fbpx

Os escritórios de arquitetura Terra Capobianco e Galeria Arquitetos assinam o projeto Casa Treliça, uma construção de 464 m² no Alto de Pinheiros, São Paulo. Por meio da racionalidade dos sistemas construtivos, a arquitetura procurou produzir um espaço amplo e totalmente integrado à paisagem no entorno do lote de 533,35 m².

A implantação da residência parte de um programa de necessidades de aproveitamento máximo da ocupação do terreno. A intenção foi resolver, com poucos elementos, uma construção rápida e seca, em estrutura metálica, laje steel deck e fechamentos em steel frame.

Para isso, foram projetadas três treliças metálicas: duas nas extremidades longitudinais do volume principal, permitindo um vão de 15 m, livre de apoios, na área social; e a terceira no sentido transversal da largura total do terreno, configurando o volume suspenso da edícula, com 14 m de vão livre.

O aproveitamento visual do lote é ininterrupto. Menos de 1/5 da área do térreo possui vedações opacas, o que produz sensação de amplitude – potencializada ainda pelo pé-direito de 3 m. Assim, as salas de estar e jantar podem ser completamente abertas com painéis de correr de vidro, permitindo total integração com varanda, piscina e jardim.

Um caminho projetado com pisadas de concreto moldado in loco percorre o jardim até a área de lazer, com sauna e churrasqueira localizados sob a treliça da edícula.

Posicionada na área social térrea, uma escada metálica conduz ao primeiro pavimento, onde a treliça é revelada à contraluz do material translúcido thermoclick (chapa de policarbonato).

Uma sala comum distribui para as quatro suítes. Duas delas foram projetadas de forma flexível, inicialmente servindo o casal morador, com dois banheiros, dois closets, um dormitório e uma sala íntima. Na edícula, o primeiro pavimento abriga a sala de ginásticas e a suíte para hóspedes.

Os dormitórios são voltados para as faces leste e oeste, e possuem venezianas em ripas verticais de pinus autoclaváveis e carbonizados, material que garante durabilidade.

Na fachada norte, o thermoclick garante resistência térmica, além de agilidade de montagem com painel autoportante de encaixe macho e fêmea. As quatro faces delimitam um volume único retangular de fachada dupla, desmontável e eficiente.

As soluções construtivas, reunidas a outros aspectos do projeto, garantiram à Casa Treliça o certificado Prata pelo Green Building Council Brasil, referência nacional em construção sustentável.

A residência é equipada com placas fotovoltaicas, instaladas sobre o bloco principal e a edícula, além de uma caixa d’água abastecida por água de reuso, destinada exclusivamente aos vasos sanitários. A casa também conta com irrigação automatizada para o jardim, proveniente de água da chuva.

 

Via casa.com.br

Voltar

O que procura?