fbpx

Considerado pela USGBC (US Green Building Council, organização não governamental voltada para fomentar a indústria de construção sustentável) o edifício mais sustentável do mundo, a Galeria Laguna abriu suas portas para receber clientes e visitantes no dia 22 de setembro.

A Galeria sintetiza o que o Grupo Laguna vem buscando e aperfeiçoando ao longo dos últimos 26 anos.

“Representa, em um único espaço, os nossos valores e atributos que estão – e estarão – presentes em todos os nossos projetos, como sustentabilidade, inovação, conforto e arquitetura autoral”, destaca Gabriel Raad, diretor geral do Grupo Laguna.

Com mais de 1.000 m² de área construída, o projeto arquitetônico é assinado pelo Estúdio 41, escritório de Curitiba responsável, entre outras obras de destaque, pela estação Comandante Ferraz, na Antártica.

“Esse é um projeto especial. Principalmente por ser em nossa cidade, Curitiba, mas também será nosso primeiro projeto para uma empresa privada. Foi um grande e ótimo desafio”, conta Emerson Vidigal, sócio do escritório de arquitetura, junto de João Gabriel Rosa, Eron Costin, Fabio Faria e Martin Goic.

A Galeria, que fica em um dos endereços mais famosos de Curitiba, na Avenida do Batel, possui design arrojado – uma das premissas da Laguna em todos os seus empreendimentos – contemplado por meio de uma construção em formato inusitado, como uma grande caixa de luz, minimalista e elegante.

Para conseguir esse efeito, os arquitetos usaram policarbonato alveolar. “Rodamos o mundo para achar um material que atenderia o projeto, e encontramos a Danpal, empresa israelense com o melhor produto, capaz de oferecer um espaço durável com a translucidez que queríamos”, completa Emerson.

Por dentro, a Galeria Laguna segue com formas puras e simples.

O pé-direito duplo traz amplitude, e o vidro acidato faz as vezes de tecido, o que aumenta a sensação de bem-estar, própria de espaços com muita luz natural.

Assim que a pessoa entra na Galeria, ela é levada por uma passarela a uma grande exposição de telas que contam a história do Grupo Laguna.

O piso, em granilite, outra opção sustentável, e a parede em concreto aparente, fazem o contraponto com a madeira do mobiliário.

Ainda no piso de acesso está o café/bar, que servirá como espaço para reuniões e encontros, e outras telas interativas vão mostrar os processos sustentáveis adotados pela Laguna.

“A tecnologia foi outra premissa muito importante nesse projeto. Com ela, ganhamos espaço e conseguimos demonstrar, de fato, como a sustentabilidade está empregada nos empreendimentos”, conta André Marin, diretor de incorporação da Laguna.

O piso recebeu uma escavação especial, para que o fator surpresa fosse estimulado. Ao olhar para baixo é possível ver as áreas de estar, as salas de reunião e de trabalho.

É, também, na parte de baixo, que está o espaço de imersão, com painéis no piso e na parede feitos especialmente para apresentar os empreendimentos do grupo.

“O recurso audiovisual poderá mostrar, com detalhes, toda a tecnologia utilizada em nossos processos construtivos, além de encantar nossos clientes com o que existe de melhor em cada um dos nossos empreendimentos”, completa André.

Já o piso superior da Galeria conta com espaços decorados dos projetos da empresa, além de uma sala de exposições, com miniaturas dos empreendimentos da Laguna e obras de arte.

Outro destaque fica logo em frente ao edifício, na calçada, e é um presente para Curitiba. Uma obra do renomado escultor Emanoel Araújo, com mais de três metros de altura.

A escultura marca a entrada da Galeria e presta homenagem ao artista que faleceu recentemente, no início de setembro.

A biofilia aparece nos jardins interno e externo, como um convite para a contemplação.

“A natureza tem esse poder de nos acalmar e relaxar. A Galeria Laguna utilizou destes atributos tanto na inclusão de plantas fora e dentro do projeto, como também na seleção de acabamentos, cores e padrões que remetem à natureza como, por exemplo, madeira, pedra e linhas orgânicas”, afirma Emerson.

Luz natural e conforto térmico são atributos da Galeria Laguna.| Foto: Marcelo Araujo

Luz como protagonista

Um espaço cheio de luminosidade, atmosfera tênue e que tem como principal objetivo promover o bem-estar de quem trabalha ou visita o lugar.

Para garantir esses atributos, a Galeria Laguna recebeu amplas áreas envidraçadas cuidadosamente projetadas para garantir conforto térmico e lumínico para seus ocupantes.

E, quando a iluminação natural não é suficiente, o sistema de iluminação artificial garante o conforto visual fazendo uma transição suave ao longo do dia.

Critérios de controle de brilho e ofuscamento, além da qualidade de reprodução de cor são alguns dos conceitos abordados em todo o projeto.

“A Galeria possui fotossensores que, em dias claros e com muita luminosidade, deixam as lâmpadas apagadas, mesmo nos ambientes internos. À medida que a luminosidade do espaço reduz, as luzes acendem gradualmente, mantendo sempre a iluminação ideal para todos os ocupantes”, explica Fabio Giamundo, diretor de engenharia do Grupo Laguna.

Sustentabilidade na construção

“A Galeria Laguna chegou onde nenhum outro prédio no mundo foi ainda. E isso prova que é possível inovar no setor da construção civil brasileira e se tornar uma referência, não só no país, mas para mundo”, afirma Guido Petinelli, CEO da Petinelli, empresa de engenharia voltada ao desempenho e bem-estar das edificações, responsável pelas certificações da Laguna.

 

A Galeria Laguna terá os seguintes selos:

  1. LEED Platinum (com a maior pontuação no mundo: 103 pontos). Esta pontuação, única acima dos “3 dígitos”, traz o título de empreendimento mais sustentável do mundo para Curitiba, Paraná e Brasil, superando prédios emblemáticos ao redor do planeta, como One World Trade Center, The Pyramid e a sede da Apple, em Cupertino/EUA;
  2. WELL Platinum;
  3. LEED Zero Energy;
  4. LEED Zero Water;
  5. LEED Zero Waste;
  6. LEED Zero Carbon.

Ou seja, além do empreendimento produzir ZERO lixo e resíduo, também terá ZERO emissão de carbono, ZERO consumo de água e ZERO consumo de energia das redes públicas.

O foco, desde o começo, era oferecer um espaço capaz de causar o menor impacto possível para o meio ambiente.

Durante o projeto e execução da obra, todos os fornecedores e materiais de construção foram criteriosamente escolhidos, sempre pensando no bem-estar do planeta e usuários.

Desde as tintas que não emitem poluentes tóxicos voláteis até o cuidado para que os dutos de ar-condicionado fossem vedados a fim de não acumular sujeira.

Agora, com a obra entregue, os itens relacionados a sustentabilidade incluem todas as áreas da Galeria Laguna, como:

Infraestrutura para incentivar o transporte alternativo como: bicicletários para visitantes e funcionários, além de vestiários;

Pontos de recarga para carro e bicicletas elétricas;

Instalação de metais e louças eficientes, assim, a Galeria reduziu seu consumo de água em cerca de 30%. Toda a água da Galeria Laguna é proveniente da chuva. Dentro da Galeria existe uma estação de tratamento, que possibilita o reuso da água da chuva para atender a 100% da demanda do edifício;

A água que é permanentemente testada, é potável e própria para o consumo em todos os espaços e em todas as torneiras;

A horta na área externa incentiva a alimentação saudável e natural dos ocupantes e funcionários;

Escadas sinalizadas e localizadas em pontos estratégicos do empreendimento, estimulando os ocupantes e visitantes a usá-las, ao invés do elevador;

Central de resíduos. Para os resíduos recicláveis, a Laguna conta com cooperativas de reciclagem que trabalham em parceria. Já o resíduo orgânico, será compostado no local;

Todos os produtos de limpeza utilizados na Galeria são certificados e a manutenção é realizada de acordo com protocolos internacionais;

A Galeria conta com renovação de ar automática, ou seja, sempre que houver altas concentrações de CO2 em um ambiente, o sistema de renovação, que é dotado de diversos filtros, é ativado, garantindo que o ar dentro da Galeria Laguna tenha sempre uma qualidade ótima;

O índice alto de CO2 causa cansaço e irritabilidade nas pessoas, além de potencializar doenças. A Galeria Laguna passou por simulações computacionais para assegurar a troca de ar e garantir um ambiente saudável a todos;

Ainda no tema, a qualidade do ar e o conforto térmico da Galeria Laguna são monitorados em tempo real. São diversos sensores distribuídos pelo edifício que possibilitam tanto a identificação de possíveis problemas quanto a educação e conscientização de todos os ocupantes;

O edifício deverá consumir 34% menos energia do que um empreendimento normal, isto por conta do cuidado e da escolha dos melhores materiais, como esquadrias e vidros de alto desempenho;

A Galeria irá gerar, através das 68 placas fotovoltaicas instaladas em sua cobertura, 100% da energia necessária para sua operação.

 

“Curitiba já é uma referência mundial em planejamento urbano sustentável. A Galeria Laguna exemplifica o que a cidade tem capacidade de produzir de melhor e exportar para o resto do Brasil e do mundo”, completa Guido Petinelli.

Obra do escultor Emanoel Araújo marca a entrada da Galeria Laguna.| Foto: Marcelo Araujo

Sobre a Laguna

Ao completar 26 anos, a Incorporadora e Construtora Laguna segue em busca do objetivo de tornar as cidades mais belas e melhores para se viver.

Sólida e transparente, a empresa hoje é referência na construção de edifícios residenciais, comerciais e corporativos de alto padrão.

Ela faz parte do Grupo Laguna, que inclui a Construtora e Incorporadora Laguna, a Construtora TEICH e a Laguna Propriedades, responsável pela gestão dos ativos.

Hoje, a Laguna alia tecnologia, inovação e qualidade para quem busca conforto, qualidade de vida e bem-estar, nas regiões mais nobres de Curitiba.

Sua atuação está pautada em princípios éticos de crescimento, com ênfase na responsabilidade ambiental e social.

Reconhecido por sua solidez, qualidade construtiva, arquitetura autoral, compromisso com o meio ambiente e tecnologia, o grupo também deve seu sucesso ao relacionamento contínuo e dedicado com os clientes.

No que diz respeito à tecnologia e diferenciais construtivos, a Laguna trabalha com o que existe de mais moderno no segmento e utiliza referências internacionais.

Agir com ética, respeito e responsabilidade com clientes e colaboradores, bem como com a sociedade e o meio ambiente.

Esse valor faz com que a Laguna busque e desenvolva alternativas capazes de contribuir para construções mais sustentáveis.

Mais do que ser reconhecida como uma empresa inovadora e atenta às certificações em sustentabilidade, ser sustentável é oferecer qualidade de vida.

Hoje, a Laguna é a empresa do setor com maior número de projetos sustentáveis certificados, ou em processo de certificação, na Região Sul do país.

Já são quatro projetos certificados LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) – o selo verde de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo.

Pelo GBC Condomínio, o ROC já está certificado e há seis projetos em processos de certificação.

Também é a primeira e única representante do país a fazer parte do “WELL Portfolio”, um seleto grupo com apenas 30 empresas de todo o mundo, comprometidas em desenvolver projetos que promovam qualidade de vida, saúde e bem-estar aos consumidores e comunidade, através da certificação WELL.

Ela atesta que o ambiente com características adequadas e saudáveis aumenta a produtividade, melhora a satisfação e até a felicidade dos ocupantes.

Hoje ainda há pouquíssimos edifícios residenciais WELL no mundo, e a Laguna compõe a elite desse segmento.

 

Via Gazeta do Povo

Voltar

O que procura?