fbpx

Acaba de ser inaugurado no Paraná um bairro planejado em uma área de 1,4 milhão de metros quadrados, equivalente a 193 campos do Maracanã, com investimento de R$ 180 milhões e foco em sustentabilidade. O Eurogarden Maringá conquistou simultaneamente a pré-certificação WELL e a Certificação LEED Platinum, concedidas pelo Green Building Certification Institute (GBCI). O empreendimento, que ainda não está recebendo moradores, tem inspiração nas cidades-jardim europeias.

Nesta sexta-feira (11), o bairro inaugurou o chamado Centro de Experimentação, um prédio com área de 1.489 m² preparado para ser um dos mais sustentáveis do mundo, conforme o empreendimento. Com as certificações, o Eurogarden Maringá obteve 95 pontos de 110 possíveis e ultrapassou o bairro Shangai Disney, na China. Empreendimentos dos Estados Unidos, Índia, Japão e Itália, entre outros países, fazem parte da lista. A certificação LEED é concedida exclusivamente para obras que impactam a qualidade de vida de moradores e ocupantes.

Predio construido no Euro Garden. — Foto: Divulgação

Predio construido no Euro Garden. — Foto: Divulgação

A WELL monitora os impactos dos empreendimentos na saúde, bem-estar, aumento da produtividade e conforto dos usuários. Com indicadores e métricas periódicas que analisam ar, água, nutrição, iluminação, fitness, conforto e saúde mental, o selo explora uma agenda de sustentabilidade que visa o impacto das edificações na vida da sociedade. O Eurogarden Maringá se enquadra nas exigências e conquistou a pré-certificação – de acordo com o regulamento, é preciso ter moradores para a concessão do selo definitivo, o que deve acontecer em cerca de 4 a 5 anos.

“Maringá já é destaque nacional em qualidade de vida e indicadores econômicos e lidera o ranking dos 100 maiores municípios brasileiros como a melhor cidade para viver. Nos associamos às melhores empresas e profissionais do mundo na elaboração desse projeto e construção das obras”, enfatiza o CEO do Eurogarden Maringá, Jefferson Nogaroli.

O Eurogarden Maringá dispõe de 66 terrenos para abrigar torres, com projeção de cerca de 3 milhões de metros quadrados de construção. A previsão é de que aproximadamente 60 mil pessoas, entre moradores, trabalhadores e clientes, circulem diariamente pelo bairro. O empreendimento está em sua fase 1, que disponibiliza 17 terrenos com área total de 118.370,85 m², com potencial para 532.668,80 m² de área construída.

Eurogarden Maringá segue o modelo das cidades-jardim europeias — Foto: Divulgação

Eurogarden Maringá segue o modelo das cidades-jardim europeias — Foto: Divulgação

O Eurogarden Maringá segue o modelo das cidades-jardim europeias e adota o conceito “one stop life”, no qual é possível ir ao trabalho, fazer compras, comer, estudar, praticar esportes e lazer sem sair do bairro. Tudo isso percorrendo pequenas distâncias a pé por caminhos arborizados e floridos.

“A proposta é reunir em um único lugar todas as demandas da vida, com saúde e bem-estar, associadas aos benefícios da proximidade com a natureza e da urbanização”, complementa Nogaroli. “O Eurogarden terá edifícios residenciais e comerciais, hospitais, escolas, farmácias, centro gastronômico, hotel, mercados, serviços públicos e um shopping center a céu aberto”, conta.

A iniciativa é da Argus Empreendimentos Imobiliários e Sisa Construções Civis, empresas do Grupo Nogaroli, com sede em Maringá. O engenheiro e CEO da Sisa, Claudio Mukai, reforça que o pilar de sustentabilidade está presente desde o início das obras, executadas com práticas que reduzem os impactos ambientais na construção.

Mukai cita como diferenciais o Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRCC); planejamento e escolha de materiais adequados a fim de evitar excessos e falta; utilização da tecnologia Bim, que previne possíveis erros na elaboração do projeto e prevê adoção de medidas preventivas, evitando gastos desnecessários com recompra de materiais; treinamento de colaboradores para adoção de práticas sustentáveis como descarte correto de resíduos e uso racional de água e energia nas obras.

O bairro possui eficiência hídrica e realiza medições constantes da qualidade da água. Além disso, conta com captação de água da chuva, que é posteriormente utilizada nos jardins por um sistema de irrigação com controle central e gotejamento. A fiação das redes elétrica e óptica é subterrânea, o que evita poluição visual ou quedas de energia causadas pelos fios elétricos expostos nas torres convencionais.

Via Um Só Planeta

Voltar

O que procura?