fbpx

Marca fomenta o conceito de circularidade em sua nova loja no shopping Park Jacarepaguá

A Renner inaugura, nesta terça-feira, dia 29, sua segunda loja circular – a primeira, abriu em outubro do ano passado, no Shopping Rio Sul (RJ). O objetivo é avançar no propósito de incentivar a economia circular e uma moda ainda mais responsável e sustentável nos pontos de venda. Alinhando circularidade à transformação digital, o espaço foi projetado, da concepção até a operação, com recursos mais inteligentes que visam diminuir o impacto ambiental. Isso significa maior tempo de duração dos produtos, menos descarte, e meios de produção mais sustentáveis.

As principais frentes foram a redução do consumo de matérias-primas e a preferência por materiais mais sustentáveis, reciclados e recicláveis, com a menor geração de resíduos possível. “Inovamos no projeto de arquitetura, engenharia e mobiliário para oferecer uma jornada de compra omnichannel em um ambiente ecoeficiente, como parte da nossa sólida atuação em sustentabilidade”, diz Fabiana Taccola, diretora de Operações da Lojas Renner.

Infraestrutura mais sustentável

O projeto do novo espaço replica as boas práticas utilizadas na primeira loja circular: além de seguir os preceitos da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concebida e concedida pela ONG americana U.S. Green Building Council (USGBC), visando critérios de racionalização de recursos como energia, água entre outros, a Renner está em busca da primeira certificação BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method).

“Este é um dos principais certificados que atestam mundialmente os empreendimentos com atributos de sustentabilidade, avaliando não apenas o projeto e a execução da obra, mas também os impactos econômicos e sociais que uma construção traz para todos os envolvidos no ciclo de vida de um imóvel”, explica Fabiana Taccola.

A redução do impacto ambiental da nova loja circular trouxe números bastante expressivos:

• 100% dos resíduos gerados na obra foram reaproveitados, ou reciclados, e posteriormente serviram de insumo em outra cadeia produtiva;

• O mobiliário circular é 47% mais leve que o tradicional e com redução de 37% na quantidade de MDF utilizada para fabricação;

• A loja utiliza energia renovável de baixo impacto e conta com equipamentos mais eficientes e automatizados, proporcionando maior eficiência energética;

• No dia a dia, o consumo de água é cerca de 58% menor em comparação a empreendimentos tradicionais.

Moda responsável

Na loja, ganha destaque o Espaço Re, dedicado a divulgar para os clientes iniciativas e serviços que contemplam a sustentabilidade e a circularidade propostas pela marca. Quem passar por lá tem acesso a informações sobre as matérias-primas utilizadas nas coleções da Renner, como o algodão e a viscose responsáveis.

Esses materiais compõem o rol de atributos de sustentabilidade dos produtos da marca, que hoje tem mais de 80% do seu mix de vestuário composto por peças mais sustentáveis.

Ao se movimentarem pela loja, os clientes podem saber mais sobre os atributos dos produtos de menor impacto e outras iniciativas da marca, por meio de painéis de LED e sinalizações. “Podemos desempenhar um papel importante e contribuir para um processo de mudança. Queremos influenciar positivamente a sociedade e o setor varejista, disseminando aprendizados e conceitos que são essenciais para o futuro”, afirma a diretora de Gente e Sustentabilidade da Lojas Renner, Regina Durante.

Programa de logística reversa

A marca conta desde 2011 com um programa de logística reversa pós-consumo, o EcoEstilo. Hoje, a grande maioria das lojas do país possui móveis coletores para que clientes e colaboradores possam fazer o descarte ambientalmente adequado de embalagens, frascos ou peças de vestuário, comprados nas lojas da marca ou não. O programa da Renner coleta e se encarrega pela destinação correta desses itens.

Ciclo de vida das peças ampliado

A loja circular traz ainda um ponto de coleta Repassa: plataforma online que integra o ecossistema de moda e lifestyle da Loja Renner S.A. e aumenta o ciclo de vida dos produtos ao atuar com a revenda de vestuário, calçados e acessórios.

O projeto faz a curadoria e o controle de qualidade das peças e é responsável por toda sua jornada, da precificação e produção de fotos e catálogos até a logística e entrega das peças.  A cada venda finalizada, o valor é disponibilizado aos vendedores no próprio site, e eles escolhem se querem usar esse valor no próprio Repassa; doar para organizações sociais ou, até mesmo, sacar para sua conta corrente.

A nova loja circular fica no shopping Park Jacarepaguá, localizado na Estrada de Jacarepaguá, 6069, no Rio de Janeiro.

O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados (exceto aos sábados) das 13h às 21h.

____

por G.LAB PARA RENNER, O Globo 

Voltar

O que procura?