fbpx

Com 12 anos de existência, o projeto Cidade dos Lagos está em constante evolução, buscando autossuficiência econômica e desenvolvimento científico, e se tornou uma referência nacional

Um bairro sustentável, com dimensões de uma cidade e completamente projetado para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Assim é a Cidade dos Lagos, empreendimento localizado em Guarapuava, na região central do Paraná, que há 12 anos segue um modelo inovador de planejamento urbano, com foco num sistema autossustentável e autossuficiente. São mais de seis milhões de metros quadrados (m²) e investimento inicial de R$ 3,3 milhões, o suficiente para atrair inúmeras parcerias e outros investidores, em razão do pioneirismo e relevância do que está sendo desenvolvido no local.

Odacir Antonelli, empresário do ramo florestal e um dos idealizadores da Cidade dos Lagos, explica que o grande foco do empreendimento é a produção científica, especialmente na área da saúde. Ao mesmo tempo, com a chegada de aportes em áreas como educação de qualidade, geração de empregos, inclusão social, inovação e tecnologia, a iniciativa passou a atrair a atenção do mercado imobiliário e da sociedade em geral.

“O projeto Cidade dos Lagos é um trabalho contínuo para agregar o que temos de melhor no mercado e contribuir com a região. Para fazer isso, estabelecemos uma tríplice relação entre Poder Público, setor privado e meio acadêmico. Por meio dessa parceria, buscamos torná-lo economicamente autossuficiente, apesar de já ter qualidade e autossuficiência em áreas fundamentais, como educação e saúde”, pontua.

Primeiro bairro do Brasil a receber o selo Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), a Cidade dos Lagos foi criada a partir de inspirações nacionais, como o Passeio Pedra Branca, em Santa Catarina, e o Parque da Cidade, em São Paulo, e internacionais, como projetos localizados no Vale do Silício e em Barcelona, por exemplo.

Com um shopping center, dois campi universitários, dois hospitais, um parque tecnológico, comércios e vários empreendimentos residenciais, o bairro tem potencial para levar o nome do município de Guarapuava e do estado do Paraná para grandes debates sobre inovação e sustentabilidade urbana no Brasil e no mundo. Além de uma estrutura de reaproveitamento de água e contenção de enchentes, o espaço tem a maior reserva natural de araucárias e outras plantas nativas do estado.

Outro grande destaque é o Câncer Center, instituto de pesquisa que já é considerado o maior do Sul do Brasil e vem investindo em tratamentos inovadores de radioterapia e quimioterapia, com os mesmos protocolos utilizados no Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. Vale destacar também o trabalho pioneiro do Vale do Genoma, projeto que conta com o apoio da Universidade de São Paulo (USP) e realiza sequenciamentos genéticos para toda a região.

“Nossas marcas são a ciência e a tecnologia. Já temos um sistema de UTI moderno e um centro cirúrgico robótico, fora equipamentos que contribuem para o bem-estar e segurança de moradores. Também estamos desenvolvendo projetos para realizar transplantes de coração e para oferecer medicina preventiva para toda a região, conectado com a escola de saúde da Unicentro [Universidade Estadual do Centro-Oeste], que está sendo construída dentro da Cidade dos Lagos”, conta Antonelli.

Tudo o que já foi construído e aquilo que ainda será desenvolvido dentro do bairro passa pelo crivo das pessoas que vivem no local. Além da autonomia para decidir o futuro de projetos, parcerias e investimentos, a associação de moradores da Cidade dos Lagos também é responsável pela manutenção, limpeza e segurança de todo o espaço.

“Esse não é um projeto que visa o lucro para nós, idealizadores. Nossa atividade econômica está em outros segmentos. O que queremos para a Cidade dos Lagos é oferecer qualidade de vida às pessoas e uma melhor integração entre o ser humano e a natureza para esta e as próximas gerações”, finaliza o empresário.

Via Gazeta do Povo

Voltar

O que procura?