fbpx

Com iluminação natural acima de 75%, redução do consumo energético anual em mais de 20% e diminuição de 30% no consumo de água potável do edifício, o novo prédio da Cebrace, maior produtora de vidros e espelhos da América Latina, conquistou o selo Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) Silver, certificado pela Green Building Council (GBC) em julho.

Os dados ficam ainda mais expressivos ao se ver as imagens: a construção de 1.300 m² ostenta um projeto arrojado em que o vidro – como não poderia deixar de ser – é a grande estrela da edificação. O projeto é assinado pela Atrium Construtora e executado pela empresa junto da BCMF Arquitetura e Engenharia e foi concluído no final de 2021 na planta de Jacareí, em São Paulo.

“A sustentabilidade não é um bicho de sete cabeças. A especificação correta de materiais no projeto permite fazer algo eficiente energeticamente, garantir conforto térmico e acústico para o usuário”, diz Camila Batista, coordenadora de desenvolvimento de produtos e sustentabilidade da Cebrace.

 

Outro destaque do projeto é a escada de vidro| Fran Parente/Divulgação

Especificações do material

A fachada foi composta por 357 chapas de vidro Cebrace Cool Lite SKN 154 insulado, um material que permite a passagem de luz natural, protege o espaço interno de cerca de 70% do calor – uma parte ainda é refletida para o exterior e uma parte dissipa-se no vidro. “No passado, falava-se que o vidro de proteção solar era refletivo, mas hoje é possível ter alta proteção de calor sem usar vidro refletivo”, comenta Camila.

Com vidro em toda a lateral além da frente, o prédio integra-se ao paisagismo com plantas nativas, criando uma vista agradável para os usuários. “Ter vegetação no entorno contribui para a redução de temperatura, mas não foi o que motivou o paisagismo nesse projeto. Pontuamos na certificação por outras soluções, que são embasadas em material de alta tecnologia”, complementa Camila.

Ligando os dois andares, uma escada de vidro e mínimas ferragens chama a atenção. Os degraus trazem chapas de vidro de 24 mm de espessura, montadas como um sanduíche: “trata-se de um vidro laminado de segurança, intercalado por um material estrutural”, explica Camila. Na superfície dos degraus, uma textura para evitar escorregões. O vidro usado é o Cebrace Extra Clear, que leva menos ferro em sua composição e que por isso apresenta uma cor menos esverdeada.

Sobre a edificação, uma claraboia dá espaço para a luz natural entrar, diminuindo a necessidade de iluminação artificial durante o dia. Assim como na fachada, também foram usados os vidros Cebrace Cool Lite SKN 154 e nessa parte, mais o 154 II, materiais que bloqueiam quase em 100% os raios ultravioletas solares.

 

Claraboia e placas fotovoltaicas no novo escritório da Cebrace| Fran Parente/Divulgação

Dentre outras soluções do prédio, estão a iluminação em LED; sensores de presença; geração de energia solar; redução em mais de 30% do uso de água potável com o aproveitamento de água da chuva para irrigação e uso em vasos sanitários; vagas de estacionamento exclusivas para caronistas; uso de materiais de baixa emissão de poluentes; uso de produtos biodegradáveis; e uma espécie de compliance para fornecedores que tenham as mesmas práticas.

Escritório e showroom

O prédio administrativo da planta de Jacareí tem 240 funcionários. Atualmente, em sistema híbrido, o novo prédio tem 150 pessoas trabalhando presencialmente.

Pelas características do projeto e soluções arquitetônicas, o edifício acabou se tornando um showroom da Cebrace: engenheiros, arquitetos, stakeholders e demais profissionais da área construtiva visitam o espaço e veem, in loco, a aplicação dos materiais e o resultado final.

“Está havendo uma mudança de mindset. Agora pensa-se mais no retorno a curto e médio prazo que o investimento em materiais específicos traz. Se eu uso vidro comum em um projeto como esse, imagine quanto seria de conta de luz apenas pelo uso de ar-condicionado?”, pondera Camila.

Atualmente, são 748 projetos certificados pela GBC no Brasil, que ocupa a quarta posição no mundo entre países que usam o selo LEED como parâmetro.

 

Via Gazeta do Povo

Voltar

O que procura?