fbpx

Skidmore, Owings & Merrill (SOM) inaugurou uma sede dinâmica, controlada pelo usuário, para o campus do distrito de Xuhui da empresa multinacional chinesa de tecnologia Alibaba, em Xangai. Localizado em um dos principais distritos de artes e inovação da cidade, o novo local transforma o típico edifício da sede “de dentro para fora”, destacando a “colaboração e criatividade” da empresa. O edifício foi projetado para se assemelhar a uma nuvem, simbolizando a presença digital da empresa na nuvem, bem como os céus inovadores do setor de tecnologia.

O projeto de 75.000 m² visa acomodar a rápida expansão da equipe multinacional do Alibaba com recursos de design que priorizam a flexibilidade e a saúde física e mental. O edifício está localizado ao lado de um outro edifício para escritórios e programação, com espaços de trabalho “indoor-outdoor” que suportam trabalho híbrido e estruturas de equipe dinâmicas e colaborativas.

SOM inaugura sede do campus da Alibaba em Xangai - Imagem 4 de 5

© SOM
 

” ‘A única constante é a mudança’ é um dos princípios orientadores do Alibaba. Levamos esse espírito a sério, projetando um local de trabalho capaz de evoluir e se adaptar a novas necessidades, equipes e tecnologias ao longo do tempo. A sede é projetada em diálogo com o campus existente, invertendo o edifício vizinho à medida que se desdobra em massas em balanço e terraços verdes escalonados. “– Scott Duncan, SOM Design Partner

SOM inaugura sede do campus da Alibaba em Xangai - Imagem 3 de 5

© SOM
 

Infraestrutura de tecnologia inteligente e recursos de design biofílico também serão integrados para melhorar ainda mais o bem-estar dos funcionários por meio do uso de ventilação natural, terraços e telhados verdes. O design modular é altamente eficiente e flexível, permitindo espaços longos e uma variedade de áreas fechadas para diversos planos de estações de trabalho.

Um pátio interno fica no centro da nuvem para programação e formação de equipes. Espaços de reunião também são adicionados ao longo do perímetro externo, estendendo-se perfeitamente para os terraços ao ar livre que fornecem acesso à natureza e vistas do rio Huangpu. Além disso, “pontes de colaboração” e escadas comunicantes são adicionadas à arquitetura para criar locais para trocas de menor escala entre colegas.

Projetado para exceder os requisitos para LEED v4 e China Green Star, uma fachada de alto desempenho envolve o edifício para redirecionar até 40% do ganho de calor solar e minimizar o brilho e os túneis de vento. O edifício será ventilado naturalmente com sistemas inteligentes que circulam o ar fresco e reduzem as necessidades de resfriamento, e será ainda mais moderado com um sistema de sombreamento controlado por IA que responde ao movimento do sol e mitiga o ganho de calor solar. No topo do edifício, serão adicionados jardins para coletar a água da chuva.

 

Via ArchDaily

Voltar

O que procura?