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Burkina Faso constrói escolas que se mantêm frescas no calor de 40°C

Publicado em 30 . 04 . 2024

Se os arquitetos são pessoas que gostam de pensar em soluções para desafios, construir escolas em Burkina Faso deve ser o trabalho dos sonhos. Afinal, os desafios são muitos: temperaturas escaldantes nas estações mais quentes, recursos limitados, materiais, eletricidade e água escassos, e clientes vulneráveis e jovens. Como manter um edifício fresco sob um sol escaldante quando não há ar-condicionado?

O arquiteto Diébédo Francis Kéré cresceu na pequena aldeia de Gando e conhece bem os desafios. Ele e outros arquitetos, como Albert Faus, estão encontrando maneiras engenhosas de usar materiais baratos para garantir que as escolas e orfanatos que construíram ao redor de Burkina Faso sejam lugares frescos e acolhedores.

Kéré, que ganhou o prêmio Pritzker em 2022, falou sobre o apoio que recebeu quando criança de toda a comunidade, com todos contribuindo financeiramente para sua educação quando ele saiu da aldeia e, eventualmente, obteve uma bolsa de estudos e estudou na Alemanha. “A razão pela qual faço o que faço é minha comunidade”, disse ele.

A escola primária de Gando, construída em 2001, foi a primeira construção de Kéré após concluir seus estudos. “No início, minha comunidade não entendia por que eu queria construir com argila quando havia edifícios de vidro na Alemanha, então tive que convencê-los a usar os materiais locais”, disse Kéré. Homens e mulheres se uniram para construir a escola, mesclando técnicas tradicionais, como pisos de argila, batidos à mão até ficarem “lisos como o bumbum de um bebê”, com tecnologia mais moderna para buscar maior conforto.

Children in the courtyard of the Noomdo orphanage.

O orfanato Noomdo, onde placas de metal sobre os quartos os protegem da luz solar direta e da chuva. Fotografia: Iwan Baan/Kere Architecture

 

O orfanato Noomdo foi outro de seus projetos. “O edifício de Kéré nos proporciona bom conforto térmico, porque quando está quente, estamos frescos, e quando está frio, estamos aquecidos por dentro”, diz Pierre Sanou, educador social no orfanato próximo à cidade de Koudougou, na região Centro-Oeste de Burkina Faso. “Não precisamos de ar-condicionado, o que representa uma incrível economia de energia”, acrescenta Sanou. As temperaturas nesta região do mundo permanecem em torno de 40ºC durante a estação mais quente.

“Kéré constrói com materiais locais do nosso território, como pedra laterítica, e usa muito pouco concreto,” diz Sanou. Os edifícios de Kéré em Burkina Faso têm uma aparência terrena. Eles começam a partir do solo e levam em consideração que o concreto é um material que precisa ser transportado para o local, é muito mais caro e gera resíduos. “São edifícios permeáveis que buscam o movimento do ar e proteção do sol. Por exemplo, são construídos com paredes muito fortes e telhados muito leves para que o ar fresco que entra por baixo empurre o ar quente para fora de cima,” diz Eduardo González, membro da Escola de Arquitetura de Madrid.

Uma inovação particularmente engenhosa é o uso da antiga ideia de telhados metálicos elevados e estendidos. Os quartos do Noomdo são cobertos por uma abóbada em forma de barril rasa apoiada em uma viga de concreto, mas com aberturas. Acima, uma placa de metal protege o telhado da luz solar direta e da chuva. Além disso, permite a saída do ar quente. González diz que a técnica pode ser encontrada na arquitetura vernacular do Golfo Pérsico. Em Burkina Faso, ele diz que Kéré a integra em seus projetos e “dá a esta técnica uma imagem contemporânea”.

Gando primary school

Escola primária de Gando, construída por Kéré em 2001 com materiais locais, mesclando técnicas tradicionais com tecnologia mais moderna. Fotografia: Enrico Cano/Kere Architecture

O orfanato, moldado em um semicírculo, também leva em consideração a privacidade de seus usuários, a maioria dos quais são menores vivendo em situações extremamente vulneráveis. Enquanto de um lado estão os dormitórios masculinos, do outro estão os femininos, com a administração servindo como um nexo entre eles. Para manter a privacidade e segurança das crianças, o prédio é projetado com três zonas de visibilidade. A primeira é a porta de entrada, onde se encontram uma sala comum e a cozinha. Ao fundo, há o espaço comum interno onde a entrada é permitida apenas com autorização, e por fim, os pátios internos dos dormitórios. “Existem espaços para descansar e ficar calmo”, diz Sanou. Não há cercas ou arame farpado.

Próximo dali, o complexo escolar Bangre Veenem projetado por Faus na aldeia de Youlou usa maneiras igualmente engenhosas para resfriar o edifício. Ousmane Soura trabalha como assessor educacional na escola. “Antes de construir a escola, [Faus] veio falar com as autoridades tradicionais para obter permissão para construir e descobrir se havia lugares sagrados que às vezes não são óbvios ou visíveis para pessoas que não os conhecem”, diz Soura.

A light, airy corridor in the Bangre Veenem school complex

O complexo escolar Bangre Veenem, projetado por Albert Faus, foi construído com tijolos feitos de pedra laterítica nativa da região. Fotografia: Milena Villalba/Milena Villalba 2020

O complexo escolar abrange desde creche até o ensino médio, incluindo uma escola profissionalizante. “Os alunos não dizem: ‘Está muito quente’ e querem ir para casa porque estão confortáveis e podem se concentrar na aula,” acrescenta Soura.

O prédio é construído com tijolos feitos de pedra laterítica nativa da região. A laterita é moldada, seca ao sol, e se torna um tijolo de cor vermelha intensa. “Eles são mais resistentes a balas do que blocos de concreto, que têm dois furos no centro,” diz Soura.

Faus também conseguiu minimizar o transporte de materiais e utilizar os materiais da região. Até mesmo os trabalhadores da pedreira eram da região. “É um material muito bonito. Quando as famílias veem os prédios, querem que seus filhos vão à escola,” diz Soura. Há até adolescentes que se encontram dentro das salas de aula para conversar depois das aulas ou durante os períodos de férias. O complexo é um espaço aberto.

Burkina Faso ocupa o 184º lugar entre 191 países no Índice de Desenvolvimento Humano e, até o final de 2020, apenas 22,5% de sua população tinha acesso à eletricidade, de acordo com dados do Banco Africano de Desenvolvimento. “Os estudantes podem vir à noite para estudar e carregar seus celulares porque há luz graças aos painéis solares,” diz Soura.

“Os estudantes estão mais concentrados porque temos uma boa temperatura na sala de aula. Se os estudantes, a administração e os professores trabalharem bem, e o ambiente for favorável na sala de aula, os resultados serão melhores. Você sabe que o clima quente desfavorece a aprendizagem dos estudantes, e se estivermos quentes na sala de aula, nos sentimos cansados, e eventualmente as crianças preferem dormir.”

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Por Èlia Borràs, via The Guardian

Capa: Escola primária Grando, primeiro projeto de construção de Diébédo Francis Kére após concluir seus estudos na Alemanha. Fotografia: Siméon Duchoud/Kere Architecture

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