fbpx

Fique por dentro das construções comprometidas com o meio ambiente e cheias de estratégias para economia de recursos naturais

sustentabilidade é um tema que vem tomando conta do universo da arquitetura – e não à toa. Profissionais da área buscam, cada vez mais, diminuir os impactos ambientais de seus projetos e construir edifícios que possam, de alguma forma, contribuir para a regeneração do planeta.

Criada pela ONG norte-americana U. S. Green Building Council (USGBC), a Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) é uma certificação concedida a construções que são consideradas sustentáveis, de acordo com critérios de racionalização de recursos naturais – como água e energia, por exemplo.

Segundo o site oficial da USGBC, edifícios que possuem a certificação LEED economizam dinheiro, melhoram a eficiência, reduzem as emissões de carbono e criam lugares mais saudáveis para as pessoas. Essa certificação pode ser de quatro diferentes níveis, de acordo com a pontuação alcançada pela construção em determinados critérios de sustentabilidade.

Conforme dados divulgados pela organização em 2021, o Brasil está em quinto lugar no ranking de países com mais edifícios verdes no mundo, somando mais de 1.500 construções sustentáveis – 641 delas já certificadas.

Quer conhecer alguns dos empreendimentos mais sustentáveis ao redor do mundo? Abaixo, listamos seis deles e contamos um pouco sobre como cada um contribui para um planeta melhor no futuro. Confira!

1. Vancouver Convention Centre West – Vancouver, Canadá

Este é o primeiro centro de convenções com certificado LEED Platinum duplo em todo o mundo. Projetado por LMN Architects, O amplo edifício atravessa terra e mar, combinando passarelas, espaços públicos e praças com lojas, além de instalações de arte e espaços para eventos.

O prédio possui o maior telhado vivo do Canadá que atua como isolante, reduzindo os ganhos de calor no verão e as perdas de calor no inverno. Sistemas de tratamento de água e aproveitamento de luz natural somam-se às iniciativas de sustentabilidade do edifício, além de ações que foram tomadas para a melhoria da qualidade da água de seu entorno.

2. Frick Environmental Center – Pittsburgh, Estados Unidos

Projetado pelo escritório Bohlin Cywinski Jackson, este edifício é considerado um paraíso para a aprendizagem experiencial e o envolvimento do público em construções sustentáveis. Com três andares, o Frick Environmental possui, no estacionamento, um sombreamento fotovoltaico que fornece grande parte da energia utilizada. Cisternas subterrâneas de captação de água, instalações de baixo fluxo e coleta de escoamento são algumas das iniciativas para aumento da eficiência hídrica.

Ações passivas de aquecimento e resfriamento também estão entre as estratégias de sustentabilidade do edifício – como o revestimento utilizado na parede externa, beirais de telhado, ventilação natural e um sistema de luzes vermelhas e verdes que informa aos ocupantes o melhor momento para abrir as janelas.

3. Olympic House – Lausanne, Suíça

Olympic House é conhecido como um dos edifícios mais sustentáveis do mundo. Com forma inspirada no movimento de um atleta, o prédio combina altos padrões em projeto arquitetônico com uma abordagem holística de sustentabilidade, considerando todos os aspectos do processo de projeto, construção e coordenação.

Localizado perto do Lago Genebra, na Suíça, o edifício usa bombas para reaproveitar a água do lago e, assim, fornecer energia renovável para uso interno. Além disso, energia, água, eficiência térmica, acústica, materialidade e efeito na economia local foram considerados em todo seu processo de elaboração para que desgastes mínimos fossem causados ao meio ambiente. 3XN Archtects foram os responsáveis pelo projeto.

4. One Vanderbilt – Nova York, Estados Unidos

Um dos 30 prédios mais altos do mundo, o One Vanderbilt foi construído por Kohm Pedersen Fox Associates e possui uma série de recursos verdes. O edifício possui certificações LEED v3 Platinum e LEED v4 Gold, e o aço utilizado para a construção da torre possui 90% de origem reciclada.

Além disso, o arranha-céu conta com sistema para coleta de água da chuva e sua fachada de vidro possui alto desempenho e capacidade de regular a temperatura de todo o edifício, diminuindo a necessidade de resfriamento ou aquecimento artificiais.

5. The Bullitt Center – Seattle, Estados Unidos

Assinado por The Miller Hull Partnership, o edifício The Bullitt Center foi projetado para ser o edifício comercial mais verde do mundo, em 2013. Todo o prédio é alimentado por um painel solar no telhado e, hoje, sua produção de energia é maior do que o próprio uso, representando um impacto zero ao meio ambiente.

Sua estrutura é feita com vigas de madeira certificada e toda a água da chuva é coletada em cisternas no subsolo para tratamento, suprindo todas as necessidades hídricas do edifício e de seus ocupantes. Além de seu baixo consumo e fontes de energia renováveis, os materiais utilizados em todo o edifício também foram selecionados para restringir quaisquer produtos químicos tóxicos.

6. Eldorado Business Tower – São Paulo, Brasil

Entre os edifícios sustentáveis construídos por aqui, o Eldorado Business Tower, em São Paulo, foi um dos primeiros a receber certificação LEED Platinum fora dos Estados Unidos. Ele possui sistemas que o tornam autossustentável no fornecimento de água e energia elétrica, com o uso de poços profundos e estação de tratamento local.

Além disso, todos os sistemas de uso da água nas áreas internas do edifício foram escolhidos com foco na economia do recurso, assim como os vidros da fachada possuem alto desempenho e ajudam no resfriamento interno. Produtos de madeira certificada e reciclados ainda foram utilizados em sua construção. Aflalo/Gasperini Arquitetos desenvolveu o projeto.

______

por Bruna Martins, Casa Vogue

Voltar

O que procura?