fbpx

O LLum Batel foi eleito pela US Green Building Council, organização internacional sem fins lucrativos responsável pela certificação de empreendimentos sustentáveis ao redor do mundo

US Green Building Council (USGBC), organização internacional sem fins lucrativos responsável pela certificação de empreendimentos sustentáveis ao redor do mundo, elegeu um edifício brasileiro como o Projeto do Ano no prêmio LEED Homes Awards: o LLum Batel, em Curitiba, capital do Paraná.

Dentro do contexto da sustentabilidade, o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um dos certificados mais importantes para edifícios. Todos os anos, novos projetos são selecionados para a premiação por um júri técnico e o favorito é eleito através de uma votação aberta ao público, seguindo os critérios de impacto, design, sustentabilidade e saúde, e bem-estar.

Entregue em 2019, o LLum Batel foi o primeiro residencial com certificado LEED Gold no Brasil. Os ambientes contam com um sistema de iluminação eficiente, capazes de reduzir os impactos ambientais e econômicos associados ao consumo excessivo de energia. Por meio de luminárias tipo LED, sensores de presença, luz natural abundante vinda da fachada de vidro e sistema de ar-condicionado, o edifício teve mais de 15% de redução de consumo de energia em relação ao padrão de referência.

O LLum também possui metais e louças eficientes, com baixa vazão, sem comprometer o conforto do usuário. Com isso, a redução no consumo de água chega a mais de 20%. Além disso, mais de 50% da madeira usada na obra é certificada e os materiais reciclados tiveram prioridade.

Park Mozaik a Block

Eleito o Projeto do Ano na edição anterior, o Park Mozaik a Block encontra-se em Ancara, na Turquia. O edifício também possui um baixo consumo de energia e uma economia de água em mais de 40%. O design centrado no ser humano prioriza a saúde por meio de ventilação aprimorada, filtragem, separação da fonte e materiais não-emissores. Também oferece iluminação natural, maior conforto térmico e acústico. Durante a construção, o projeto atingiu uma taxa de reciclagem de resíduos de mais de 96% e o dinheiro ganho com a venda de resíduos recicláveis ​​foi distribuído aos trabalhadores.

 

Owen Residence

Já o destaque de 2018 não foi um edifício, mas uma casa em Arkansas, nos Estados Unidos, projetada pelo casal Ann e Rick Owen. Nela há 42 painéis fotovoltaicos que produzem energia suficiente para abastecer a residência. A irrigação do jardim é feita com água da chuva. Além disso, materiais foram reaproveitados da antiga casa e o imóvel conta com eletrodomésticos e iluminação verdes. Quando concluída, os moradores abriram a casa para quem estivesse interessado em conhecer mais sobre a sustentabilidade residencial.

 

 

__

Por Aline Melo, via Casa e Jardim

Voltar

O que procura?