norte e Sul, fazendo uso das melhores visuais e facilidade do controle solar. No miolo da edificação, junto aos pátios, ficam as diversas salas de reuniões, foco, colaborativas, copas, etc. que compõe o programa de necessidades. Nas fachadas leste e oeste localizam-se baterias de sanitários, escadas de emergência e salas de reuniões maiores. O centro da edificação é ocupado por grandes cafés em todos os pavimentos.

SAP Labs Latin America | Fase 3 / Hype Studio + Triptyque - Fotografia de Interiores, Mesa, Madeira, Cadeira, Viga, Janela

O pavimento térreo tem seu perímetro recuado, criando uma pequena varanda que circunda todo o edifício, servindo de acolhimento e abrigo às intempéries. O novo edifício da Fase 3 se conecta ao edifício antigo através de um grande espaço comum – espaço que não constava no escopo original de projeto mas ficou claro para a equipe de arquitetos que seria fundamental. Uma grande arquibancada pensada para trabalhos colaborativos e eventos é o ponto focal do local. A função fim deste espaço será abrigar os eventos que o Labs recebe ao longo do ano, ao mesmo tempo que os colaboradores se apropriam dele no dia a dia para usá-lo das mais diversas formas.

SAP Labs Latin America | Fase 3 / Hype Studio + Triptyque - Fotografia de Exterior, Fachada

 

Via ArchDaily

Voltar

O que procura?