fbpx

A cidade do Rio de Janeiro será a sede da primeira residência do estado com certificação ambiental do Green Building Council Brasil. Chamado Casa Cave, o projeto é um dos finalistas do GRI Awards 2022, na categoria Melhor Projeto ESG, que observa aspectos relativos ao meio ambiente, ao impacto social e à excelência em governança.

A Dimensional Engenharia neutralizar as emissões de carbono em seus projetos (Foto: Dimensional Engenharia / Divulgação

 

Assinada pelo arquiteto Duda Porto (@dudaportoarquitetura) e desenvolvida pela Dimensional Engenharia, a residência foi chamada de Casa Cave, em referência às men caves inglesas (espaço de diversão e descompressão dos adultos), devido a sua espaçosa área de convivência no subsolo e à adega.

Vista da fachada com a casa ainda em construção (Foto: Instagram / @casacave_rj / Reprodução)

Vista da fachada com a Casa Cave ainda em construção (Foto: Instagram / @casacave_rj / Reprodução)

 

O imóvel possui dois pavimentos, com área total construída de 1.140,07 m², num terreno de 816,34 m². A sustentabilidade está presente tanto no design, quanto nos materiais e na execução da obra.

O empreendimento foi totalmente modelado em Building Information Modeling (BIM) (Foto: Dimensional Engenharia/ Divulgação)

O empreendimento foi totalmente modelado em Building Information Modeling (BIM) (Foto: Dimensional Engenharia / Divulgação)

 

“Hoje, qualquer construção é anunciada como sustentável, por ter luminárias de LED, painéis solares e reaproveitar a água da chuva, contudo, o conceito é muito mais abrangente. O tripé de suporte de um projeto verdadeiramente sustentável é ser ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo”, afirmou Vinicius Benevides, diretor operacional e head de inovação da Dimensional Engenharia.

A fachada de vidro irá permitir a entrada abundante de iluminação natural (Foto: Dimensional Engenharia/ Divulgação)

A fachada de vidro irá permitir a entrada abundante de iluminação natural (Foto: Dimensional Engenharia / Divulgação)

 

Com linhas minimalistas, a residência possui uma fachada frontal marcante, com duas caixas de concreto aparente. Mármore travertino, madeira, aço e vidro completam o visual. A Casa Cave também será equipada com sistemas de monitoramento e automação, seguindo o conceito de casa conectada.

Via Casa e Jardim

Voltar

O que procura?