fbpx

Esta coluna se propõe a trazer notícias rápidas e agenda de eventos sobre questões socioambientais pertinentes ao mundo dos negócios e sustentabilidade no Brasil

Veja algumas notícias rápidas e agenda de eventos sobre questões socioambientais pertinentes ao mundo dos negócios e sustentabilidade no Brasil:

  • Ciclobom bate 100 mil copos de papel reciclados e anuncia expansão

Lançada em 2019, o Ciclobom, primeiro programa de logística reversa para copos de papel no Brasil, está comemorando a marca de mais de 100 mil copos de papel enviados à reciclagem e também anuncia a expansão dos pontos de coleta na capital paulista, onde foi criado. A inciativa é gerenciada pela produtora de copos BO Packaging, a fabricante de papel cartão Ibema e a startup Green Mining, especialista em logística reversa inteligente.

Uma das frentes de atuação, que começou em três lojas da rede Starbucks em São Paulo, está sendo expandida para mais seis endereços na capital, onde estão instalados coletores identificados com a marca Ciclobom para os clientes descartarem os copos após o consumo – e assim fazer parte ativa do ciclo sustentável.

Após o descarte, a Green Mining leva esse material para seu pátio, onde ele é pesado e registrado em sua plataforma que possui tecnologia de rastreabilidade blockchain. Todos os copos coletados são encaminhados para a unidade fabril da Ibema, em Embu das Artes (SP), para serem reciclados e convertidos em novas matérias-primas, como o papelcartão Ibema Ritagli. Hoje, menos de 1% dos copos de papel são destinados à reciclagem.

  • Fundo Vale e gestora KTPL lançam fundo de investimentos em startups de impacto

O Fundo Vale e a KTPL, gestora de venture capital, lançam nesta quinta (2) o fundo de investimentos em participações em startups que gerem impacto positivo na área de floresta e clima. A iniciativa prevê R$ 200 milhões em aportes ao longo dos próximos cinco anos. O prazo de duração é de 10 anos, podendo ser estendido por mais dois. As áreas de atuação são florestas, carbono, bioeconomia e economia regenerativa. Estão no radar empresas que atuem com tecnologias com potencial para reduzir custos e aumentar eficiência da certificação de créditos de carbono, além de restauração e proteção florestal em larga escala.

O papel do Fundo Vale (FV) é o de estruturar o negócio, apoiando na mensuração e na avaliação de impacto, na análise de algumas das empresas identificadas e na conexão com atores do ecossistema de impacto. Atualmente, o FV é responsável pela coordenação e implantação da meta florestal da Vale de recuperar e proteger mais 500 mil hectares de florestas até 2030. Em dois anos, o fundo já recuperou mais de 6 mil hectares em parcerias com startups, a maioria na Amazônia, e firmou acordos com sete unidades de conservação, totalizando cerca de 115 mil hectares de áreas protegidas.

  • Incorporadora oferece viagem grátis de Uber para quem abrir mão de carro próprio

A Altma Incorporadora fechou uma parceria com a Uber para estimular o uso da mobilidade compartilhada e reduzir número de veículos em circulação.

É oferecido um “benefício”, de dois anos de viagens grátis pelo aplicativo da Uber (voucher de R$ 30 por dia de segunda a sexta) para clientes que adquirirem uma unidade do residencial Árten, em Curitiba (PR), e der um carro como parte do pagamento. O objetivo do projeto é chamar a atenção para a poluição de veículos e incentivar mudanças de hábitos em transporte.

O projeto começa em Curitiba por ser a segunda cidade com o maior índice de veículos motorizados por habitante do Brasil, de acordo com Detran.

O Árten é um empreendimento com soluções de sustentabilidade de edificação, como “green building” e “smart home” e preocupação em neutralizar as emissões de carbono. O projeto conta, por exemplo, com um estudo para compensar as 2,6 toneladas de carbono emitidas durante as obras, por meio da preservação de cinco hectares de floresta.

Esse projeto entra para a lista de iniciativas globais apoiadas pela Uber que visam priorizar uma agenda sustentável. Em outubro de 2021, a empresa lançou o Uber Planet, nova modalidade que compensa a emissão de carbono (CO2) das viagens.

  • Bloomberg recebe dados para o Índice de Igualdade de Gênero (GEI)

A Bloomberg está com o período aberto para envio de dados pelas empresas relacionados a gênero para serem incluídos no índice Bloomberg Gender Equality (GEI) de 2023. O índice GEI é uma ferramenta que mostra o financeiro de empresas de capital aberto e que traz o compromisso das empresas com a igualdade de gênero no ambiente de trabalho.

São avaliados cinco pilares principais das inciativas: liderança e pipeline de talentos, igualdade de salários e paridade de remuneração entre gêneros, cultura inclusiva, políticas contra assédio sexual e imagem da marca. A data limite de envios dos dados para inclusão no índice GEI de 2023 é 30 de setembro de 2022 e a participação é gratuita.

Matéria na integra: Valor Econômico

Voltar

O que procura?