fbpx

O Santander Brasil dará condições melhores de financiamento a empreendimentos imobiliários residenciais com certificação sustentável. As condições vão da liberação dos recursos para a construção em etapa mais inicial da obra ao repasse da carteira de clientes em estágio também anterior.

Para ter acesso ao benefício, os projetos precisam de um selo multiatributo, que garanta a adoção de práticas socioambientais desde a concepção da obra. Estão incluídos o selo Aqua-HQE, adaptado no Brasil pela Fundação Vanzolini/USP, ou o GBC Condomínio, da Green Building Council Brasil. As certificações garantem uso mais eficiente de água e energia após a conclusão da obra, e a reutilização e reciclagem dos resíduos construtivos.

O Santander oferece financiamento de até 100% dos custos da obra, com liberação dos recursos a partir de 1% de evolução física do empreendimento, ante os 10% exigidos, em média, em empreendimentos sem os selos. Além disso, é possível repassar a carteira de financiamento dos clientes com a obra 70% concluída, o que permite ao incorporador quitar o financiamento mais cedo e ao mutuário, acelerar a contratação do crédito.

“Nosso principal objetivo com essa frente de atuação é tornar conhecidas as vantagens de um empreendimento com selo sustentável sob duas óticas: a do incorporador, que terá ganhos de escala e otimização no uso de recursos, e a do cliente final, que vai morar em um condomínio mais eficiente”, diz em nota Robson Bhering, superintendente de negócios imobiliários do Santander.

Segundo ele, a ideia é estimular o consumidor a procurar empreendimentos com os selos multiatributo da mesma forma que acontece na aquisição de automóveis ou eletrodomésticos da linha branca, que possuem selos de eficiência energética.

 

_
por Broadcast, O Estado de S. Paulo

Voltar

O que procura?