fbpx

Novo painel solar poderá ser usado em superfícies translúcidas.

Publicado em 25 . 08 . 2014

transparent-lsc

Um novo tipo de painel solar, chamado de “concentrador solar luminescente transparente”, está sendo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos.

A nova tecnologia permite utilizar o material em janelas, aproveitando uma parte maior da superfície das casas, gerando energia sem que se perca visibilidade. Os novos vidros também poderiam ser utilizados nas telas de smartphones, fazendo com que a bateria seja carregada o tempo todo a partir de qualquer fonte de luz.

Esta é a primeira vez que os resultados com esse tipo de experimento são considerados satisfatórios. Nas tentativas anteriores, a produção de energia era insuficiente e o material não ficou transparente. “Ninguém quer sentar atrás de um vidro colorido. É como trabalhar em uma discoteca. Nós usamos uma metodologia em que fizemos a camada luminescente ativa realmente transparente”, disse Richard Lunt, professor assistente de engenharia química e ciência dos materiais da Universidade de Michigan.

Estudos sobre produção de energia a partir desse tipo de células solar não são novidade. Mas esta é a primeira vez que os resultados são satisfatórios. Nas investidas anteriores, a produção de energia era ineficiente e o material ficou altamente colorido.

A tecnologia ainda está na fase de testes, porém os pesquisadores acreditam que o concentrador poderá ser usado na indústria ou mesmo de forma comercial. O concentrador apresenta taxa de eficiência de conversão de energia em 1%, mas, a equipe de Michigan pretende chegar a 5%. Atualmente, o melhor desempenho obtido por esse tipo de experimento chegou a 7%.

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.